Até que ponto o engenheiro é responsável em uma obra?

Em caso de reformas empreitadas e os serviços executados não seguirem as orientações do eng, o que fazer, já que o eng é responsável? O eng tem responsabilidade pela carteira não assinada dos funcionários?

Até que ponto o engenheiro é responsável em uma obra?

Em caso de reformas empreitadas e os serviços executados não seguirem as orientações do eng, o que fazer, já que o eng é responsável? O eng tem responsabilidade pela carteira não assinada dos funcionários?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 3
Particular - há 6 anos

R: O engenheiro é o responsavel técnico da obra, não pela mão de obra; Ele seria responsavel pela mão de obra, apenas se tivesse um contrato de prestação de serviço onde ele fosse o tomador do serviço;

A disposição;

Marcio Thadeu Do Nascimento
Mr Engenharia E Arquitetura (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Mr Engenharia E Arquitetura - há 6 anos

Prezado(a):

O Engenheiro como todo profissional e um contratado pela empresa, ele pode deixar de ser responsável técnico no momento em que da a baixa na sua ART mas o que foi executado até o momento e de responsabilidade dele, a partir dai o outro Engenheiro que for contratado e responsável pela obra, e se esse engenheiro for o que executou o cálculo da obra ele e responsável até o final dessa obra e para toda vida útil dessa edificação, lembrando que a manutenção da edificação não executada ou uma obra irregular executada por outro profissional, pode isentar o engenheiro das suas responsabilidades legais.

Responder
Engenharia
Particular - há 6 anos

Olá Rogério,

É obrigação do engenheiro anotar a ART e acompanhar a execução do serviço. Se ele não faz isso, recai em infração ética e pode ser penalizado por acobertamento. Esta é uma irregularidade que será punida tanto administrativa quanto eticamente.

O engenheiro não tem responsabilidade pela carteira de trabalho dos funcionários, está é uma obrigação do empregador assim como o fornecimento dos EPI's.

Caso os funcionários sejam do engenheiro aí sim ele tem obrigação trabalhista e recolhimento dos encargos sociais.

Atenciosamente,

EC ENGENHARIA

Rogério
Particular - há 6 anos

Primeiramente agradeço pela atenção, mas no acompanhamento de um serviço e não for executado seguindo as normas técnicas do serviço sendo essas as orientações do engenheiro, o que fazer para se eximir da responsabilidade? Ex: Mudar um banheiro de local em apartamento, e não for feito a impermeabilização, assim contrariando o engenheiro, o que fazer para se resguardar da responsabilidade de futura infiltração no apartamento inferior?

Marcio Carvalho Alves

Seja qual for o Responsável Técnico, ele é fundamental para o bom andamento dos serviços, possui conhecimento técnico, legal e cientifico, fará sempre o melhor por sua obra. Evitando incidentes e situações indesejáveis no futuro. Procure um Profissional Habilitado no CREA.