Como proceder com a regularização de um imóvel?

Verificamos que nosso imovel tem uma serie de irregularidades se comparado ao Plano Diretor, e gostariamos de regularizar a documentação de nosso imovel, é possivel regularizar sem precisar mexer no imovel? Sabe se isto pode nos ocasionar alguma multa?

Muito obrigado.

Como proceder com a regularização de um imóvel?

Verificamos que nosso imovel tem uma serie de irregularidades se comparado ao Plano Diretor, e gostariamos de regularizar a documentação de nosso imovel, é possivel regularizar sem precisar mexer no imovel? Sabe se isto pode nos ocasionar alguma multa?

Muito obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Particular - há 7 anos

Sim.... Precisaria analisar a demanda... reunir as documentações e entrar com um processo para tal regularização... A escolha de um profissional acostumado com estas situações é importante, pois reduz o tempo e o custo; A disposição; ScalaTécnica

Rafael
RCArquitetura (Curitiba, Paraná) RCArquitetura - há 7 anos

Sim, é possível. Porém é necessário de um profissional habilitado para dar um parecer técnico ou laudo simplificado que viabilize a regularização do imóvel, para dar entrada no órgão competente. Existem taxas para regularização, mas isso depende de cada município.

Responder
AB | Arquitetura Integrada
Particular - há 7 anos

Ola. Tudo bem. Sim - existe sempre a possibilidade real de legalização com aprovação junto a Prefeitura de Curitiba e averbação futura se desejado.

Para tal, é necessário adequação do imóvel dentro dos parâmetros municipais, por meio de ajustes projetuais e procedimento adquiridos com aplicação a normativa.

Vc deverá ter um profissional habilitado para essa análise, elaboração do projeto legal com abertura de processo e retirada do deferimento.

Esse procedimento tem um custo real baixo e acessível. E realmente vale a pena, pois a legalização além de garantir todos os pontos e direitos legais tem uma abertura fundamental para futura transação do seu imóvel - com valorização e condições de um plano para financiamento.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região