Reforma da laje

Boa tarde, minha casa é muito antiga e a laje foi construída sem colunas, sem sapatas... enfim, sem nada do que é necessário para segurar uma laje. A laje apresenta rachaduras praticamente em todos os cômodos goteiras que foram formadas por jogarem água da caixa d'água na laje, as paredes também começaram a rachar, O que devo fazer? derrubar a laje e colocar outra seria viavel?

Reforma da laje

Boa tarde, minha casa é muito antiga e a laje foi construída sem colunas, sem sapatas... enfim, sem nada do que é necessário para segurar uma laje. A laje apresenta rachaduras praticamente em todos os cômodos goteiras que foram formadas por jogarem água da caixa d'água na laje, as paredes também começaram a rachar, O que devo fazer? derrubar a laje e colocar outra seria viavel?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 4
Engº Decio Rey
Tecknicas Especiais De Engenharia (Itapevi, São Paulo) Tecknicas Especiais De Engenharia - há 8 anos

Prezada Sra. Daniela,

A existência de fissuras/rachaduras em lajes e paredes não é necessariamente um sintoma de ruína!

Se houve algum problema na impermeabilização ou telhado, ou ainda como disse de vazamentos da caixa d'agua, associado com alguma deficiência de proteção de concreto das armaduras, as fissuras podem decorrer da corrosão das armaduras das lajes. Lajes fissuradas em decorrência de corrosão de armaduras podem ser recuperadas com custo muito menor que a demolição e reconstrução.

Os vazamentos da caixa d'agua citados, além de gerar corrosão de armaduras, com a consequente fissuração da laje, também proporcionariam a deterioração de revestimentos de argamassa aplicados às paredes subjacentes, patologia também recuperável, sem necessidade de demolir e reconstruir.

Meu conselho é contratar um engenheiro patologista especialista no assunto, o qual poderá assessorá-la na melhor solução para as patologias constatadas.

Estamos à vossa disposição para o caso.

Atenciosamente.

Engº Decio Rey - Tecknicas Especiais de Engenharia Ltda

Responder
Genildo silva de almeida
G.nildo construções e reformas (Parnaíba, Piauí) G.nildo construções e reformas - há 8 anos

Bom dia! Olá acho que a demolição deve ser feita o antes possível, você esta correndo risco de qualquer momento essa laje desaba, com as paredes rajando significa que a estrutura não ta suportando o peso da laje, você precisa demoli e fazer outra com colunas e segui todo o procedimento correto, para sua segurança.

Genildo encarregado da empresa. G.A DE GUARATIBA.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Daniela, bom dia!

Primeiramente será necessário saber se é laje mesmo ou estuque, forro que se usava antigamente, parecido com laje. Mas como está se deteriorando e até aparecendo rachaduras em parede, o aconselhável é demolir a casa.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
EAS
Particular - há 7 anos

Boa tarde!

Daniela, com as informações que você passou, não nos surpreende que a casa esteja com rachaduras por toda parte, é muito comum em nosso pais edificações construídas sem o mínimo de orientação profissional e segurança.

Algumas edificações antigas muitas das vezes eram construídas com estruturas diferentes das convencionais hoje em dia, e mesmo assim, eram resistentes o bastante, outras eram totalmente inapropriadas a habitação.

Rachaduras e infiltrações são sinais de alerta, recomendamos que procure um profissional capacitado para fazer uma vistoria no local e indicar a melhor solução, que provavelmente, será a demolição e nova construção.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de reformas escritórios na sua região