É possivel reutilizar uma fossa antiga?

boa noite, eu tenho uma fossa no meu quintal que foi aberta há 20 anos mas sem tubos de cimento, só o buraco mesmo, porem ano passado ela começou a abrir buracos na tampa, é um verdadeiro serviço de porco rs. Gostaria de saber se posso colocar tubos nela sem precisar abrir outra, sei que com tubos ela irá encher mais rápido, pois ao contrario da sem tubos que a terra chupa a água com os tubos não vai ter pra onde a água ir.

É possivel reutilizar uma fossa antiga?

boa noite, eu tenho uma fossa no meu quintal que foi aberta há 20 anos mas sem tubos de cimento, só o buraco mesmo, porem ano passado ela começou a abrir buracos na tampa, é um verdadeiro serviço de porco rs. Gostaria de saber se posso colocar tubos nela sem precisar abrir outra, sei que com tubos ela irá encher mais rápido, pois ao contrario da sem tubos que a terra chupa a água com os tubos não vai ter pra onde a água ir.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 7
Emerson Piscinas Jaú Fóssas
Emerson Piscinas Jaú Fóssas (Jaú, São Paulo) Emerson Piscinas Jaú Fóssas - há 7 anos

Não é permitido fossa de um buraco só

Coloque uma fossa dentro das normas do lado dessa e use esse buraco para sumidouro de água tratada da fossa correta

Responder
Ari Donato Junior
Particular - há 7 anos

Bom dia!

Como engenheiro civil índico que solicite uma visita técnica de um profissional especializado. Fossa séptica exige muito cuidado devido o risco de contaminação do solo. Ao invés de tubos de concreto, hoje em dia existem outros tipos de materiais que trazem melhores resultados e mais conta.

José Maria
Construtor José Maria (Porangaba, São Paulo) Construtor José Maria - há 7 anos

ola senhor boa tarde sua fossa ja era tudo em sua volta esta contaminado creio que o prejuizo que a contaminasão pode cauzar e muito grande tanto finanseiro quanto saude aconsselho o senho contratar uma enpresa especializada em descontaminasão e mais facio o senhor construr uma foça septica ao lado desta

2 fotos
Responder
Vinícius Teixeira
Av Construcões (Itaquaquecetuba, São Paulo) Av Construcões - há 7 anos

Boa tarde, sobre esta fossa é aconselhável você fazer uma nova, menor custo e mais garantido,,em caso de dúvidas

Responder
Diana
Particular - há 7 anos

menor custo? 100 reais o metro cavado, somos em duas famílias... e de qualquer maneira teríamos que colocar tubos, iriamos gastar mais do que só comprando os tubos e colocando nessa que já está aberta. muito obrigada pela resposta

Jean Reis
Stebio (Sorocaba, São Paulo) Stebio - há 7 anos

Não, o que a senhora tem hoje é uma fossa negra. Algo que contamina o solo e pode estar exigindo retiradas de esgoto constantemente, o que é um desperdício de dinheiro pensando que o valor gasto com limpa fossa, pode ser revertido para uma instalação adequada e normatizada. Todo sistema de tratamento de esgoto deve apresentar uma redução da DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) de no mínimo 80%, há vários métodos para atender a esse requisito, sendo um dos mais utilizados, o conjunto Fossa Séptica (um tanque totalmente vedado, com sifonamento na entrada e saída que atenda a seguinte fórmula Volume = 1000 litros + Número de pessoas x (Contribuição diária em residencias de 100 a 160 litros X tempo de detenção + K coeficiente conforme a temperatura mais fria no ano e tempo desejado de limpeza, que pode variar de 1 a 5 anos X Lodo fresco 1 litro por pessoa/dia para residencias) Ou seja para uma casa de 4 pessoas o volume varia de 1.660 a 1.900 litros considerando limpeza anual para uma região com a temperatura média no inverno entre 10 e 20º. Após a fossa séptica, o esgoto deve seguir para um Filtro Anaeróbio, é um tanque como o da fossa séptica, também vedado, mas com um fundo falso e brita ou outro tipo de preenchimento que terá a função de formar um "limbo" onde as bactérias anaeróbias irão tratar o esgoto e elevar a redução da DBO para índices acima de 80% conforme exigido nas NBR 7229 e 13969, o dimensionamento do filtro é um pouco mais simples, sendo Volume = 1,6 x Número de pessoas x Contribuição x Tempo de detenção, resultando num volume necessário entre 640 e 1.024 litros a depender do padrão da construção. Esse conjunto Fossa Séptica + Filtro Anaeróbio são o tratamento do esgoto, eles trabalham sempre cheios (com água até o nível da saída, ou seja, quando alguém dá uma descarga, o esgoto chega na fossa, passa pelo filtro e tem que seguir para algum lugar) o próximo passo é a destinação do esgoto já tratado, o meio mais comum é a infiltração no solo, que pode ser via sumidouro vertical (um tanque semelhante ao da fossa, mas dessa vez sem ser estanque, e sim com anéis de concreto ou parede de tijolos vazados e com uma laje de fundo drenante ou brita no fundo) essa solução é indicada para locais com o lençol freático mais profundo, pelo menos a mais de 3 metros, em casos de lençol mais superficial, pode se adotar as valas de infiltração, que são como "drenos" e funcionam como "sumidouros" em forma horizontal, as valas devem ser envoltas de manta bidim, serem preenchidas com brita e ter um cano dreno passando por dentro da brita. O dimensionamento para infiltração é simples mas difere dos acima, aqui o que vale é a área e não o volume, ou seja, Área de infiltração = Número de pessoas X Contruibuição, no nosso caso da residencia de 4 pessoas, vai variar de 400 a 640 litros/dia para ser infiltrado, num solo bom, do tipo arenoso, essa área vai de 4,00 a 6,40m² de área de infiltração seja para sumidouro ou vala, um solo com menos capacidade de infiltração consideramos de 10,00 a 16,00m², uma diferença grande! Lembrando que para as valas, só é considerada a área do fundo, uma vala de 40cm de largura por 10m de comprimento, terá 4,00m² de área de infiltração, ou um sumidouro com 1,10 de diâmetro por 1,00m de profundidade, terá 4,24m² considerando o fundo mais a área lateral dele. Para mais informações nos contate, somos especialistas em tratamento de esgoto sanitário. Stebio

Responder
Diana
Particular - há 7 anos

os tubos de concreto já foram comprados, não temos condições de fazer essa fossa séptica e alem do mais são vinte anos que temos essa fossa, já está tudo contaminado

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de fossa séptica na sua região