Como é feita a fixação desses painéis de madeira ripados?

Olá, gostaria de saber como é feito a fixação desses painéis de madeira ripados, no teto e no piso.

Como é feita a fixação desses painéis de madeira ripados?

Olá, gostaria de saber como é feito a fixação desses painéis de madeira ripados, no teto e no piso.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 2
Solange e ou Rafael
Studio Clean Planejados Sob Medida (Curitiba, Paraná) Studio Clean Planejados Sob Medida - há 7 anos

A fixação e feita no chão e no teto, e as ripas verticais auxiliam.

Responder
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 7 anos

Como você pode ver, há várias maneiras de se colocar essas ripas, não uma única certa!

Eu colocaria, como muita gente já falou, uma ripa ou caibro no piso e outra no teto. E os "pilares" (peças verticais, espaçadas uniformemente. Depois marcaria nas peças verticais o eixo onde cada ripa será colocada. Eu as pregaria pelo meio da ripa.

Colocar ripa, depois dar um espaço de (digamos) 4 cm da borda da peça e depois colocar outra ripa na sequência , nunca dá muito certo. Caso as peças estejam desbitoladas, uma medindo digamos 3,5 cm ; a outra 3,8, a outra 4 cm, os erros vão se multiplicando e nas últimas peças quase nunca dá certo.

É que nem marcar as paredes de uma casa no terreno quando se vai construir. Você marca pelo eixo (meio ou centro) das paredes. Nunca pelas bordas. Marcar 15 cm de parede, depois 3 metros, depois mais 15 cm, depois mais três....etc. Costuma dar um baita erro no final.

Responder
José Luiz Rossi
Particular - há 7 anos

Olá Alessandra,

Analisando a foto e dando um zoom, pude perceber que tanto no teto como no piso, existem duas ripas horizontais extras, fixadas lado a lado da ripa do painel. Ela é aparafusada ao painel, tanto na ripa horizontal quanto nas ripas verticais. Os parafusos não aparecem do lado da sala e por ela ser mais curta que as ripas horizontais, não aparece nas laterais. Ela é fixada ao teto firmemente com buchas de 8 mm, e ao piso com uma folga de 0,5 cm a 1 cm que será preenchida com rejunte ou silicone (mais indicado). Os parafusos que fixam ao chão não deverão ser apertados demais, devem ser apenas "encostados", ou seja assim que a cabeça destes encostar na ripa, já está bom. Dessa forma, o painel ficara firme no lugar e terá espaço para dilatação além de compensar qualquer desalinhamento do piso. Não haverá necessidade de cantoneiras metálicas que com o tempo podem enferrujar.

Se precisar de mais alguma ajuda fique à vontade

Boa sorte e parabéns pelo bom gosto.

Grupo Master Brasil
Particular - há 7 anos

Grupo Master Brasil

Em resposta a sua pergunta: Primeiramente devera ser feita a medida do local para compra dos painéis depois devera ter duas pessoas para poder fazer a fixação dos painéis

Fixação

devera alinhar e colocar no plumo as placa (plumo nível vertical para verificar verticalidade )

apos isto devera ser feito uma marcação na parede onde sera fixado o painel

após a marcação devera ser feito os furos com uma furadeira de impacto de preferencia bloca de videá para parede numero 8 e após a furação da parede lateral marque também o teto e o chão e faça as mesma furação no chão e no teto

após a furação colocar as buchas de fixação de plastico nos furos feito lembrando devera ser feito os furos que estão na madeira do painel na parede caso não tenha furos de fixação na madeira ou no painel terá que feito primeiramente na madeira do painel o espaço que eu indicaria de um furo para o outro deve de 0,50 cm para uma fixação melhor e mais segura

após os furos da madeira e da parede teto e chão e só coloca o painel e colocar os parafusos numero 8 e também lembrando que deve ser feito o aperto ate o parafuso fixar sobre a medeira não dando mais aperto

Esta e a dica

Grupo Master Brasil

Welfanny Gadiel
Woodwork Creativity In Wood (Jandira, São Paulo) Woodwork Creativity In Wood - há 7 anos

Olá, existem diversas maneiras de se fixar. Mas todas chegaremos ao mesmo resultado.

Minha dica é que se o teto for laje (concreto). pode ser fixado as travas que estão na vertical bom buchas e parafusos, com auxilio ou não de sapatas feitas de madeira.

Hoje existem colas (PU) que permitem colar as madeiras sem uso de parafusos, tanto no chão e teto.

Mas a melhor dica é sempre contratar um profissional.

Responder
Vagner Borges
Dona Moça ! - Moveis Planejados (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Dona Moça ! - Moveis Planejados - há 7 anos

Olá Alessandra.

O painel deverá ser fixado pela ripa de madeira que está na vertical e sendo mais grossa que as outras na horizontal, ela sustentará todo o peso de forma segura. Exstem algumas maneiras de auxiliar essa sustentação como por exemplo utilizando uma cantoneira em "L"na lateral da peça, encostada no chão e teto, geralmente utilizada para sustentar armário suspenso de cozinha, banheiro e/ou de outros ambientes da casa.

Outro modo será "soldá-la" no teto. Para isto a peça deverá ter pelo menos entre 10 e 15mm à mais no seu comprimento para que esta parte seja embutido no teto, numa cava feita na largura da peça, podendo usar massa corrida ou cimento dentro da cava concluindo a "solda", após a secagem da massa, a parte de baixo pode ser fixada com cantoneiras ou um furo na diagonal em direção ao chão e um furo também no chão na mesma direção do furo da madeira, depois introduza uma bucha nº 6 ou 8 no furo do chão com um parafuso na mesma proporção fixando este lindo painel.

Pode-se usar um mix destas técnicas. Para sua segurança, procure um profissional.

Espero ter ajudado. Estarei sempre à disposição.

Vagner Borges

Responder
Marcenaria Arte In Design Design

Bom dia

meus amigos te derao a dica certa mais como trabalhamos com deck de madeira tem uma dica deixa uma folga de 1mc de folga das paredes essa folga e para delataçao das madeiras se nao tiver e capas de impenar ou machucar a parede

mais duvida contato

att:Franci

Responder
JOAO Roberto MARTINS
Marcenaria Mobilie House (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Marcenaria Mobilie House - há 7 anos

Bom dia Alexandra, como a amiga Solange falou é preciso fixar na laje této e no piso com buxa s8 e se for necessário usar. Chapinhas de aço pra reforçar. Espero ter ajudado.

Responder
Solange e ou Rafael
Studio Clean Planejados Sob Medida (Curitiba, Paraná) Studio Clean Planejados Sob Medida - há 7 anos

A fixação e feita no chão e no teto, e as ripas verticais auxiliam.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de marceneiros na sua região