Porque o relógio desarma?

Tenho mesmo problema.Ligo os 2 chuveiros 110v e desarma o relogio principal,o disjuntor não desarma.os chuveiros sao ligados em disjuntor separados de 40.Porém percebi q nos disjuntores dos chuveiros tbm ligaram 1 quarto em cadà, o restante é em outro disjuntor. Fiação do chuveiro pelo q vi não é de 4mm é superior, não sei especificar qual.Um chuveiro de 5500 e o outro de 3600.Agradeço se puderem me ajudar em como resolver este problema.

Porque o relógio desarma?

Tenho mesmo problema.Ligo os 2 chuveiros 110v e desarma o relogio principal,o disjuntor não desarma.os chuveiros sao ligados em disjuntor separados de 40.Porém percebi q nos disjuntores dos chuveiros tbm ligaram 1 quarto em cadà, o restante é em outro disjuntor. Fiação do chuveiro pelo q vi não é de 4mm é superior, não sei especificar qual.Um chuveiro de 5500 e o outro de 3600.Agradeço se puderem me ajudar em como resolver este problema.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

19 Respostas

Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

Para fazer um serviço correto, deve-se em primeiro lugar saber o que vc tem em sua residência de eletrodomesticos e chuveiros. Calcular as demandas das lâmpadas e tugs separadas, depois as tues. Ai soma-se o resultado em watts e divide pelo fator de potencia 0,92, tendo o resultado de Amperagem a ser usado. Aí dimenciona-se os cabos pela tabela de dimencionamento de cabos e também dimenciona-se os disjuntores pela tabela de disjuntores ok. Fazendo assim cheragar-se-a a um projeto eletrico perfeito para saber se precisará de alteração de carga pela concessionária de sua região ok. Lembrando que se a sua carga calculada passar de 50 A, será necessario alteração de carga, ( duas ou tres linhas ), um medidor bipolar ou tripolar tab. Esse negocio de que vc deve somar os watts dos dois chuveiros e dividir por 127 ou 220 v está errado. Vc deve fazer um calculo de fatores de demanda da casa toda ok. Pois o que está desarmando é o disjuntor do medidor de cargas ok. Espero ter ajudado. E boa sorte.

Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

Olá sr Lindomar. Olha o correto é vc contratar um profissional da elétrica para fazer um calculo de fator de demanda em sua residência para saber qual a potência a ser usada na sua residência. Fazendo isso o proficional deverá separar os chuveiros dos quartos, colocando-os em circuito específico separado. Fazendo o calculo de demanda exigido pela norma nbr 5410 e a concessionária de sua região, deve-se conferir as bitolas de cabos e disjuntores se estão aptas para uso correto ok. Energia elétrica é muito bom e importante para nós, mas feita de maneira errada pode custar uma vida ou um prejuiso grande tab.

Wellington Alves Ribeiro
WR Engenharia (Betim, Minas Gerais) WR Engenharia - há 6 anos

Boa noite Lindomar

Sua instalação elétrica ao ligar os dois chuveiros, gera uma sobrecarga na instalação elétrica, esquentando a fiação acima do planejado/dimensionado.

O desarme do disjuntor é para evitar que a fiação entre em curto, o que é muito perigoso e pode até causar incêndio. Como seu disjuntor (proteção) não desarma é porque ele está danificado.

Procure um profissional da área e faça o redimensionamento de suas instalações, pois com o tempo, o disjuntor pode além de não desarmar, ocorrer um curto, e as consequências podem ser serias.

ATT

Wellington

Responder
Adilson Rodrigues Silva
Particular - há 6 anos

Prezado Lindomar,

se fizermos uma conta de padaria, como dizem por aí, teremos : 5500W/127V=43,3Amperes e 3600/127=28,3A.

Somadas as duas correntes temos 71,6A. Essa corrente de 71,6A somada com as das outras cargas do imóvel, vai te deixar em apuros. Não sei qual o padrão de energia utilizado na residência, mas se for entrada monofásica com cabo 10mm2, você deverá providenciar um aumento de carga. Dê preferência para um sistema trifásico, com os chuveiros ligados em fases separadas. Na situação atual, os dois chuveiros não podem ser ligados simultaneamente.

Wellington Elias Santos
Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. - há 6 anos

Seu disjuntor do seu medidor desarma porque seu disjuntor de dentro de casa esta acima do ideal. Se o sistema de alimentacao da sua casa nao for bifasico ele vai desarmar toda vez que ligar os dois chuveiros. O certo é voce ter bifasico e equilibrar a sua instalacao colocando um chuveiro em fase diferente do outro. Outro problema que pode essltar ocorrendo é o cabo que leva a energia do medidor até seu quadro de distribuiçao esta fino. Nesse caso ele super aquece e desaema o disjuntor de fora. Seu sua casa estiver com monofasico voce precisa pedir aumento de carga para transformar em bifasico.. boa sorte

Responder
Jorge Luiz de  Oliveira
J L Sistemas Eletricos E Utilidades (Bauru, São Paulo) J L Sistemas Eletricos E Utilidades - há 6 anos

Simplificando , a soma dos disjuntores dos chuveiros 2 x 40 amperes = 80 amperes sendo que o disjuntor do medidor é de 63 amperes excedendo seu limite desarmando o mesmo . você pode optar em continuar com o sistema utilizando um chuveiro por vez , evitando gastos , ou adequar o sistema mudando de 12 kW para 24 kw

Responder
Jorge Luiz de  Oliveira
J L Sistemas Eletricos E Utilidades (Bauru, São Paulo) J L Sistemas Eletricos E Utilidades - há 6 anos

Melhor ainda tendo um chuveiro de 5500 outro de 3600 =9100

Usando a formula PUI = P=Potencia - U =Tensão - I =Corrente

temos I1=P1/U 5500/110=50 Amperes

I2=P2/U 3600/110=32.72727 Amperes

I1+I2 = I Total = 50+32.72727= 82.72727

somando mais iluminação tomadas de uso geral e especifico microondas e outros podemos passar de 100 amperes levando em conta a bitola ou diâmetro em milímetros dos cabos condutores distâncias e as curvas dos disjuntores

Evandro Ribeiro da Costa
E Ribeiro Costa Instalação, Manutenção e Reformas (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) E Ribeiro Costa Instalação, Manutenção e Reformas - há 6 anos

Se vc tem um geral monomatopéia com disjuntor de 40"nunca poderá ligar os dois ao mesmo tempo pos a carga excederá o valor do disjuntor geral. Se sua ligação for trifásico, seriamente os dois chuveiros estão ligados na mesma fase.procure verificar se for o caso procure mudar dentro do seu quadro (cada um em uma fase diferente ).

Responder
Antonio Alves da Silva ( Toninho)

Bom dia Lindomar eu deduz que cai o disjuntor geral do medidor (relógio )

Você zona as as 2 potência em wattes do chuveiros divide por 110 o resultado é a amperagem

Ai você troca o disjuntor pela 5% a mais e ver na tabela os condutores si for de 4.0 mm talvez por 10.mm para garantir

Responder
Fernando
Elétrica Santos (Macaé, Rio de Janeiro) Elétrica Santos - há 6 anos

Sendo mais simples e claro, dois chuveiros tem alto consumo de corrente elétrica, para que ele não desarme sem fazer nenhuma alteração na sua rede elétrica, tente utiliza-los no modo VERÃO,

A melhor opção para residências com mais de um chuveiro elétrico é possuir uma entrada de 220 volts e assim fazer a instalação dos chuveiros 220 volts de no máximo 5.5KW - Caso já possua os chuveiros basta trocar as resistências, mas se falando em economia e eficiência energética o melhor é combinar para reduzir ao máximo o uso simultâneo sempre que possível;

Consulte um instalador, passe sua entrada de energia e seus chuveiros para 220 volts, os cabos são mais finos e o sistema suporta mais corrente. Use dispositivo de segurança apropriado e aterramento.

Forte abraço

Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Provavelmente deve ter algum tipo de fuga, ou mais circuitos ligados na rede do disjuntor, pode também ter algum mal contato nas ligações; Chame um eletricista para fazer uma inspeção no local.

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Lindomar. Sendo direto é questão de carga excessiva para uma demanda restrita - ou seja - fiação insuficiente e com circuitos mal dimensionados. Aconselho de imediato um eletricista profissional - assim vc terá um trabalho real, técnico e correto.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Dúvidas e curiosidades, pergunte. Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Se desejar especificação, projeto e indicações de material podem ser efetuados por meio digital (email e/ou ftp) - basta enviar suas fotos, alguns detalhes e pronto. Atuamos constantemente dessa forma em todo território nacional.

Qualificados com CREA e CAU.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

AB | Arquitetura Integrada

Responder
Adilson Rodrigues Silva
Particular - há 6 anos

Prezado Lindomar,

se fizermos uma conta de padaria, como dizem por aí, teremos : 5500W/127V=43,3Amperes e 3600/127=28,3A.

Somadas as duas correntes temos 71,6A. Essa corrente de 71,6A somada com as das outras cargas do imóvel, vai te deixar em apuros. Não sei qual o padrão de energia utilizado na residência, mas se for entrada monofásica com cabo 10mm2, você deverá providenciar um aumento de carga. Dê preferência para um sistema trifásico, com os chuveiros ligados em fases separadas. Na situação atual, os dois chuveiros não podem ser ligados simultaneamente.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região