Reforma. Reforco estrutural. Colocacao de laje.

Tenho uma casa pequena construida a uns 35 anos, sem bases, apenas com radier e paredes de tijolo furado, assentados com massa de barro. E dois comodos puchados na frente, base de pedra, paredes de bloco de concreto de 10, assentados no barro, sem colunas nem cintas, sem amarracao com a casa antiga (apenas parede amarrada com dois ou tres blocos)e laje pre moldada com tavelas de cimento.

1° Gostaria de fazer o reforco das paredes dos comodos sem laje para receber laje de piso se possivel.

(Pensei em adicionar colunas trelissadas nos cantos e nos encontros das paredes e fazer um cintamento com blocos de cimento de boca pra cima com uma barra de ferro 5/16 dentro deled e cheios com concreto forte. E depois montar a laje em cima)

2° Gostaria de reforcar o puxadinho, pois nao tem colunas, nem cintas, e os blocos sao assentados com barro e cimento. A dificuldade e que ja tem a laje em cima. Nao sei lhe dizer em que situacao se encontra a laje. So sei dizer que no encontro da laje cm a parede tem uma trinca que acompanha toda a parede seguindo o sentido da laje.

(Pensei em escorar a laje com escoras de 1 em 1 metro, para ajudar a retirar o peso das paredes. Depois cortar os cantos e colocar trelissas, se possivel dentro de uma sapata. Enformar e enxer. Claro que fazendo um e esperando secar pra fazer o outro.

Depois de cheios, pensei em fazer uma forma de 20x10 com um ferro 5/16 dentro e enxer, esperar curar e cortar a parede por baixo da laje e colocar esses pre-moldados como cintas. Ou entao se possivel, cortar as paredes, fechar com tabuas e fazer pequenos furos na laje pra poder encher.)

3° Gostaria de reforcar a laje ja existente para usa-la como piso.

Gostaria de sua opniao. Pois estou com receio de algum acidente.

Gostaria de saber se haveria uma opcao melhore para meu problema.

Desde ja agradeco.

Reforma. Reforco estrutural. Colocacao de laje.

Tenho uma casa pequena construida a uns 35 anos, sem bases, apenas com radier e paredes de tijolo furado, assentados com massa de barro. E dois comodos puchados na frente, base de pedra, paredes de bloco de concreto de 10, assentados no barro, sem colunas nem cintas, sem amarracao com a casa antiga (apenas parede amarrada com dois ou tres blocos)e laje pre moldada com tavelas de cimento.

1° Gostaria de fazer o reforco das paredes dos comodos sem laje para receber laje de piso se possivel.

(Pensei em adicionar colunas trelissadas nos cantos e nos encontros das paredes e fazer um cintamento com blocos de cimento de boca pra cima com uma barra de ferro 5/16 dentro deled e cheios com concreto forte. E depois montar a laje em cima)

2° Gostaria de reforcar o puxadinho, pois nao tem colunas, nem cintas, e os blocos sao assentados com barro e cimento. A dificuldade e que ja tem a laje em cima. Nao sei lhe dizer em que situacao se encontra a laje. So sei dizer que no encontro da laje cm a parede tem uma trinca que acompanha toda a parede seguindo o sentido da laje.

(Pensei em escorar a laje com escoras de 1 em 1 metro, para ajudar a retirar o peso das paredes. Depois cortar os cantos e colocar trelissas, se possivel dentro de uma sapata. Enformar e enxer. Claro que fazendo um e esperando secar pra fazer o outro.

Depois de cheios, pensei em fazer uma forma de 20x10 com um ferro 5/16 dentro e enxer, esperar curar e cortar a parede por baixo da laje e colocar esses pre-moldados como cintas. Ou entao se possivel, cortar as paredes, fechar com tabuas e fazer pequenos furos na laje pra poder encher.)

3° Gostaria de reforcar a laje ja existente para usa-la como piso.

Gostaria de sua opniao. Pois estou com receio de algum acidente.

Gostaria de saber se haveria uma opcao melhore para meu problema.

Desde ja agradeco.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Jose Maria
A E M Engenharia (Belo Horizonte, Minas Gerais) A E M Engenharia - há 8 anos

André, toda reforma com ampliação e aconselhado acompanhamento de uma Engenheiro, ele vai saber te orientar, mas pelo que Você relatou eu acho que a estrutura existente não suportaria uma ampliação. Mas sempre tem solução, poderia por exemplo fazer uma estrutura lateral a casa para suportar a ampliação. Essa estrutura não apoiaria na existente seria novos pilares, vigas e lajes, e claro com uma adaptação no projeto arquitetônico para com uma boa aparências e não atrapalhar a Arquitetura da casa.

Responder
Suporte Desenhos e Projetos
Suporte Desenhos E Projetos (Santos, São Paulo) Suporte Desenhos E Projetos - há 8 anos

Caro André na verdade o que estabelece o que pode ou não numa reforma desse tipo seria o tipo de solo que determinaria o tipo de fundação, levando em conta seu relato da situação recomendo não fazer a ampliação vertical pois correrá um risco considerável mediante ao tipo de fundação que atualmente existe. Não recomendo.