Como proceder para regularizar uma obra?

Gostaria de um suporte ou indicação de um profissional para a regularização de uma casa.

Como proceder para regularizar uma obra?

Gostaria de um suporte ou indicação de um profissional para a regularização de uma casa.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

SQS Engenharia
SQS Engenharia - Obras Planejadas (Brasília, Distrito Federal) SQS Engenharia - Obras Planejadas - há 6 anos

Boa tarde,

Pela sua pergunta não ficou claro se trata de obra em andamento ou construção finalizada.

Caso seja uma obra em andamento, é obrigatório apenas a elaboração de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), formalizando dados básicos da obra, contrato e do profissional devidamente registrado que assume a responsabilidade pela obra.

Caso queira inicar uma construção, são necessários alguns procedimentos legais de permissão para construir e morar, isto varia um pouco dependendo da localização. Entre eles:

- Projetos principais (arquitetura e estrutural) e complementares (instalações elétricas, hidrossanitárias, ar-condicionado, incêndio, entre outros dependendo do caso)

- ART dos projetos.

- ART de execução da obra.

- Alvará de Construção, documento emitido após aprovação dos PROJETOS segundo o Código de Edificações.

- Habite-se, documento emitido após conclusão e aprovação da OBRA segundo a legislação local.

- Escritura

O ideal é se informar no órgão responsável de cada cidade. Aqui no DF é a Secretaria de Habitações (SEDHAB) do GDF.

Atenciosamente,

Israel Machado Engenharia

Responder
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Elisângela.

Tudo bem?

Você tem 2 opções:

1. Orçar com um profissional (Engenheiro civil ou Arquiteto) o valor para o processo de regularização do imóvel do início ao fim;

ou

2. Ir na prefeitura (secretaria de controle urbano, de obras ou semelhante) com os dados de seu imóvel (sequencial/iptu/inscrição imobiliária... o que você tiver) e pedir as informações para legalizar. Eles irão fazer a consulta no banco de dados e lhe dizer o que é necessário. Após isso, (caso seja necessário) você contrata um engenheiro ou arquiteto para fazer o projeto de legalização de seu imóvel.

A segunda opção é a mais barata porém a senhora terá mais trabalho.

Vá a prefeitura e consulte um profissional da sua região para comparar e avaliar o custo benefício.

Espero tê-la ajudado!

Bom final de semana!

Responder
Gustavo Arbex
Grbx Arquitetos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Grbx Arquitetos - há 6 anos

Pode ser feita uma pesquisa com o iptu na sua prefeitura. Em alguns casos, alguma documentação apenas e o suficiente. Caso seja necessário a contratação de arquiteto/engenheiro para produzir plantas ou alterações eles te falam. Fora de grandes centros urbanos o contato com a secretaria de obras e muito menos complicado. Qualquer dúvida entre em contato.

Responder
Sergio Souza
Disque Fácil Obras. (Santos, São Paulo) Disque Fácil Obras. - há 6 anos

O primeiro passo a ser dado é reunir toda documentação e fotos possíveis, tanto do imóvel, quanto do terreno que foi construído a casa.

O segundo passo é contratar um engenheiro civil de confiança da própria região. Ele terá a incumbência de representa-la junto à prefeitura para a devida regularização do imóvel.

A Disquefacilobras "soluções para dua casa" agradece a sua consulta e espera te-la ajudado.

Particular - há 6 anos

R: Se a construção já esta pronta, deve-se contratar um arquiteto ou engenheiro preferencialmente da sua região para fazer o projeto de regularização e o acompanhamento junto a prefeitura; Reuna o maximo de informações, fotos, etc... da epoca da construção, pois se mudou o zoneamento, poderá requerer anistia devido a data da construção;