Reforço estrutural, reforma e ampliação

Qual a melhor maneira (e mais econômica) para reforçar a estrutura de uma imóvel que possui apenas 01 pavimento? A residência possui laje, telhado colonial, mas não possui colunas e nem vigas. Acredito que possua fundação, mas não tenho certeza. Pretendo construir um sobrado no local.

Reforço estrutural, reforma e ampliação

Qual a melhor maneira (e mais econômica) para reforçar a estrutura de uma imóvel que possui apenas 01 pavimento? A residência possui laje, telhado colonial, mas não possui colunas e nem vigas. Acredito que possua fundação, mas não tenho certeza. Pretendo construir um sobrado no local.

6 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Emilson Melo
Particular - há 9 anos

Boa tarde,

Analisando as fotos e levando em consideração que a casa já possui laje, acredito que seja possível apenas alguns ajustes estruturais, recomento que seja feita uma analise estrutural do que realmente já esta construído e em seguida seja feito o projeto de reforço estrutural da melhor formar possível custo x beneficio definida pelo engenheiro.

BEZERRA ESTRUTURAL ENGENHARIA Bezerra
Bezerra Estrutural Engenharia (Caruaru, Pernambuco) Bezerra Estrutural Engenharia - há 9 anos

Prezado Alessandro,

em uma análise superficial ( baseada nas fotos ) percebemos que os tijolos utilizados foram os maciços/manuais, a exemplo de técnicas construtivas preferidas no passado.

No caso em questão,de acordo com o seu testemunho,constata-se que a estrutura não foi contemplada com peças fundamentais como pilares e vigas,essenciais para na estabilidade da estrutura quando se pensa em ampliar verticalmente ou mesmo horizontalmente a edificação existente.

Portanto, para realizar uma ampliação faz-se necessário uma análise estrutural e a elaboração de Projeto Estrutural dessa ampliação prevendo reforço na área edificada existente, isso inclui a fundação caso seja necessária de novas peças, a exemplo de pilares.

Naturalmente que essa avaliação deverá ser realizada por especialista o qual avaliará a melhor disposição em função do custo x benefício.

Atenciosamente,

Jacques Bezerra

Eng. Civil

Responder
Bandeira Engenharia
Bandeira Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Bandeira Engenharia - há 9 anos

Boa tarde,

Creio que existam soluções como inserção de microconcreto em locais estratégicos, gerando "pseudo" colunas.

Porém, é necessário o projeto de um engenheiro e acompanhamento técnico dos serviços.

Espero ter ajudado.

Eng. Alexandre Bandeira