Reforma e reforço na estrutura

Boa tarde! Casa possui aproximadamente 110 metros quadrados, construída há cerca de 26 anos, o padrão da laje é do tipo maciça, o aspecto do imóvel está bem ruim, e estou batalhando pra fazer uma reforma nele. Preciso de ajuda em como proceder para restaurar ou construir nova laje, e de saber se é possível construir outras colunas, sapatas e vigas no imóvel, de modo a ter uma estrutura nova, capaz de suportar construir no piso superior da minha casa, e ainda, de saber se há técnicas para reforçar a estrutura já existente. Se for possível, gostaria de saber como proceder para ter uma avaliação de um profissional. Desde já, fico muito agradecido por ter esse espaço para facilitar a realização de um sonho!

Reforma e reforço na estrutura

Boa tarde! Casa possui aproximadamente 110 metros quadrados, construída há cerca de 26 anos, o padrão da laje é do tipo maciça, o aspecto do imóvel está bem ruim, e estou batalhando pra fazer uma reforma nele. Preciso de ajuda em como proceder para restaurar ou construir nova laje, e de saber se é possível construir outras colunas, sapatas e vigas no imóvel, de modo a ter uma estrutura nova, capaz de suportar construir no piso superior da minha casa, e ainda, de saber se há técnicas para reforçar a estrutura já existente. Se for possível, gostaria de saber como proceder para ter uma avaliação de um profissional. Desde já, fico muito agradecido por ter esse espaço para facilitar a realização de um sonho!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Joaquim Merces de Moura
M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação (Campinas, São Paulo) M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação - há 8 anos

Colegas o que sempre temos que orientar a todos e que sempre que um projeto de modificação, construção principalmente no que tange ser estrutural sempre é recomendável procurar um Especialista que estudou mais de 4 anos e fez inúmeros estágios para fazer e fazer bem feitos (fora dois ou três casos no Brasil que os prédios caíram), o que não pode é dar sugestões para remédio para dor de cabeça tal, para isso ou aquilo, sem que as pessoas procurem o médico. Ai ao invés de procurarem os profissionais com certificação, diploma e anos de estudos acabam procurando os pedrecistas, o prédio cai e vão dizer que aqui falaram isso ou aquilo, muito cuidado, conhecimento é uma coisa, achar que através do fórum já podem demolir ou construir sem qualquer responsabilidade técnica é outra....

Responder
Deleon
Particular - há 8 anos

Olá tenho uma casa de dois andares,com ferros 5/16 desde as sapatas ,as coluna e as vigas de cima do primeiro andas a viga de baixo é de trilica, como faço para reforçar, posso fazer sapatas em baixo dessas vigas,só tem uma laje ela é de isopor e o telhado é Brasilit alguém pode me ajudar

Leonardo Tulli
Tulli Engenharia (Curitiba, Paraná) Tulli Engenharia - há 8 anos

Sidney Silva,

Para maior segurança, recomendo o olhar clínico de um Engenheiro, pois sendo uma estrutura de 3 cômodos somente e várias trincas, pode ser fundação mal projetada/executada. O ideal seria demolir e projetar um novo imóvel do zero. Caso esteja nas proximidades do estado do RJ, os Engenheiros da TULLI ENGENHARIA podem fazer essa avaliação pessoalmente, mas caso esteja muito longe e opte pela demolição, nossos arquitetos terão prazer em projetar seu novo imóvel, uma vez que atendemos clientes de projetos para todo Brasil.

Responder
Simone Silva
Particular - há 8 anos

Ola.. minha casa tem uns 30 anos d construcao.. fizemis estrutura e foi feito segundo andar... mas agora queremis um terceiro andar... nao temos ideia da fundacao d parte antiga terrea... podemos optar por paredes mais leves cm draiwol? Aqui e bem alto casa d esquina e venta mt...terei q puxar uma estrutura independente para 1 suite e uma sala de tv?

Simone Silva
Particular - há 8 anos

Ola.. minha casa tem uns 30 anos d construcao.. fizemis estrutura e foi feito segundo andar... mas agora queremis um terceiro andar... nao temos ideia da fundacao d parte antiga terrea... podemos optar por paredes mais leves cm draiwol? Aqui e bem alto casa d esquina e venta mt...terei q puxar uma estrutura independente para 1 suite e uma sala de tv?

Fernando
Marfe Engenharia E Construções Ltda (Curitiba, Paraná) Marfe Engenharia E Construções Ltda - há 9 anos

Boa Noite Leandro, Conforme vários colegas já lhe informaram realmente é possível executar estes reforços, porém normalmente o custo para executar estes trabalhos muitas vezes é muito maior do que derrubar tudo e reconstruir com uma fundação adequada.

Responder
Marcos Carlos dos Santos
Construtora Plan'Ex (Paulínia, São Paulo) Construtora Plan'Ex - há 9 anos

Olá, Leandro! Falo como engenheiro e como construtor!

Existem soluções para tudo e, no caso de reformas, sempre o capital a ser investido na obra influenciará na melhor solução possível para a sua execução!

Existem casos, onde não compensa reformar o imóvel antigo, daí a melhor solução é simplesmente demolir tudo e construir um imóvel novo; porém, parece que o teu caso é apenas uma questão de reforma e/ou reforço estrutural visando uma possível construção futura ou imediata.

E, para isso, seria necessário uma visita e avaliação técnica para encontrarmos a melhor solução possível! Uma vez feito isso (...)

Dá, por exemplo, para reforçarmos e/ou criarmos novas fundações, pilares, vigas e laje; e/ou derrubarmos paredes e parte ou toda a laje, pisos e contra-piso; e/ou retirarmos e refazermos todo o reboco, encanamentos e elétrica antigos; e/ou mantermos ou criarmos novos cômodos; daí reformarmos o pavimento térreo e construirmos outra casa no pavimento superior!

E o mais importante de tudo, dá para criarmos e executarmos os projetos planejados para jardins, móveis, iluminação, ventilação, coleta de água de chuva, armazenamento e irrigação, aquecimento solar, piscina, etc. e tal.

Pois tudo é possível!

Responder
Antonio
Particular - há 9 anos

Sim dá para fazer a reforma, só precisa de um projeto para dimensionar novas colunas e fazer vigas novas. Também terá que reforçar a laje existente, com o projeto definido em mão é mexer em hidráulica, elétrica, piso, azulejo enfim fazer uma reforma completa e moderna. Nossa Empresa já fez esse tipo de reforma. att boa sorte!!

Fernando Mulinari
Art&Cor Reformas Em Geral (Londrina, Paraná) Art&Cor Reformas Em Geral - há 9 anos

Olá Leandro....

todas as etapas de sua reforma são possíveis sim, mas não se deixe levar por idéias de pessoas que se julgam expertes, antes de construir, solicite um projeto elaborado por uma empresa especializada,em arquitetura para que você não tenha problemas no futuro, eles te indicarão o que realmente será necessário.

Responder
Leandro
Particular - há 9 anos

Edson, muito obrigado pelas informações, foram bastante esclarecedoras. É notável a sua experiência e conhecimento elevados nesse ramo, seria ótimo contar com o seu trabalho, mas infelizmente o local do imóvel é bem distante de Fortaleza, pois está localizado em São Paulo/SP. Edson, mais uma vez, muito obrigado! Irei seguir suas orientações. Um abraço!

Edson Melo
Benaiah Projetos E Construções (Fortaleza, Ceará) Benaiah Projetos E Construções - há 9 anos

Leandro

Vamos por partes

O que vou te falar poderá ser melhor direcionado por um calculista, o qual, dependendo de sua estrutura existente recomendará a melhor solução para você, sendo assim tome minhas respostas como diretrizes para seus serviços.

Preciso de ajuda em como proceder para restaurar ou construir nova laje, e de saber se é possível construir outras colunas, sapatas e vigas no imóvel, de modo a ter uma estrutura nova, capaz de suportar construir no piso superior da minha casa, e ainda, de saber se há técnicas para reforçar a estrutura já existente.

resposta -

Se sua casa tem cerca de 26 anos e a laje é maçica, é provável que ela esteja assentada sobre paredes de alvenaria estrutural, ou seja, haverá muito pouco pilares ou vigas na estrutura de paredes, de forma que será necessários inserção destas em especial onde não houver (paredes projetadas no pavimento térreo.

A princípio é possível reforçar a laje existente com uma nova malha de ferro e mais uma camada de concreto sob a mesma. Porém te dou um conselho: Evite a qualquer custo "demolir" ou "cortar" parte desta sua laje, pois a mesma funciona com "uma só peça" e qualquer tentativa de mexer pode levar ao trincamento da mesma , comprometendo assim a estrutura existente.

No que diz respeito a vigas ou pilares, pode-se "estruturar" a laje, de forma a que coloque-se vigas ou pilares no local desejado, enchendo-se as mesmas por cima da laje existente, com pequenos furos na mesma, mas observando sempre o cuidado de não comprometer sua estrutura, com estas (pequenas) intervenções.

Finalmente, para deixar a estrutura do pavimento superior mais leve, recomendo o uso (internamente)de paredes divisórias em gesso, são mais leves que a alvenaria, colocando assim menos carga na laje existente. Ressalte-se aqui que mesmo com este tipo de alvenaria, o cálculo estrutural é importante.

Se for possível, gostaria de saber como proceder para ter uma avaliação de um profissional

resposta

Sobre a avaliação profissional. Se você estiver em Fortaleza ou adjacências, poderemos fazer essa avaliação no local, mas se não procure no site do habitíssimo na subcategoria "engenheiros" . Lá certamente você encontrará profissionais que trabalhem com o que você busca, o que neste primeiro momento seria um cálculo estrutural.

Em tempo: Não esqueça da importância do projeto arquitetônico para prever a estrutura e otimizar os espaços.

Caso tenha interesse podemos ver a viabilidade (sem compromisso) para realizarmos o serviço via internet.

abraço!