Quais verificações devo fazer para saber se posso retirar uma parede do imóvel?

Boa tarde, estudo a possibilidade de tirar uma parede de meu apartamento para transformar em cozinha americana... Quais verificações devo fazer para saber se tal ideia é possível.

Imagino que nem todas paredes possam ser removidas e existam alguns critérios

Quais verificações devo fazer para saber se posso retirar uma parede do imóvel?

Boa tarde, estudo a possibilidade de tirar uma parede de meu apartamento para transformar em cozinha americana... Quais verificações devo fazer para saber se tal ideia é possível.

Imagino que nem todas paredes possam ser removidas e existam alguns critérios

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Julio César de Oliveira Costa
Construindo Sonhos (Construçoes E Reformas) (Sambaetiba, Rio de Janeiro) Construindo Sonhos (Construçoes E Reformas) - há 5 anos

Bom dia Lucas o primeiro passo é pegar planta do apto.na administração do condomínio verificar se ñ tem vigas estruturais e se ñ passa tubulações de estalaçoes elétricas e hidráulicas. Pois se tiver fica difícil mexer se ñ tem jeito amigo.Eu espero ter ajudado.

Responder
Sergio
Reforma E Construção (Nilópolis, Rio de Janeiro) Reforma E Construção - há 5 anos

Boa tarde.

Primeiro, ante de derrubar qualquer parede de uma casa ou apartamento, vcs , vão precisa verifica, o projeto do estabelecimento, a traveis do projeto que vamos ter uma base, de demolição, de qualquer parte do imóvel. Depois disso, podemos fazer uma sondagem, verificando onde se encontra vigas e pilares, para ter certeza, se podemo demolir uma parede ou n, de um imóvel seja lá qual for. Caso n tenha projeto, terão que consultar um engenheiro calculista, para saber de quanto de carga pode ser retirado, de uma residencia. Nunca derrubem parede alguma sem uma orientação técnica, pois, vcs pode bota tudo a perde.

Responder
POLI Arquitetura

Olá Lucas! Tudo bem? Inicialmente você deve verificar a localização dos elementos estruturais (vigas, pilares) com o intuito de evitar danificá-los. Uma vez mapeados esses elementos, você consegue dimensionar quanto dessa parede é possível demolir. Você deve ficar atento também ao modo de demolir. Primeiro faça um rasco de 5cm de largura no canto esquerdo da parede, outro no canto direito e outro no meio, espero 24 horas e no outro dia comece derrubando a parede. Esses rasgos servem para que os elementos estruturais se adequem a não contar mais com a parede abaixo deles.

Responder
Luciano

Olá boa tarde. Primeiro passo é pedir ao responsável do condomínio por se tratar de um apartamento. A planta e projetos do imóvel para se iniciar um análise do projeto estrutural por um engenheiro da construtora que realizou a obra , ou um engenheiro particular ou um técnico de edificações. Desde já agradeço pelo contato

Responder
Wilson Gomes Neves Gomes
JWM Reforma e Construção Ltda-Me (São Gonçalo, Rio de Janeiro) JWM Reforma e Construção Ltda-Me - há 5 anos

Bom dia , deve-se verificar a planta estrutural do seu prédio, geralmente essa planta está disponível na administração do condomínio, por ela sera possivel ter informações construtivas, como saber se a parede é estrutural, seu aparede tiver viga ou coluna no projeto, pode arrancar sem problema mais si não estiver não mecha tem que procurar outra opção normalmente tem eu já fiz muitas mudanças em apartamentos e todos foram com sucesso qualquer coisa estou na sua disposição?

Responder
Particular - há 5 anos

R: Primeiro contratar um engenheiro que tem o conhecimento técnico e lhe emitira um laudo de resposabilidade técnica sobre a retirada e os procedimentos;;; esta visita técnica custa em média de 600 reais; em alguns caso se faz necessario o uso de reforço estrutural;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Nivaldo
Iluminação Indireta Acabamento Geral (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Iluminação Indireta Acabamento Geral - há 5 anos

Tem que fazer uma espécie de sondagem tirando parte do reboco

Em pontos específicos para ter uma visão se te colunas ou vigas estruturais. Se a resposta for sim Não remover a parede !

Também pode ter canos hidráulicos ou eletrodutos.

Carolinne
Engemax Engenharia E Construções (Niterói, Rio de Janeiro) Engemax Engenharia E Construções - há 5 anos

Bom dia , deve-se verificar a planta estrutural do seu prédio, geralmente essa planta está disponível na administração do condomínio, por ela sera possivel ter informações construtivas, como saber se a parede é estrutural.

Após escolher um engenheiro para realizar a demolição e acompanhamento de sua obra, emitir a ART , o que lhe acarretará em uma obra segura .