A RRT aprovada garante meu direito de realizar a obra?

Obtive aprovação da administradora do condomínio sobre RRT contemplando todo o escopo da obra, inclusive a remoção de uma parede de alvenaria (Vedação, não estrutural) que separava a sala da varanda. No entanto, após cerca de um mês de obra (e esta parede demolida) a administradora solicitou a paralização da obra, justificando que a remoção desta parede não foi votada em assembléia. A RRT aprovada não garantiria meu direito de realizar a obra?

A RRT aprovada garante meu direito de realizar a obra?

Obtive aprovação da administradora do condomínio sobre RRT contemplando todo o escopo da obra, inclusive a remoção de uma parede de alvenaria (Vedação, não estrutural) que separava a sala da varanda. No entanto, após cerca de um mês de obra (e esta parede demolida) a administradora solicitou a paralização da obra, justificando que a remoção desta parede não foi votada em assembléia. A RRT aprovada não garantiria meu direito de realizar a obra?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Robert Rath
Rr- Reformas E Pinturas-me (Resende, Rio de Janeiro) Rr- Reformas E Pinturas-me - há 6 anos

É ART ( atestado de responsabilidade técnica) emitido p/ CREA ao engenheiro da obra em questão. Quanto a execução, deverá comunicar ao sindico a sua execução e possiveis transtornos que venha a ocorrer, principalmente se implica em modificaçoes de áreas comuns ou fachadas.

Responder
Helios Alencastro
Helios Alencastro Arquitetura (Brasília, Distrito Federal) Helios Alencastro Arquitetura - há 6 anos

Danilo Augusto, bom dia.

A ART ou o RRT de execução não garantem o direito de realizar a obra, ambos são documentos nos quais o profissional se tornam responsáveis pela obra e/ou serviço executado. Contudo a aprovação da obra a ser executada neste caso é do condomínio.

Só pra ficar mais claro, se hoje eu faço um projeto de uma residência nova e emito os RRT's de projeto e execução, isto não garantira ao contratante o direito de construir a casa, o mesmo deverá aguardar o alvará de obra da prefeitura e/ ou administração e só então poderá proceder com a construção.

Voltando a sua obra, a Administradora aprovou sua obra, se havia a necessidade de votar em Assembléia a mesma não deveria ter aprovado, mas como aprovou é a Administradora que tem que arcar com as consequências. Visto que uma vez aprovado, significa que você cumpriu com todas as exigências para que esta aprovação se desse.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Danilo, bom dia!

A RRT ou ART, no caso dos engenheiros, são documentos que acompanham o "Laudo Técnico" emitido por esses profissionais, os quais assumem a responsabilidade pela execução da obra nele especificado.

Conforme a NBR 16.280/2015 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), qualquer obra de reforma em edifícios públicos ou privadas, devem ser precedidas por este laudo, devendo ser dado ciência formal ao Síndico e ao morador, do conteúdo do laudo. E só após ciência de ambos poder-se-ia iniciar a obra.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de reformas prédios na sua região