Posso reforçar uma laje já existente sem precisar demolir?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 1
Joao Carlos de Freitas Nunes

Sim pode. grato Freitas Nunes Arquitetura

Responder
EDIFIKA Arquitetura &     Engenharia
Edifika Arquitetura E Engenharia (Manaus, Amazonas) Edifika Arquitetura E Engenharia - há 3 anos

Sim, é possível desde que analisado por um profissional técnico, recomendo um engenheiro civil especialista em estruturas para elaboração de um projeto estrutural de reforço, afim de evitar problemas futuros.

Agradecimento, Edifika.

Responder
Galinho de quintal
Particular - há 5 anos

Bom dia, Rosilene.

É possível sim, esses tipos de reforços são feitos com estrutura metálica, sobre carregando as vigas que apoiam essa laje.

Será necessário fazer um dimensionamento para saber se a viga aguentará o novo esforço que será aplicado nela, caso contrario, terá que também reforçá-la.

O que aumentará a carga nos pilares e na fundação.

Valdemir Nogueira Chagas

Rosilene, bom dia!

Vai depender de uma avaliação feita por profissional competente (engenheiro civil), pois o reforço na laje implicará automaticamente no aumento de carga sobre as vigas que a suportam, e assim transmite para os pilares e esses para fundação. A laje poderá cair inteirinha se os demais elementos estruturais não estiverem dimensionados para isso.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Antonio Alex Lima de Jesus
Al Engenharia e Projetos (Salvador, Bahia) Al Engenharia e Projetos - há 5 anos

Um elemento estrutural, no seu caso laje, pode receber reforço desde que seja avaliada a sua necessidade, ou seja, deve-se avaliar qual tipo de reforço, o domínio da flexão que está predominante, entre outras. Também é necessário uma avaliação global da estrutura e não somente do elemento isoladamente. Existe no mercado reforço com fibra de carbono, esse tipo de reforço tem obtido resultados satisfatórios.

Sempre faça esse tipo de avaliação com profissional legalmente habilitado, com registro no CREA ou CAU.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região