Reforma hall social

Sou sindica em um predio e gostaria de saber : Vamos reformar hall social e salao

festas, sabemos que precisaremos profissional para fazer projeto, temos

duvida se esse novo projeto deve ser atualizado na prefeitura ou nao ? Pois

e decoracao e apenas salao vamos fazer 1 nova porta pra cozinha ! Me

disseram que nao precisa pois nao vai alterar estrutura como eu posso saber

dessa parte legal ? Art ou nao ? Grata

Reforma hall social

Sou sindica em um predio e gostaria de saber : Vamos reformar hall social e salao

festas, sabemos que precisaremos profissional para fazer projeto, temos

duvida se esse novo projeto deve ser atualizado na prefeitura ou nao ? Pois

e decoracao e apenas salao vamos fazer 1 nova porta pra cozinha ! Me

disseram que nao precisa pois nao vai alterar estrutura como eu posso saber

dessa parte legal ? Art ou nao ? Grata

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Lilian Witicovski Guinoza
Particular - há 9 anos

Boa tarde rose,

toda obra requer licença da prefeitura para ser realizada e para isso é necessário a apresentação de um projeto de arquitetura elaborado por um profissional habilitado pelo sistema confea/crea ou cau br que fará o projeto e será o responsável técnico pelo processo. O responsável técnico deverá respeitar a legislação vigente.

Quando o projeto é aprovado e o requerente quiser executar a obra, é emitida a licença para que ele possa construir, demolir, legalizar ou executar obras de acréscimo ou modificação de qualquer uso. Obras sem licença estão sujeitas a multas e o seu não pagamento a demolição e a inscrição na dívida ativa do município

dependerão obrigatoriamente de licença para construção as seguintes obras:

•I -reformas com ou sem acréscimo de área, ou que afetem os elementos construtivos e estruturais que interfiram na segurança, estabilidade e conforto das construções;

esse texto relata bem a sua necessidade em alterar uma porta. É necessário verificar se esta alteração interfe em algum elemento importante na edificação como, vigas, pilares, tubulções elétricas ou hidrossanitárias. Mover a porta 1 metro, não necessariamente é simples assim. Vale a pena consultar um profissional, engenheiro ou arquiteto e verificar os projetos.

Um abraço,

lilian guinoza

Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Rose

essa sua reforma me parece bem simples. Acho que não é necessário se preocupar tanto. Dá para fazer numa boa. Mas, não custa nada ir numa regional da prefeitura e perguntar para o fiscal de plantão, o que ele acha disso. Só para você ficar mais tranquila. Não precisa nem identificar o prédio se tiver receio de que algum fiscal pilantra vá aparecer para lhe botar medo e pedir uma "caixinha". Qualquer plantonista (a maioria é gente decente) dessa área vaI de informar isso.

Numa boa.

Essa informação também é de graça!!!

Assim você transforma suas dúvidas em certeza!!!

Responder
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Rose. Você só precisa de projeto se for modificar as características da área construída. Fora isso, não precisa de projeto aprovado na Prefeitura. Você não precisa de projeto para mudar a cor da parede de azul para verde. Nem para trocar os azulejos da cozinha. Já para modificaras dimensões de um cômodo, precisa. Um cômodo, por exemplo, precisa ter tanto de abertura de janela para aquela área de piso. Caso contrário você não tem ventilação suficiente para quem for ocupá-lo, por exemplo. A pessoa pode ficar doente por estar num local mal arejado, mal insolado (luz do Sol), com má ventilação. Nisso a Prefeitura pega mesmo. É um problema de insalubridade. Portanto, tem que notificar à Prefeitura para ver se ela aprova a modificação ou não. Trocar uma porta de madeira por alumínio, também não modifica em anda a área construída, seus acessos, etc. Desde que tenha o mesmo tamanho da anterior. E onde a legislação não exija uma porta corta fogo, ou azulejos até o teto, no caso de uma cozinha industrial, de padaria ou lanchonete, etc. Se você fecha uma janela ou uma porta necessária para a ventilação de um cômodo, por exemplo, a prefeitura (por problemas de higiene) pode (e deve) chiar.

Não fica claro no seu pedido se a reforma envolve só troca de materiais ou se haverá modificação da área física. Como remoção ou construção de paredes ou não. Modificando paredes, características de ambiente com outro uso, como lanchonete a ser criada e que precisa ter azulejo até o teto na cozinha, porta obrigatoriamente Corta Fogo, etc. vamos ter que aprovar na Prefeitura. Se for trocar a cor do ambiente de azul por verde, não precisa.

Responder
Bandeira Engenharia
Bandeira Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Bandeira Engenharia - há 9 anos

Boa tarde!

Creio que as literaturas necessárias para sua empreitada são:

• NBR 16.280 (Reforma em Edificações - Sistema de Gestão de Reformas);

• NBR 5674 (Gestão da Manutenção de Edificações);

• NBR 14037 (Manual de Uso, Operação e Manutenção);

• Código de obras do município de São Paulo.

Eng. Alexandre Bandeira

Responder
Rose Mesquita
Particular - há 9 anos

obrigada eu conheço sim a nova lei, mas tinha a duvida pois me disseram que isso fica a critério do sindico pedir ou não, como não vou mexer com estrutura achei que não precisaria ter esse custo a mais!

e outra duvida que eu tenho e se eu devo atualizar algo la na prefeitura ou essa ART já seria tbm isso?

muito obrigada

Vitor
Grupo Ensa (Santo André, São Paulo) Grupo Ensa - há 9 anos

Olá bom dia !

Realmente pelo fato de não se mexer com a estrutura não seria necessário a criação de um projeto e a art , mas isso apenas para apartamento ,por se tratar da área comum do prédio é necessário o art , assim como o projeto , segundo a nova norma abnt para reformas.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto , sugiro que de uma lida nessa norma abnt ou procure um pouco mais sobre ela na internet que com toda certeza a sra. Conseguira esclarecer com maior facilidade essas suas duvidas

o grupo ensa , espera ter sido útil e ter lhe ajudado

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região