Posso revestir uma parede da sala sem laudo?

Olá, posso colocar revestimento numa parede da sala, que não tem outros revestimento sem o laudo?

Posso revestir uma parede da sala sem laudo?

Olá, posso colocar revestimento numa parede da sala, que não tem outros revestimento sem o laudo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 2
Valdemir Nogueira Chagas

Vanessa, bom dia!

Vou colar abaixo a interpretação da NBR 16.280, de 2015, para sua interpretação e a seu juízo decidir se você assume a reponsabilidade pela sua obra:

NORMA DE REFORMA – NBR 16.280/2015 (*)

Desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 16.280/2015 passa a regulamentar a execução e custos de obras de reforma tanto na fachada ou áreas comuns como também no interior dos imóveis. As novas regras entraram em vigor no dia 18 de abril de 2015 e abrangem todos os tipos de edifícios – novos, antigos, comerciais, públicos, residenciais e institucionais.

O documento apresenta um guia de procedimentos que deverão ser seguidos pelos moradores antes, durante e após a conclusão da obra. Mesmo no caso de uma pintura simples, toda reforma precisará de um responsável técnico, arquiteto ou engenheiro, que assine um laudo, descrevendo o programa da obra.

BENEFÍCIOS:

1 - PARA O SÍNDICO OU RESPONSÁVEL LEGAL DA EDIFICAÇÃO

Redução da carga de responsabilidade uma vez que já não é mais visto como o responsável pela realização da reforma e por suas intercorrências. Cobrando o laudo de reforma e cumprindo com as suas obrigações determinadas por esta norma, ele fica respaldado por um profissional habilitado, não precisando responder pelos possíveis problemas que a obra possa gerar.

2 - PARA O CONDOMÍNIO OU EDIFICAÇÃO

Eliminação de riscos de interferências prejudiciais – não apenas estruturais, redução do surgimento de manifestações patológicas (trincas, fissuras, infiltrações, etc.), resguardo do edifício da recusa de garantia no caso de imóveis novos, melhor planejamento de circulação de pessoal nas dependências do condomínio, de armazenamento e descarte de resíduos e materiais e identificação das implicações no entorno na reforma.

3 - PARA O PROPRIETÁRIO DO APARTAMENTO OU UNIDADE A SER REFORMADA

Ciência de inviabilidades técnicas – a reforma pode no fim trazer mais transtornos do que benefícios, identificação de intervenções que podem elevar os custos desnecessariamente, compreensão da dimensão da reforma, análise dos melhores métodos na questão técnica e econômica, preservação de possíveis problemas com vizinhos e resguardo da recusa de garantia caso o imóvel seja novo.

4 - PARA OS DEMAIS USUÁRIOS DA EDIFICAÇÃO:

Garantia de que os serviços de reforma na unidade vizinha estão sendo projetados, executados e acompanhados por profissional habilitado, eliminação de problemas e intercorrências prejudiciais em suas unidades (como vazamentos, trincas, etc.) e melhor planejamento de atividades que causem transtornos (como ruídos, materiais tóxicos, fluxo e descarte de resíduos, etc.)"

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Juliano De lima da silva
Pous Engenharia E Projetos (Riacho Fundo, Distrito Federal) Pous Engenharia E Projetos - há 7 anos

Bom Dia Vanessa,

Todas as obras de REFORMA ou modificações nas edificações requerem um laudo e acompanhamento de profissionais qualificados e habilitados, como estabelece a NBR 16280:2014, onde será verificado a viabilidade da reforma e sua correta execução.

Responder
Gilberto Nogueira
Porcellanato & Cia (Jundiaí, São Paulo) Porcellanato & Cia - há 7 anos

Boa noite!

Verifique as normas do condomínio.

Para um assentamento de qualidade a parede deve estar plana e com a base rebocada. Se houver tinta ou gesso é preciso ser removido, argamassa não adere nestes materiais e picotar não garante aderência, especialmente para revestimentos de grandes formatos e pesados.

Att, Porcelanato&Cia Especializada em revestimentos

Responder
Dermival da Conceição
Rmr. Reformas E Manutenção Residencial (Itapevi, São Paulo) Rmr. Reformas E Manutenção Residencial - há 7 anos

Boa noite Vanessa. se vc mora em apto e for consultar o síndico para colocar um quadro na parede ele vai de pedir um laudo. que varia de 300.00 a 600,00 reais. por isso te digo pode revestir sem problema . a única observação que vc deve fazer se não tem nenhum tipo de umidade. se tiver é só impermiabilisar e maos a obra.

Responder
Everaldo  Luiz de Lima

posso afirmar que não precisa de laudo, salvo se o condomínio fixou em assembléia que qualquer tipo de reforma assim como pintura, elétrica for necessário laudo técnico, vc tem que consultar o sindico e ver o que diz a conversão. Já trabalhei em condomínio que não deixava usar martelete mas sem ressalva a outros trabalhos já em outro para deslocar uma saída de água fria exigia laudo.

Responder
Fernando da Silva de Almeida

Ola Vanessa laudo seria necessário se fosse me her na estrutura um ReveStimento nao implica em laudo, a memos que seja apartamento e seja exigido e outrora combinado em assembléia.

Ainda assim revestir uma parede jam is a danificará pelo contrário à protejerá.

E disso tenho certeza. No caso de retirar um ReveStimento existente o professional deve bater atentamente Para nao danificar a outta parede. Só isso.

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 7 anos

Muito cuidado com as opiniões Vanessa. O ideal é conversar com o síndico e verificar os procedimentos do condomínio, pois, acreditem ou não, adicionar uma nova carga em alguma parede ou pilar é sim intervir na estrutura, não que seja o seu caso pois não avaliamos a fundo.

Consulte o síndico e Engenheiros Civis. Instalar uma rede em um pilar então não teria problemas correto? Mas instalar uma rede em um pilar que não foi dimensionado para isto pode derrubar uma casa, ou no mínimo causar grandes patologias.

O Profissional qualificado para dar pareceres sobre construção é o Engenheiro. E o síndico acionando uma perícia, muitas opiniões não estarão depondo ao seu favor.

Roberto José Manoel
ConstruBeto Reformas E Construções Civil (Campinas, São Paulo) ConstruBeto Reformas E Construções Civil - há 7 anos

A colocação do Revestimento somente, sem o uso de nenhuma demolição NÃO É NECESSÁRIO LAUDO ALGUM, pois não se trata de Reformas estrutural, portanto será somente acabamentos