Porque a resistência da estufa esquenta muito?

Tenho uma estufa elétrica. Troquei a resistência. Só que quando ligo na tomada a resistência esquenta muito e acaba derretendo. O que fazer?

Porque a resistência da estufa esquenta muito?

Tenho uma estufa elétrica. Troquei a resistência. Só que quando ligo na tomada a resistência esquenta muito e acaba derretendo. O que fazer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 1
Tag Equipamentos e Soluções Ltda

Caro Sr. Daniel, todo circuito de resistência, necessita de um controle de temperatura, para seu pleno funcionamento. Esse controle vai fazer um controle da temperatura de "setpoint" (temperatura desejada), desligando e ligando a resistência até atingir esse valor de resistência. Existem diversos tipos de controle, dos mais simples (churrasqueiras=termostatos) aos mais complexos (malhas de controle de fornos e estufas = controladores e tirestores). A solução do seu problema vai depender do seu equipamento e do quando você esta disposto a gastar. Se sua resistência esta queimando (derretendo) é porque a corrente que circula pela resistência esta tão elevada (não há controle), que rompe a estrutura da própria resistência, assim como, também poderá causar riscos de incêndios na instalação elétrica.

Caso você tenha algumas informações adicionais (marca, fabricante, especificações técnicas (potência, tensão, corrente, etc.), podemos enviar-lhe informações adicionais sobre o que pode estar acontecendo com seu equipamento.

Responder
Marcio Rogério Lopes
Particular - há 4 anos

Estufa do meu pai e 220 volts semana passada começo sair fumaça de queimado ai tirei da tomada depois esfriou coloquei tomada não quer esquentar mais sera queimou resistência

EngeLenz Engenharia Eletricidade

Bom dia Daniel , você disse: "Tenho uma estufa elétrica. Troquei a resistência. Só que quando ligo na tomada a resistência esquenta muito e acaba derretendo. O que fazer?"

===

Fiquei em dúvida do que queima.1- Se for a tomada, pode ser que a potência da resistência que tenha trocado não está compatível com a tomada e/ou cabo que esteja usando.

2-Se a resistência está derretendo:

Você precisa se certificar os parâmetros da resistência (Potência, quantos Amperes). Normalmente a resistência não derrete. Mesmo usando o controlador de temperatura não justifica estar queimando, considerando que eu poderia usar o controle no máximo. Outro fato é: As resistência não podem estar sem água, elas foram feitas para aquecer algo. Se a resistência não esteja aquecendo algum líquido ela vai mesmo aquecer,aquecer até o material chegar no seu ponto de stress e vai romper.

Att.

Responder
Leandro
Naftali (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Naftali - há 6 anos

Bom dia Daniel, que tipo de estufa c se referi?

Tem estufas que não utiliza controle de temperatura , porem a grande maioria tem tente postar uma foto ou mais informações sobre o equipamento e "a estufa" mas se vc tiver a resistência antiga leve a uma loja autorizada e compre uma = a original , ou verifique todos os componentes que compõe o circuito elétrico pode ser des de um termostato a um pirômetro desregulado ou com defeito ...

Responder
José ribamar portes de freitas
Particular - há 6 anos

Bom dia Daniel as resistências podem ter tamanhos e formatos iguais mas você tem que verificar a potência (W)...

Quando você precisar de alguma instalação ou manutenção elétrica chame um profissional capacitado assim como eu e seu problema será resolvido com segurança e qualidade

Magno Neri
Particular - há 6 anos

Verifique a potência da estufa, verifique a amostragem da resistência da estufa se é compatível com a tomada. Se não for compatível troque a tomada. Se continuar verifique a fiação e o estado da mesma. Pode ser perda excessiva.

João Severino Da Silva
Particular - há 6 anos

Tem que verificar o termostato e a tensão.

Sandro Morete Ribeiro
S.S.M.I. Comércio de Ferragens e Manutenção Industrial (Guarulhos, São Paulo) S.S.M.I. Comércio de Ferragens e Manutenção Industrial - há 6 anos

Sua estufa tem regulador de temperatura tem que fazer uma verificação,para ver se o defeito esta no regulador caso ele nao esteja funcionando isso se torna comum para haver a queima da resistência .

E também verifique a voltagem de entrada de energia.

Responder
Luiz
S & L Construçao e Automaçao (Araras, São Paulo) S & L Construçao e Automaçao - há 6 anos

boa tarde de que tipo estamos falando,elétrica ,gaz se for elétrica talvez pode ser resistência encostando ela da choque,2 isolamento ruim pode ser que os tijolo refratário debaixo da mesa esteja saturado 3 a lá pode estar queimada devido o seu uso excessivo ou então esteja entrando mais força do que é necessário

Joao Batista Pereira veigas
Edj Construcoes Instalacoes E Serventias Me (Embu, São Paulo) Edj Construcoes Instalacoes E Serventias Me - há 6 anos

Sua estufa tem regulador de temperatura tem que fazer uma verificação,para ver se o defeito esta no regulador caso ele nao esteja funcionando isso se torna comum para haver a queima da resistência .

E também verifique a voltagem de entrada de energia.de uma olhada tambem na fiacao.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região