Como proceder para realizar um projeto de reforma para meu apartamento?

Gostaria de ter um projeto para reforma do meu apto. Como devo proceder?

Como proceder para realizar um projeto de reforma para meu apartamento?

Gostaria de ter um projeto para reforma do meu apto. Como devo proceder?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

32 Respostas

Respostas úteis 11
Luiz Henrique Archanjo Pereira

Bom dia Márcia,

Reiteramos o que a Hass Arquitetura lhe respondeu. O primeiro passo é a contratação de um especialista na área, como um Arquiteto ou um Engenheiro Civil. Eles irão levantar os possíveis problemas existentes no imóvel e as necessidades de correção, além de adequar suas necessidades à estrutura do imóvel e às suas possibilidades. Com o projeto concluído é necessário apresentar laudo ao condomínio e emitir a RRT do profissional.

Boa sorte!

Responder
Hass Arquitetura
Ha.ss Arquitetura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ha.ss Arquitetura - há 7 anos

Bom dia Márcia,

Aconselhamos contratar um especialista na área, como um Arquiteto ou um Engenheiro Civil que irá analisar a situação do imóvel e as possível patologias que possam existir ( infiltrações, fissuras, etc). Com estas informações é possível realizar um projeto que se adeque melhor a situação real do imóvel e ao orçamento do cliente.

Com o projeto concluído é necessário apresentar laudo ao condomínio e emitir a RRT do profissional.

Boa sorte!

Responder
Jennifer Simões
Arquiteta Jennifer Simões (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Arquiteta Jennifer Simões - há 7 anos

Olá Márcia, como arquiteta aconselho meus clientes a identificarmos o que é necessidade e o que é decoração. Se o apartamento apresenta danos, o ideal é irmos diretamente nestes problemas para equilibrarmos o orçamento, e então damos continuidade nos outros elementos, assim evitamos desperdícios e refações, e a durabilidade da reforma é maior. É a melhor maneira de atender as necessidades do imóvel e ter capital para investir no que você vc deseja para a reforma.

Responder
Ticiano Mancini
Mancini Construçoes Epp. (Americana, São Paulo) Mancini Construçoes Epp. - há 7 anos

Primeiramente deve se contratar um arquiteto e em seguida com o projeto arquitetônico e o executivo em mãos contrate um construtor com boas referências . Está com certeza é a melhor forma de não ter problemas e estar totalmente seguro a respeito das etapas e procedimentos .

Responder
Mauro Pereira Filho
Particular - há 7 anos

Bom dia Márcia!

A primeira providência é entrar em contato com profissionais dá área de arquitetura e solicitar um orçamento baseado nas suas necessidades.

Priscila Junqueira
Particular - há 7 anos

Boa tarde Márcia, você precisa fazer o seguinte, será necessário que você providencie o projeto do apartamento que é fornecido pelo condomínio e que tenha as informações mais importantes como rede de água, rede de elétrica, estrutura do edifício, etc. Depois entre em contato com alguns profissionais de arquitetura exponha suas necessidades sobre tudo que deseja fazer em seu apartamento e lhes forneça uma cópia do projeto do apartamento para serem analisadas e também receba o profissional em seu apartamento para que o mesmo possa realizar uma inspeção, para te fornecer um orçamento. Depois de escolhido o profissional que mais te agradar o mesmo deverá te fornecer se necessário um laudo sobre as condições do edifício e um projeto com tudo que irá ser feito na reforma, este projeto deverá ser apresentado ao condomínio e/ou prefeitura para avaliação e aprovação, após a etapa do projeto ser aprovada entra a etapa da obra, para isso Márcia você terá de contratar diversos profissionais para executar elétrica, hidráulica, gesso, acabamento e etc. Saiba Márcia que para esta etapa será necessário que o profissional contratado por você coordene e fiscalize toda a etapa da obra, isto te poupará muitos transtornos.

Bom Márcia, espero ter te ajudado um pouquinho, não deixe minha amiga de contratar um profissional pois as vezes a obra parece que é de pequena importância e que pode ser feito por qualquer pessoa, mas na verdade não é. Boa sorte. Até.

Sandro Sinhorelli
Sinhorelli Engenharia & Design (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sinhorelli Engenharia & Design - há 7 anos

Olá Marcia, boa tarde. Inicialmente, você precisa contactar um profissional para uma conversa informal para que ele saiba quais são as suas necessidades. Dessa forma, você poderá receber um orçamento que incluirá projeto, memorial descritivo, orçamento, planejamento e consultorias técnicas durante a execução da obra. Também, haverá necessidade que o profissional faça uma anotação de responsabilidade técnica, tanto para o projeto, bem como para a execução da obra. Fico a sua disposição.

Responder
Djalma Chiaverini Filho
Particular - há 7 anos

Oi Marcia! Você já percebeu que as opiniões são unânimes: "Vais precisar de ajuda técnica!" Assim, o ideal é tentar estabelecer uma relação de empatia com quem será contratado. Escolha apenas duas ou três respostas e retorne o contato. Converse com cada um pessoalmente ou por telefone e entregue o serviço a quem você mais se identificar. Estabelecer uma relação de confiança mútua é o que mais vai contar para que reforma transcorra com o mínimo de problemas, não atrase e não estoure o orçamento. Vai dar tudo certo, você vai ver... Boa sorte e Feliz 2017!

Denivaldo da Santana
DDS Engenharia & Construtora Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) DDS Engenharia & Construtora Ltda - há 7 anos

Boa noite Marcia ,primeiro voçê precisa escolher uma empresa de arquitetura ou Engenharia e informar o que você pretende fazer em seu apartamento ,pois os mesmos estarão apto a lhe informar como proceder,dependendo da sua necessidade será feito um projeto com as adequações necessária,com essas informações será feito um alvará de licenciamento para você não sofrer multa,o arquiteto ou engenheiro terá que emitir uma ART para começar a sua reforma.É bom lembrar que o condomínio deve lhe fornecer o projeto antigo do prédio para você identificar onde pode está as instalações de água ,esgoto ,elétrica ,gás e etc.assim será possível realizar um trabalho com mais tranquilidade ,mas se o condomínio não tiver mais esse projeto o engenheiro ou arquiteto deverá proceder com cautela a execução dos trabalhos ,sendo um profissional experiente ele saberá conduzir a reforma.Fazer um cronograma é ideal para ser seguido e manter o prazo da reforma, isso evita transtorno para você,o condomínio e os vizinhos,fazer o escopo da obra para fazer constar o que foi combinado ,que tipo de serviço você contratou.Faça um relatório semanal de acompanhamento da obra para conferir se o cronograma está sendo seguido ,se a obra está de acordo com o que você contratou,ao fim da reforma o arquiteto ou engenheiro deve informar a prefeitura que a obra finalizou,pedindo a baixa da ART.(Obrigado) Espero ter contribuido .

Responder
Jamaica
Particular - há 7 anos

Como proceder para realizar um projeto de reforma para meu apartamento?

É fundamental, antes de tudo uma pericia técnica para verificarmos as possibilidades de executarmos a Obra, em caráter de conformidade.

Dirceu Salazar
Servecon Engenharia E Construção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Servecon Engenharia E Construção - há 7 anos

Marcia

Boa tarde

para se executar uma reforma é necessário :

ALVARÁ DE APROVAÇÃO

1º passo : Contratar um responsável técnico ( Engenheiro com CREA ou Arquiteto com CAU )

2º Passo : entrar com pedido de aprovação, verificar todos os serviços que serão executados separar alguns documentos e encaminhar para prefeitura.

3º Passo: aguardar a aprovação e após a aprovação.

ALVARÁ DE EXECUÇÃO

1º Passo : Mesmo processo anterior, porem com documentação especifica e pagamento de taxas.

2º Passo: após a aprovação do alvará de execução a responsabilidade fica a cargo do Responsável técnico.

Responder
Andresa Buchud
Andresa Buchud Arquitetura (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Andresa Buchud Arquitetura - há 7 anos

boa tarde, hoje é obrigatório por lei o acompanhamento de qualquer reforma por um profissional habilitado (arquiteto ou engenheiro) pois ele além de fazer um projeto de acordo com suas necessidades ele também registra um documento chamado RT que o responsabiliza de qualquer imprevisto ou intercorrência na obra

Responder
Ernesto Patino
Patino Araoz Arquitetura (Campinas, São Paulo) Patino Araoz Arquitetura - há 7 anos

Márcia, boa tarde: primeiro deve descobrir o que precisa, junto com um arquiteto com experiencia comprovada. Contrate o profissional, para produzir o projeto, simples ou complexo. Chegue a um valor da reforma acordado. Faça as aprovações, prefeitura, condomínio, etc. Contrate com o profissional a execução, fixando valores e prazos de entrega. Defina com o profissional os acabamentos, revestimentos, metais, louças, etc.

Por ultimo, mas não por isso menos importante , compre uma passagem de férias pelo tempo da reforma. E desfrute.

Responder
Particular - há 7 anos

Primeira coisa é procurar um arquiteto ou engenheiro para que seja emitida a ART ou RRT, e possa fazer todo o acompanhamento de sua obra; Este profissional poderá lhe auxiliar na escolha de materiais, tecnicas e até mesmo indicar profissionais para executar. Grato e a disposição; ScalaTécnica

Andrea Fernandes
AOF - Construções de Obras de Engenharia (Tambaú, São Paulo) AOF - Construções de Obras de Engenharia - há 7 anos

Prezada Marcia, toda reforma em apartamentos a partir de 2014 através da ABNT-NBR 16.280, passou a exigir que um engenheiro ou arquiteto se responsabilize por ela, através de um plano de reforma e uma ART para as modificações que serão feitas no apartamento. Em geral é bem simples o plano e o projeto para você realizar a sua reforma. Espero poder ter ajudado!!!! Um grande abraço. Andrea

Responder
Odair Brocanello
BP Arquitetura E Engenharia (Campinas, São Paulo) BP Arquitetura E Engenharia - há 7 anos

Bom dia Márcia, Primeiro é necessário contactar um engenheiro para fazer uma análise estrutural da sua reforma, se não vai haver nenhum problema com a estrutura, emitir um laudo técnico ,com recolhimento de ART. Estes documentos deve ser entregue ao sindico, para em seguida começar a execução da reforma. Se for na região de Campinas, estamos `a disposição Brocanello Engenharia.

Responder
Rubenval Pereira dos Santos

Primeiro você deve ter claro o que pretende executar, ou seja, vou trocar um piso e pintar alguns ambientes isto seria uma pequena reforma. Agora se você decidir por derrubar paredes, ou algo mais significativo o ideal é que contrate um profissional, e lhe solicite um projeto que deverá ser decidido em conjunto com o cliente. O projeto deverá conter não somente as plantas, (piso, luminotécnica, elétrica) mas um memorial onde constarão todos os materiais a serem utilizados. Após isto se o profissional contratado não executar a obra procurar alguém qualificado para executar, verificando ou visitando outras obras e conversando com antigos clientes. Após esta verificação contratar o executor, sempre associando os pagamentos ao que está executado, se houver possibilidade contrate um gerenciador para que este seja os seus olhos.

na obra. Espero ter sido útil.

Responder
Marcello Antony Antony

Ola Marcia.

Procurar um arquiteto falar suas ideias Como vc quer ,q ele vai Te dar ideias tbm e fazer o orcamento ..

Responder
Juscelino Santos
Levonar Construções e Reformas (Caraguatatuba, São Paulo) Levonar Construções e Reformas - há 7 anos

Bom dia Márcia tenho feito muitos trabalhos como o seu,reforma de Apto e como a maioria dos colegas falaram realmente a primeira coisa a si fazer e contratar um arquiteto pois ele ti trará soluções e uma nova cara pro seu apto ta certo ......boa sorte

Responder
GM Mel
Arquitetura E Interiores Nadja Ferreira (Várzea Grande, Mato Grosso) Arquitetura E Interiores Nadja Ferreira - há 7 anos

Bom dia Márcia! primeiramente recomendo a contratação de um arquiteto para que possa avaliar a estrutura e detectar possíveis problemas ( infiltrações, paredes estruturais, instalações eletricas e hidro, etc) e ver quais são seus desejos de reforma para lhe apresentar um bom projeto de arquitetura e executivo, além de do laudo para o condominio e responsabilizar-se tecnicamente pela execução da obra. Contratar o profissonal qualificado é o primeiro passo. Não acredite em orçamentos sem avaliação prévia... boa sorte!

Responder
Sandro Teixeira
Sandro Teixeira Design De Interiores (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Sandro Teixeira Design De Interiores - há 7 anos

Bom dia,

minha sugestão é que, após a solicitação de um profissional, aqui no Habitissimo, entre em contato com os profissionais e leve em conta a quanto tempo ja esta na área e o grau de experiência em interiores, ok

Responder
Helder Neves
H.neves Arquitetura (São Paulo Zona Norte, São Paulo) H.neves Arquitetura - há 7 anos

Bom dia Marcia!

Contrate um Arquiteto que vai lhe auxiliar em todas etapas da obra. Abço!

Responder
Engeduardo Domingues Da Silva Domingues da Silva

Se for reforma somente um relatório de antes e depois, porém se for alterar alguma coisa no projeto necessário contatar um engenheiro civil, analisar se a construção e em bloco estrutural e outras etapas que se é necessário avaliar!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região