Como fazer um reforço estrutural em apenas um lado da casa?

Preciso transformar uma casa térrea em um sobrado de 3 andares mas com um grande porém, não é possivel mexer na estrutura do lado do vizinho ou interna da casa, apenas do lado esquerdo e na frente, não existe projeto estrutural e nem arquitetônico da casa, JÁ TENHO SONDAGEM DO SOLO oque irá facilitar muito, o terreno é firme, a casa tem o andar térreo com laje, é possivel fazer o reforço de modo que segure o outro lado da casa sem mexer? as fundações são de 0,50 de estaca com 25 de diâmetro e vigas baldrames de 20cm x 15cm, o terreno tem 5x30. Preciso de um engenheiro para fazer o projeto.

Como fazer um reforço estrutural em apenas um lado da casa?

Preciso transformar uma casa térrea em um sobrado de 3 andares mas com um grande porém, não é possivel mexer na estrutura do lado do vizinho ou interna da casa, apenas do lado esquerdo e na frente, não existe projeto estrutural e nem arquitetônico da casa, JÁ TENHO SONDAGEM DO SOLO oque irá facilitar muito, o terreno é firme, a casa tem o andar térreo com laje, é possivel fazer o reforço de modo que segure o outro lado da casa sem mexer? as fundações são de 0,50 de estaca com 25 de diâmetro e vigas baldrames de 20cm x 15cm, o terreno tem 5x30. Preciso de um engenheiro para fazer o projeto.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Alcides Pereira de Sousa Filho
Alcides Hidráulica Elétrica E Pinturas, Reformas Em Geral (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Alcides Hidráulica Elétrica E Pinturas, Reformas Em Geral - há 7 anos

olá , creio que meus colegas profissionais já deram uma boa parte da solução para os problemas, mas também acredito que uma visita técnica faria tal serviço ainda mais "simples" contate o profissional e como disse um de meus colegas, se ele não for um impostor te dará a solução mais eficaz

Responder
Particular - há 7 anos

Utilizando estruturas metálicas para estruturar de forma independente o lado pretendido;. Caso deseje solicite um orçamento e uma visita técnica de nossos engenheiros para poder lhe auxiliar melhor; ScalaTécnica

Jairo
S R Projetos De Engenharia Ltda (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) S R Projetos De Engenharia Ltda - há 7 anos

Olá, sem o projeto estrutural da residência existente é impossível dizer, mesmo realizando uma visita técnica, se a estrutura atual suportará a carga. Um dos colegas fez um bom comentário, tudo é possível para engenharia, vai depender do custo que você está disposto a bancar. Procure um engenheiro estrutural, o qual com certeza lhe dará uma solução.

Responder
Eduardo barbosa
Particular - há 7 anos

Olá Felipe,

Concordo com o Cortez,

Toda edificação necessita de nominimo 2 apoios, sendo que um deles pode ser feito na parte interna da sua casa.

O ideal é que você chame um proficional especialista em estrutura.

Façam juntos um estudo da melhor possibilidade para a execução.

Minha empresa E Barbosa está a sua disposição, para auxiliar e resolver a sua situação.

Total Empreiteira Construções e Reformas Sustentáveis

Ola Felipe França, estou fazendo algo parecido, e meu cliente me pediu a mesma coisa no principio, mas descobri que não existi essa possibilidade, você terá que usar o interior da sua casa, para novas estruturas, um bom profissional, pode fazer isso e ainda deixar da mesma forma que está agora.

Deixe o contratado te dar as respostas ao te fazer a visita técnica, veja as garantias que ele te dará, faça com que ele inicie toda estrutura e termine todo acabamento interno antes de iniciar qualquer outra parte, assim você terá a certeza que fez um bom negócio..

Não à segredos na parte de fazer uma nova estrutura, só se a pessoa contratada realmente for um impostor..

Boa sorte

Responder
Ernesto Patino
Patino Araoz Arquitetura (Campinas, São Paulo) Patino Araoz Arquitetura - há 7 anos

A resposta carece de muitas informações específicas e importantes. Os dados passados são insuficientes. De maneira que para responder, só pode se falar em conceitos genéricos. Sem conhecer o que foi feito na estrutura do existente, não deve apoiar nada nisso. A saída que entendo poderia ser uma possível solução, é uma estrutura independente à existente, com apoios que recebam as cargas do que for ser feito nos andares superiores. Mas tudo tem uma sequencia certa: 1º Um projeto arquitetônico de reforma completo 2º Aprovação Municipal 3º Execução devidamente fiscalizada.

É bom lembrar que na construção quase tudo é possível de se fazer, precisa avaliar os custos.

Responder
Felipe França
Particular - há 7 anos

Ernesto é dificil saber outras informações, nem mesmo com visita no local é possível saber, sei toda a fundação e a estrutura da casa bitolas dos ferros vigas e tudo mais. A solução que você diz seria estilo uma estrutura em balanço?

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região