Reforma

Tirar duvida, sobre qual é o material mais leve para fazer divisória interna, pois onde pretendo colocar uma divisória é segundo andar e não tem parede no andar do comodo de baixo.

Reforma

Tirar duvida, sobre qual é o material mais leve para fazer divisória interna, pois onde pretendo colocar uma divisória é segundo andar e não tem parede no andar do comodo de baixo.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Kátia Antunes
Construir LK (Caraguatatuba, São Paulo) Construir LK - há 9 anos

Olá Renata

Se o seu objetivo é fechar totalmente um cômodo o ideal seria mesmo placas de drywall ou placas de gesso. Mas se o objetivo for apenas isolar ambientes você pode utilizar outros tipos de divisórias, que além de leves são ótimas decorações. Existem divisórias em vários formatos e materiais, desde mais simples a mais sofisticadas e você pode escolher a que melhor se adapte ao seu ambiente. Mandarei fotos pra você ter uma ideia ok. São duas de gesso e as demais de outros materiais.

7 fotos
Responder
Maria Ester Lemos de Andrade
MEster Arquitetura e Interiores (Brasília, Distrito Federal) MEster Arquitetura e Interiores - há 9 anos

A solução mais aconselhável é a utilização de paredes divisórias do tipo Drywall ou outros materiais leves como os considerados por Ricardo Ernani, considerando a incerteza de previsão de maiores sobrecargas de paredes em cima da laje nos cálculos que levam ao projeto das estruturas. Quando não há previsão explicita de paredes de alvenaria geralmente a sobrecarga incidente nos cálculos referem-se ao peso próprio e cargas acidentais dependendo da utilização prevista no ambiente. As paredes são cargas fixas podendo ser absorvida por vigas e até mesmo pela própria laje. As acidentais são mobiliários, equipamentos, pessoas , automóveis entre outros. Considera-se ainda um coeficiente de segurança para eventuais sobrecargas, porém não podemos abusar.

Responder
Ricardo Ernani
Ars 4 Engenharia (Santo André, São Paulo) Ars 4 Engenharia - há 9 anos

Boa Tarde

Hoje em dia podemos colocar vários materiais para executar as paredes conforme sua necessidade. Temos materiais como o Drywall, steel frame, pumex , entre outros. Neste caso a melhor maneira é consultar em engenheiro civil, pois somente este profissional está habilitado. TereI o maior prazer em atender. Eng. Ricardo ernanI

Responder
Guilherme Santos
Particular - há 9 anos

Bom dia,

Como o amigo especificou: não é regra haver uma parede no andar abaixo. Porém, a laje deve ser calculada levando em consideração o acréscimo de carga da parede, pois a mesma não estaria sendo suportada por uma viga.

No seu caso, uma parede de drywall não acrescenta cargas muito elevadas, sendo facilmente suportada pela laje.

Atenciosamente,

Eng. civil Guilherme Santos

Arquiteto Elton Carlos
Hamabi - Arquitetura e Planejamento (Santo André, São Paulo) Hamabi - Arquitetura e Planejamento - há 9 anos

Boa Tarde,

Não é regra existir uma parede no andar inferior para que a mesma seja construída no piso em questão. Se a estrutura/laje foi construída de forma correta e com o calculo de cargas para suportar peso extra, pode-se construir uma parede em qualquer ambiente, mas somente se a estrutura/laje estiver calculada para tal feito.

Sobre os materiais, depende da utilização do espaço, o mais leve seria uma parede de drywall que é feito de placas de gesso. e pode chegar a espessuras de 5 a 8 cm.

Atensionsamente,

Arquiteto Elton Carlos