É permitido a construção de pequenos prédios residenciais na cidade de São Paulo?

Gostaria de saber se é permitido a construção de pequenos prédios residenciais de 3 a 4 andares na cidade de São Paulo nas zonas ZM, ZC, e ZEU. A principio pelas tabelas de uso do terreno entendo que o seguinte exemplo seria possivel:

Zona ZM ou ZC; terreno 400m2; construrção máxima 800m2 (CA máx = 2); 3 andares, 4 aptos de 66m2 por andar = total 12 aptos + piso terreo todo garagem (garagem não entraria na conta da area total construida, desde que 1 vaga / apto).

Existe algum canal da prefeitura onde eu possa resolver duvidas sobre o que é possível construir antes de adquirir um terreno

É permitido a construção de pequenos prédios residenciais na cidade de São Paulo?

Gostaria de saber se é permitido a construção de pequenos prédios residenciais de 3 a 4 andares na cidade de São Paulo nas zonas ZM, ZC, e ZEU. A principio pelas tabelas de uso do terreno entendo que o seguinte exemplo seria possivel:

Zona ZM ou ZC; terreno 400m2; construrção máxima 800m2 (CA máx = 2); 3 andares, 4 aptos de 66m2 por andar = total 12 aptos + piso terreo todo garagem (garagem não entraria na conta da area total construida, desde que 1 vaga / apto).

Existe algum canal da prefeitura onde eu possa resolver duvidas sobre o que é possível construir antes de adquirir um terreno

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Pode mas com restrições; Procure um arquiteto da região que será a obra para que ele possa desenvolver um projeto adequado ; Pode fazer em estruturas metálicas... estamos a disposição;

A disposição;

Webert
Particular - há 6 anos

Muito obrigado a todos pelas informações.

Daniel, vou tentar buscar mais informações na PMSP.

Herbert, eu realmente não sabia a respeito da tal outorga onerosa, existe algum documento que deixa isso explicito? Existem outra "pegadinhas" que vc sugere pesquisa? Também agradeço a oferta de uma consulta a sua empresa, com certeza antes de tomar ações concretas vou precisar de auxílio profissional dedicado, por ora estou tentando coletar informações para avaliar o que vale e o que não vale a pena.

Renato, o que vc chama de gabarito máximo? seria a taxa de ocupação?

que no caso de ZM ou ZEU é 0,85?

Herbet Meneses
Engº Meneses (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Engº Meneses - há 6 anos

Boa tarde Webert.

Você está relativamente no caminho certo, porém precisa tomar certo cuidado pois você citou CA máximo e no caso de sair do CA básico para o máximo você entra na contrapartida da outorga onerosa, ou seja, vai ter que pagar por cada m² a mais construído que fugir do permitido pelo CA básico.

Para não cometer equívocos, seja por informações insuficientes ou mesmo por informações mal transmitidas (prefeitura é expert nisso), conte conosco para assessora-lo.

Grato!

Att. Engº Meneses

Responder
Daniel Andrade
Apa Designer Arquitetura E Construções Ltda. (Santo André, São Paulo) Apa Designer Arquitetura E Construções Ltda. - há 6 anos

Webert,

Bom Dia!

Você já está bem informado...

Mas para suas dúvidas, você pode procurar a regional, da PMSP, mais próxima de onde pretende comprar o terreno e tirar suas dúvidas com o técnico de aprovação. Eles tem dias certo para atender... Favor ligar antes e verificar o dia e horário...

O se preferir, fazemos este serviço de consultoria também...

Grande Abraço!

Arqt° Daniel de Andrade - APA DESIGNER - Arquitetura e Construções Ltda.

Responder
Renato Lima
Icone Engenharia (Franco da Rocha, São Paulo) Icone Engenharia - há 6 anos

Webert, boa tarde!!! Não confundir área total construída com gabarito máximo permitido. A fonte de consulta para sanar sua dúvida é consultando o Código de Obras na subprefeitura do município de jurisdição. Esse documento, que é de domínio público, vc encontrará todas as informações necessárias para um construção totalmente legalizada.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção de edificios na sua região