Qual a diferença do reboco de argamassa e reboco de gesso?

Fala se muito em reboco interno,porem temos no mercado reboco de gesso,reboco com argamassa,reboco térmico acústico,entre outras aplicação.Duvida, são todos Iguais?

Qual a diferença do reboco de argamassa e reboco de gesso?

Fala se muito em reboco interno,porem temos no mercado reboco de gesso,reboco com argamassa,reboco térmico acústico,entre outras aplicação.Duvida, são todos Iguais?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Cristiane Macedo
Particular - há 5 anos

Estou com problemas devido ao reboco de gesso na laje dos quartos, devido a mudança de clima brusca ou estar quente e derrepente frio demais, a friagem estrema, as vigas da laje estão aparecendo com sinal de bolor e tom amarelo soltado lascas de gesso. Qual seria o procedimento certo? Arrancar o gesso e passar reboco de cimento. A casa é nova está na garantia. percebo que o gesso deixa o quarto mais gelado, é fora do comum, muito frio.

Vital
Plena Obras (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Plena Obras - há 7 anos

Gesso ou massa PVA são indicadas para acabamento interno liso de superfícies não expostas à umidade ou lavagem que receberão pintura látex PVA ou acrílica.

Paredes internas em bloco de concreto podem ser revestidas diretamente com argamassa de gesso que, depois de regularizado e lixado estará pronto para receber pintura, suprimindo as tradicionais etapas de emboço (massa grossa) e reboco (massa fina).

Somados os custos de material e mão de obra, revestimento em gesso costuma custar mais barato e é mais rápido de executar. Tem durabilidade menor, mas é bem fácil de restaurar, se a superfície não estiver molhada ou úmida ou com infiltração.

Responder
Gilmar Silva
Rxss Construtora E Limpadora Ltda (Itu, São Paulo) Rxss Construtora E Limpadora Ltda - há 7 anos

A diferença entre massas de revestimento de alvenaria é simples

Para serviços duraveis a melhor escolha é a tradicional, o argamassa de areia, cal e cimento, pois gesso aplicado no lugar do rebouco foi um invenção fora de etica, pois o mesmo tem menas durabilidade, com umidade ele mancha, com o choque temico de ar quente, ar frio e umidade ele solta, trinca.

e outra informaçao que posso passar e que tem uma espessura unica, aplicado acima de 5 mm a capacidade de se soltar das paredes e dar trincas é 70%

o que a argamassa tradicional tira de defeitos de paredaes o gesso nao consegue!!!

muito podem contradizer o que estou postando aqui, mas sao 40 anos de experiencia e ja passei por muitas reformas por causa desse procedimento da troca do argammassa tradicional por gesso.

Espero ter ajudado, mais informação so entrar em contato!!!

Responder
Renilson Hde Oliveira

Boa tarde li todas, as opiniões, só acho que tem grande diferença, do gesso é pra reboco, ja estou no ramo da construção Civil a mais dê 35 anos cada um com sua finalidade por exemplo, você nunca deve colocar quadro só com um prego o mais correto é com uma bucha, é parafuso, tem outras finalidades, mais cada um escolhe, o que é mais em conta.

Responder
Antonio da Silva

Bom-dia, o reboco com gesso, é um acabamento da alvenaria pratico fácil e tem a mesma finalidade estética da argamassa, mas com uma ressalva, no reboco com gesso não se pode batê prego e ter cuidado com agua au lavar o piso.

O reboco com argamassa é mais resistente e a despesa é bem maior pra chegar o resultado final.

Responder
Rogério
Lino Construtor (Itapetininga, São Paulo) Lino Construtor - há 7 anos

Os dois praticamente tem a mesma finalidade,é assim como reboco precisa de massa corrida pra ter como lixar e finalizar com a pintura ,o gesso tambem ,porém, com diferentes resistência, ex :o reboco , é resistente à perfurações e cortes, já o gesso é debilitado, e particularmente, já trabalhei com os dois, e ópto pelo tradicional, pois a garantia é bem maior.

Responder
Larissa Lemes
Larissa Lemes Arquitetura (Ibirá, São Paulo) Larissa Lemes Arquitetura - há 7 anos

O reboco de argamassa é feito com cimento, areia, cal e água e o reboco de gesso é feito com gesso e água, os dois têm a mesma função só que a argamassa é mais resistente, exemplo : quando formos colocar um quadro na parede a argamassa sustenta melhor do que o gesso.

Responder
Maciel Prates Engenharia e Consultoria Ltda

O reboco de argamassa tecnicamente deve ser usado para colagem, assentamento de ceramica, ja o reboco de gesso é mais utilizado para finalização com pintura e nao revestimento direto em alvenaria, pois com a presença de umidade o gesso deixa aparecer as costuras da alvenaria, qualquer coisa so me contactar para maiores duvidas ou deixar seu agradecimento em nossa pagina# INFRAESTRUTURA BH

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Prezados, bom dia!

Eles não são iguais porém têm a mesma finalidade, ou seja, revestimento e proteção da alvenaria.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região