Gostaria de saber se posso usar um rele de falta de fase nessa situacao

Ola Gostaria de saber se posso usar um rele de falta de fase nessa situacao , pois usaria em linha para umas 4 a 5 geladeiras.

Gostaria de saber se posso usar um rele de falta de fase nessa situacao

Ola Gostaria de saber se posso usar um rele de falta de fase nessa situacao , pois usaria em linha para umas 4 a 5 geladeiras.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Mauro Lucio Do Nasccimento

Os Relés são dispositivos eletrônicos que protegem os sistemas trifásicos contra falta de fase ou falta de neutro (opcional). Sempre que houver uma anomalia no sistema o relé comutará sua saída para interromper a operação do motor ou processo a ser protegido

Responder
Mauro Lucio Do Nasccimento

Os Relés são dispositivos eletrônicos que protegem os sistemas trifásicos contra falta de fase ou falta de neutro (opcional). Sempre que houver uma anomalia no sistema o relé comutará sua saída para interromper a operação do motor ou processo a ser protegido

Responder
Salomão Oliveira
Voltcom (Belo Horizonte, Minas Gerais) Voltcom - há 5 anos

Qual seria o objetivo do relé, uma vez que os equipamentos são monofásicos?

Se deseja apenas monitorar a alimentação trifasica pode liga-lo independente do circuito dos freezers, colocando-o na entrada de energia e usando o contato com a função de alarme, acionando uma sirene alimentada por bateria por exemplo.

Responder
Max
Selectosolar (Belo Horizonte, Minas Gerais) Selectosolar - há 5 anos

Bom dia, sempre usei um rele de falta de fase em máquinas trifásico que não pode ser ligado faltando fase, mas a aplicação pra esse equipamento e diversas.

1 VC precisa de um quadro bem dimensionado de acordo com sua necessidade.

Vc quer ligar geladeiras, a aplicação pra esse cenário que eu imagino e que sua geladeira não pode ser desligada de forma nenhuma ou funcionar faltando fase se sua alimentação seja trifásico, o relé falta de fase pode te alertar pra vc toma as providências, ou acionar um gerador pra suprir as necessidades de energia elétrica.

Responder
Aldinei dos Santos Diniz
Adiniz Soluções & Serviços. (Volta Redonda, Rio de Janeiro) Adiniz Soluções & Serviços. - há 5 anos

Amigo, O relé falta de fase se aplica em cargas de indução trifásica.

Sua aplicação é proteger a maquina elétrica de realizar trabalho com a falta de uma das fases evitando assim o aquecimento por baixa tensão e aumento de corrente elétrica, enfim, na sua situação recomendo uma outro tipo de arranjo.

Sucesso!!

Responder
Robson Rofino de Castro
Serviço Elétricos E Sistemas De Segurança (Belo Horizonte, Minas Gerais) Serviço Elétricos E Sistemas De Segurança - há 5 anos

Seria muito arriscado colocar um relé neste tipo de ligação,pois vc não teria nem um sistema de proteção contra um curto ou super aquecimento do sistema , colocando assim em risco os equipamentos e o ambiente onde está está ligação ,o ideal seria montar um quadro com inversor de chave e com proteção contra curto , você pode comprar pronto ou mandar fazer o quadro l.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Não é indicado, o ideal é colocar uma chave inversora de circuito...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região