Como trocar o responsável técnico da obra?

Contratei um arquiteto para fazer a minha planta e ser o responsável técnico pela obra. Mas gostaria de excluí-lo da responsabilidade técnica. Como

proceder? Ele poderá se opor a isso? Não há no contrato hipótese de alteração de responsável.

Como trocar o responsável técnico da obra?

Contratei um arquiteto para fazer a minha planta e ser o responsável técnico pela obra. Mas gostaria de excluí-lo da responsabilidade técnica. Como

proceder? Ele poderá se opor a isso? Não há no contrato hipótese de alteração de responsável.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Wilson Faria
Wf Engenharia, Construção E Reforma (Belo Horizonte, Minas Gerais) Wf Engenharia, Construção E Reforma - há 1 mês

O procedimento para troca RT da obra é simples, todos repetiram a mesma resposta anteriromente, porém a sua dúvida vai além pois existe um contrato assinado entre vc e seu contratado.

CUIDADO !!!! Para que vc elimine totalmente a possibilidade de um acionamento jurídico posteriormente, apresente seu contrato para um advogado avaliar qual a extensão da sua obrigação como contratante.

O contratado pode ser recusar a fazer a declaração e alegar desacordo comercial.

Sua situação é muito além de uma simples substituição de RT.

Kleber
Particular - há 1 mês

Exatamente esse é o problema. No contrato não fala nas consequências de um distrato. Sendo assim e se o arquiteto se opor? O outro poderá assumir mesmo assim?

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Deve contratar um outro profissional, pedir para o atual dar a baixa na art e fazer uma declaração e o novo profissional faz o mesmo assumindo e emitindo a art

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Estevam Souto Neto
Estevam Souto (Santos, São Paulo) Estevam Souto - há 1 mês

Sr, Kleber, como o Shr. mencionou que o profissional projetou (planta) e tb ficou como responsável técnico, o Shr. tem de ver se na mesma ART ou CAU está ambas as responsabilidades, neste caso será necessário dar baixa baixa em ambas ou se deu entradas separadas, apenas na de responsabilidade técnica, mas sempre é bom o Shr. solicitar ao profissional que está sendo desligado das suas atribuições um documento onde fica bem esclarecido que ele não será mais o responsável técnico, para que outro profissional assuma esta função, normalmente na prefeitura é pedido esse documento, é muito simples e rápido mas depende do profissional entregar esse documento com as especificações dos serviços que ele estava executando para o Shr.

espero ter esclarecido a sua duvida,

obrigado pela oportunidade

abç

Yotta Engenharia
Yotta Engenharia (Cruzeiro, São Paulo) Yotta Engenharia - há 1 mês

Boa tarde Kleber,

Respondendo sua pergunta, você pode a qualquer momento substituir o profissional, basta formalizar a solicitação e o profissional ficará incumbido de dar baixa na ART referente a execução, é necessário comunicar também a prefeitura sobre a substituição (o novo responsável irá emitir uma nova ART referente a execução e cuidar dos tramites), atente-se ao contrato se existir.

Bauhaus Arquitetura e Planejamento

Bom dia.

O responsável técnico solicita junto ao CAU a baixa de responsabilidade.

Assim vc pode contratar outro profissional que será o responsável técnica pela obra.

O profissional que foi contrato mão pode se opor a troca.

Fico a disposição

Att

Arq. Denilson C. Xavier

Lions Engenharia & Infraestrutura
Lions Engenharia & Infraestrutura (Jundiaí, São Paulo) Lions Engenharia & Infraestrutura - há 1 mês

Bom dia Kleber! É necessário que o resp. técnico atual, de baixa junto ao CREA desta ART. E nos demais órgãos segue com o número do processo, com mudança de responsável técnico onde o novo profissional deve efetuar uma nova ART.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de arquitetos na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.