Qual é a responsabilidade de um engenheiro numa reforma?

Depois de orçamentos com arquitetos e engenheiros aqui no site, contratei uma empresa de engenharia para realizar uma pequena reforma no apartamento. A reforma consistia em: Reforma do banheiro; pintura; instalação de portas; reforma da cozinha/area de serviço (juntos). Sendo que a reforma da cozinha era: demolição de parede que dividia cozinha e sala; mudança nos pontos de agua e esgoto para pia e troca dos revestimentos (piso e parede).

Ao entregar a obra finalizada, reparei que a água da cozinha escoava para sala (piso de madeira) e não para o ralo. Ao questionar o engenheiro civil ele me respondeu que não era responsabilidade dele, pois apenas trocou o revestimento, que a reclamação é ridícula e que a culpa é minha por não ter contratado junto um arquiteto.

Ocorre que em nenhum momento fui comunicada que havia no piso anterior (que ele retirou) uma caída errada ou algo do tipo.

Eu imaginava que ao contratar um engenheiro civil (por exigência do condomínio), teria ao final um reforma ao menos funcional.

De quem é a responsabilidade?

Não está implícito que ao contratar uma empresa de engenharia que irá trocar os revestimentos ela realize a regularização da caida d'água, ou ao menos comunique antecipadamente?

* Em verdade no documento das medições consta "regularização das parte molhadas".

Por favor, podem me dar uma luz?!

Obrigada!!!

Qual é a responsabilidade de um engenheiro numa reforma?

Depois de orçamentos com arquitetos e engenheiros aqui no site, contratei uma empresa de engenharia para realizar uma pequena reforma no apartamento. A reforma consistia em: Reforma do banheiro; pintura; instalação de portas; reforma da cozinha/area de serviço (juntos). Sendo que a reforma da cozinha era: demolição de parede que dividia cozinha e sala; mudança nos pontos de agua e esgoto para pia e troca dos revestimentos (piso e parede).

Ao entregar a obra finalizada, reparei que a água da cozinha escoava para sala (piso de madeira) e não para o ralo. Ao questionar o engenheiro civil ele me respondeu que não era responsabilidade dele, pois apenas trocou o revestimento, que a reclamação é ridícula e que a culpa é minha por não ter contratado junto um arquiteto.

Ocorre que em nenhum momento fui comunicada que havia no piso anterior (que ele retirou) uma caída errada ou algo do tipo.

Eu imaginava que ao contratar um engenheiro civil (por exigência do condomínio), teria ao final um reforma ao menos funcional.

De quem é a responsabilidade?

Não está implícito que ao contratar uma empresa de engenharia que irá trocar os revestimentos ela realize a regularização da caida d'água, ou ao menos comunique antecipadamente?

* Em verdade no documento das medições consta "regularização das parte molhadas".

Por favor, podem me dar uma luz?!

Obrigada!!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Mônica, bom dia!

Entendo que houve um mau entendido, entre você, o Síndico e o Engenheiro contratado.

O Síndico exigiu a contratação de um engenheiro civil ou arquiteto para elaboração de "Laudo Técnico", como prevê a NBR 16.280/2015, acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA, cuja finalidade é informar tecnicamente se a reforma pretendida poderia afetar a estrutura ou funcionalidade do edifício. Nesse caso ele não é responsável pela execução da obra, salvo se você o contratou concomitantemente para ser o responsável pela reforma.

Concluindo: São dois serviços distintos e independentes.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engº Civil

2 fotos
Responder
Particular - há 5 anos

R: Total, fazer o gerenciamento de materiais, mão de obra, qualidade e gestão de custos

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Thiago
Innovar Construções E Reformas (Campos do Jordão, São Paulo) Innovar Construções E Reformas - há 5 anos

Na verdade você deve contratar um laudo técnico para atribuir a culpa, ou do engenheiro ou da construtora do apartamento, exemplo se for laje zero, cerâmica aplicada diretamente sobre a laje, eles não teriam como resolver o problema, caso houvesse massa carpete, e eles não verificaram o nível do piso antes da troca, a culpa é do engenheiro, pois obrigatoriamente, eles deveriam ter nivelado o piso e deixado a caída para os ralos! Sendo assim seriam obrigados a te ressarcir todos prejuízos.

Minha dica, sempre procure referências de serviços, inacreditavelmente profissionais assim tem facilidade em pegar serviços, prejudicando profissionais sérios, pois para arrumar é bem mais difícil, porém é menos valorizado pois um outro profissional já iniciou o serviço.

Espero ter ajudado

Atenciosamente

Innovar Construções e Reformas, Campos do Jordão.