Posso revestir uma coluna interna sem risco estrutural?

Tenho visto muitos projetos aqui nos quais o concreto da coluna interna fica aparente, sem embolso e etc. Parece combinar bem com taco de madeira. Gostaria de saber se oferece risco estrutural retirar o revestimento da coluna já existente no apartamento.

Posso revestir uma coluna interna sem risco estrutural?

Tenho visto muitos projetos aqui nos quais o concreto da coluna interna fica aparente, sem embolso e etc. Parece combinar bem com taco de madeira. Gostaria de saber se oferece risco estrutural retirar o revestimento da coluna já existente no apartamento.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Dédalo
Particular - há 4 anos

Olá Thiago!

Não há risco estrutural ao retirar o revestimento de uma coluna, porém para utilizar um acabamento com efeito de cimento não existe a necessidade de tirar o reboco.

Uma opção é utilizar massas prontas com efeito cimento, diversas marcas oferecem este tipo de solução, algumas são bem práticas para aplicar, como uma massa corrida.

Veja abaixo a foto de uma obra onde utilizamos esta solução de projeto.

Boa sorte!

E se precisar de ajuda estamos à disposição!

Grande abraço!

Particular - há 4 anos

R: Aplique apenas uma nata e de o acabamento de cimento queimado... não tire o revestimento...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Michele Rodrigues
Michele Rodrigues Designer de Interiores (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) Michele Rodrigues Designer de Interiores - há 4 anos

Se for mexer somente no revestimento da coluna, não há problema. Veja as fotos em anexos, as colunas estavam sem revestimento e utilizei piso vinílico para destacá-las!

2 fotos
Responder
Regina Célia
Arquitetura Rcb Consultoria De Projetos E Execução (Guarujá, São Paulo) Arquitetura Rcb Consultoria De Projetos E Execução - há 4 anos

Si, pode sem problema, inclusive existem revestimentos lindos e técnicas mui graciosas para todos os gostos e situações que um profissional de arquitetura poderá orientar integrando o ambiente ao gosto pessoal, de forma econômica e técnica específica Grata Regina

Responder
Marina Niel Trindade

Não há risco nenhum desde que sejam tomados os devidos cuidados para não perfurar o pilar ou remover mais material além do revestimento existente. Se for revestir novamente, tb não há riscos se não houver perfurações no pilar. Atualmente "descascar" pilares ou vigas pra mostrar sua aparência original é muito comum, e feito com cuidado não há problema nenhum.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região