Quais as implicações de utilizar cimento queimado na cozinha?

Minha cozinha é de tamanho médio [10m2] com teto alto. Ladrilhos antigos de mais de 26 anos. É possível revestir parede inteira [sem que a massa escorra] , junto com a frente do armário da pia de alvenaria? Qual a durabilidade deste produto? O tempo para aplicação e manutenção? Há odor durante e apos aplicação?

Uma outra duvida, tenho alguns cachorros e as vezes recebo amigos com animais também, caso um deles faça xixi na parte revestida de cimento, ficará entranhado o odor ou é fácil a limpeza. Aguardo retorno. Obrigada Margareth

Quais as implicações de utilizar cimento queimado na cozinha?

Minha cozinha é de tamanho médio [10m2] com teto alto. Ladrilhos antigos de mais de 26 anos. É possível revestir parede inteira [sem que a massa escorra] , junto com a frente do armário da pia de alvenaria? Qual a durabilidade deste produto? O tempo para aplicação e manutenção? Há odor durante e apos aplicação?

Uma outra duvida, tenho alguns cachorros e as vezes recebo amigos com animais também, caso um deles faça xixi na parte revestida de cimento, ficará entranhado o odor ou é fácil a limpeza. Aguardo retorno. Obrigada Margareth

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

MAJOFERR Arquitetura e Construtora
Majoferr Arquitetura (Osasco, São Paulo) Majoferr Arquitetura - há 7 anos

Na cozinha, o cimento queimado é um dos pisos mais usados atualmente, pois a durabilidade do material, bem como a facilidade na limpeza, são um dos principais parceiros desse ambiente, além de figurar no piso ou até mesmo paredes, ainda é uma ótima opção de material a ser utilizado em bancadas.

Margareth, há várias aplicabilidades para o cimento. Entretanto, alguns cuidados devem ser levados em consideração.

- Remover o revestimento antigo e todo resíduo de cola, argamassa, materiais graxos e o pó da superfície que receberá o novo piso.

- Fazer o nivelamento (caso seja necessário) ou ainda, pequenos picotes em toda a área (parede e contrapiso) para garantir uma maior aderência do adesivo.

Quanto aos materiais, fique atento! Para este tipo de acabamento o mais indicado é o cimento estrutural (próprio para a confecção de elementos coloridos, argamassa e rejunte). É um material muito resistente e está dentro dos padrões da norma NBR 12.989. E você encontra nas cores branca e cinza.

Caso queira um ambiente moderno opte pelo cimento branco, que quando pigmentado (cor desejada) reproduz um efeito mais claro em sua tonalidade. Já com o cimento cinza as cores ficam mais escuras, propiciando um aspecto rústico ao ambiente.

Para colorir concreto são utilizados pigmentos a base de óxidos de ferro (pó xadrez). Cuidado para não confundir com corantes! Os pigmentos apresentam alto poder de coloração e resistência às intempéries. A mistura do pigmento deve ocorrer sempre no material seco, ou seja, com a pedra, areia, cimento. Desta forma, é garantida a dispersão e homogeneização do pigmento, evitando irregularidades de cor na aplicação.

E por fim, o adesivo (BIANCO) é responsável por promover a aderência da argamassa no piso já existente.

Responder
Edmilsom dos Santos Dourado

Bom dia Margareth ,,,cimento queimado tem bastante resistençia em bases de reboco ,,/mas em cima de revestimentos mesmo com resinas que aderem bem ,,,requer atenção ,,,pois alem de ser área úmida ,,com o tempo o cimento queimado vai trincando efeito da dilatação e vapores ,,,com o tempo vai se soltando ,,pior na área das torneiras //quanto ao odor se um animal urinar na parede a parede vai absorver o cheiro ,,,para evitar isso voce pode aplicar resina impermeabilizante em cima do cimento queimado ,,,duvidas pode ligar edmilsom empreiteira linear

Responder
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 7 anos

1 - Para que a massa não escorrra o profissional devera saber qual a quantidade de agua aplicar na massa (medida certa), 2 - Durabilidade, vc vai enjoar de ver a sua cozinha com revestimento em cimento queimado. 3- Odor normal do cimento, mas logo desaparece, 4 - manu

tenção normal como se faz em pisos e revestimentos. 5 - Quantos ao xixi dos au au, é melhor não deixar eles fazerem esta ação, pois o xixi com o seu odor é impregnante mesmo e muito dificil de perder o odor, (chame a carrocinha, rsrsrsrrs).

Hoje é modernidade ter revestimentos de cimento queimado e inclusive é possivel fazer o cimento queimado decorando com pigmento nas mais variadas cores.