Qual material utilizar como revestimento acústico?

Boa noite,

Há um ano adquiri um restaurante no qual realizo eventos de formatura, casamentos, aniversários e similares. A minha dúvida seria em relação ao revestimento acústico no teto. Tirei uma foto para saber qual é o material utilizado e se ele serve como isolante acústico.

Qual material utilizar como revestimento acústico?

Boa noite,

Há um ano adquiri um restaurante no qual realizo eventos de formatura, casamentos, aniversários e similares. A minha dúvida seria em relação ao revestimento acústico no teto. Tirei uma foto para saber qual é o material utilizado e se ele serve como isolante acústico.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Wave Consultoria Soluções e Projetos em Acústica e Vibrações

Fique muito atento a sua real necessidade, em projetos acústicos existem cálculos básicos para conseguir um estimativa de absorção sonora de materiais e elementos acústicos. Além disso, simulações com uso de softwares da área, permitem também uma análise preditiva. Geralmente, as empresas não informam como será o resultado final, e pensam muito no convencional utilizado por instaladores, como lã de rocha, lã de vidro e gesso acartonado. Para ter uma ideia existem muitos materiais acústicos com diversas espessuras e densidades, sendo necessário, por parte do projetista, buscar otimizar a quantidade de material levando em conta custo/benefício. Tentar se espelhar em outros trabalhos similares pode não ser a solução viável para o seu espaço.

Responder
Nicolau
Fatus Comercial (Americana, São Paulo) Fatus Comercial - há 6 anos

Existe uma diferença entre atenuação e isolamento acústico . Atenuação é p/ abafar e absorver o som ou barulho que é emanado do local. Tudo depende de que material é constituido as paredes , teto e piso . Neste caso utiliza-se produtos que absorvem o som nas paredes e tetos que é o principal ( o som se propaga debaixo para cima )

Se for o caso de incômodo com vizinhos aí tem de ser

construido uma barreira acústica para isolamento e vazamento de som para a parte externa . Existem vários produtos no mercado cujo quais nós fornecemos .

Neste caso se faz necessário uma visita no local para orçamento .Se necessitar de um custo estimado enviar as medidas por e.mail.

Responder
Fernando Canabarra
Sexto Sentido Musica E Acustica Ltda (Campinas, São Paulo) Sexto Sentido Musica E Acustica Ltda - há 6 anos

MINHA SUGESTÃO É: Sobre o TRATAMENTO ACÚSTICO, o ideal é contratar um profissional de acústica, pois fazer por conta própria pode não dar certo, pode-se colocar muito ou pouco e não se sabe o resultado, no Google não responde isto...,medir o ambiente acusticamente e ver qual a taxa de reverberação existente, (RT60) daí após o projeto que dirá qual a taxa de reverberação ideal a ser feita é que se vai aplicar, (como sou também músico tenho ouvido quase que absoluto para detectar tempo de reverberação): Ou espuma de 20, de 35 ou de 50 mm, ou madeira ranhurada com o enchimento correto que faz o efeito da espuma conforme a necessidade, ou painéis de lã com tecido, ou forro acústico nas paredes de N.R.C. de 0,55, 0,60 ou 0,70, painéis Sonare, Gesso perfurado com o enchimento adequado, ou outros materiais existentes em locais PRE-ESTABELECIDOS no projeto e não aleatoriamente como muitos fazem... Com relação ao ISOLAMENTO ACÚSTICO, também deve-se medir qual a taxa de isolamento necessária que poderá ser de 10 db, 20 db, 30 db, 40 db, 50 db, 60 db, ou 70 db

( ATENÇÃO: PAREDE NÃO TEM ISOLAMENTO INFINITO, PENSE NISTO ) e ver se é ruído aéreo ou de impacto, depois é que se calcula o tipo de anteparo para isolar corretamente, dry wall ( existem 19 tipos) ou paredes acústicas com outros materiais, vidros etc, depois isolamento no piso desacoplando o mesmo, isolamento no teto , também de vários níveis e no final a porta acústica correspondente. Como a acústica é CASO A CASO, não dá para dar uma resposta simples e por isto minha sugestão de contratar um profissional e não o "jeitinho brasileiro". Espero ter colaborado. SEXTO SENTIDO MÚSICA E ACÚSTICA LTDA