Quem é responsável pela infiltração no muro?

Estou com uma Dúvida , minha casa estava parada sem construir , o vizinho colocou a telha romana dele encima do meu muro , para sanar o vazamento da casa dele, agora voltei a construção (a casa dele é telha ,)

Retirei a telha dele décima do meu muro para bater a cinta , porém o mesmo desde então vem até meu imóvel , querendo que eu sabe o vazamento da casa dele , pois depois que ele retirou a telha dele de cima do meu muro dentro do meu terreno a casa dele está vazando . Essa responsabilidade é minha ? Se alguém poder me ajudar serei grata .

Quem é responsável pela infiltração no muro?

Estou com uma Dúvida , minha casa estava parada sem construir , o vizinho colocou a telha romana dele encima do meu muro , para sanar o vazamento da casa dele, agora voltei a construção (a casa dele é telha ,)

Retirei a telha dele décima do meu muro para bater a cinta , porém o mesmo desde então vem até meu imóvel , querendo que eu sabe o vazamento da casa dele , pois depois que ele retirou a telha dele de cima do meu muro dentro do meu terreno a casa dele está vazando . Essa responsabilidade é minha ? Se alguém poder me ajudar serei grata .

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
RAFAEL Muniz do Amaral
Zinum Engenharia (Campinas, São Paulo) Zinum Engenharia - há 7 meses

para sanar este tipo problema o correto contratar especialista para laudar causa dos problemas. depois voces veja quem vai sanar, caso não haja acordo, processo resolve ( claro que não a necessidade o que basta haver bom senso) o foco descobrir causa do problema de origem.

Responder
LTA ENGENHARIA
Landim Topografia (São José dos Campos, São Paulo) Landim Topografia - há 7 meses

Bom dia Sr. Marcos, tudo bem!

Sou Everson Landim da LTA Engenharia.

Pela a sua descrição, vários fatores leva a esse resultado. É necessário verificar de onde vem esse vazamento, se vai e você para o vizinho e ou do seu vizinho para você. Independente da questão da telha, verificar os muros, pela sua descrição, você esta em fase de obras ainda, então da a me entender que você esta construindo por último, então cabe a você a fazer as devidas vedações nos muros, seu vizinho tem o muro dele e você o seu. Você não pode usar o muro dele e nem ele o seu, a não ser quando fazem 1 muro apenas meia a meio para cada lado, mas ao meu entender não é o caso de vocês.

Voltando a questão, aonde encontra os muros, não pode ficar aberto, tem que preencher de concreto e quando finalizar o seu serviço, se for receber telhas em cima do muro, você tem que colocar calhas e se não for entrar telhado no muro, colocar rufos e ou pingadeiras, justamente para não ter essas infiltrações.

Uma questão importante, como esta construindo por último, passar impermeabilizante no muro do vizinho de acordo que você vai construindo o seu muro.

Espero ter ajudado na sua questão, ficamos a sua disposição.

Conte com a LTA Engenharia para uma avaliação e resolver o problema de vocês, sempre da melhor forma possível.

Responder
Mauricio Sgarbi
MS1 Engenharia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) MS1 Engenharia - há 7 meses

Primeiro precisa verificar, se o vazamento que o seu vizinho alega, tem origem do fato de você ter tirado a telha ou se tem outra origem. Cada um de vocês é responsável pelo seu muro, porém nestes casos, como você é o ultimo a estar trabalhando neste local, tem que garantir que não haja danos na edificação de seu vizinho. Neste caso colocando um rufo ou pingadeira no local e desta forma, ao evitar infiltração no seu muro, também estaria resolvendo o problema do vizinho. Vale mais a conversa e um acordo do que uma briga e o desgaste de ter um vizinho "inimigo".

Se precisar conte com a MS1 Engenharia para avaliar a situação.

Abs

Responder
Claudio Luis Ferraro
Clf Obtas E Manutenções (Jacareí, São Paulo) Clf Obtas E Manutenções - há 7 meses

Os muros de divisa devem ser edificados dentro das metragens do terreno ou seja não pode invadir outro lote. Ele deveria ter edificado um muro para apoiar esta cobertura e não utilizar o seu muro já pré existente. Caso ele mantenha a cobertura apoiada sobre o muro que não pertença a ele, o mesmo deve instalar rufo ou similar para que a água que escorra do muro atinja esses locais e seja conduzida para um local apropriado de modo a proteger seu muro e a edificação dele.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região