rolos

gostaria de saber qual é a diferença entre rolo de espuma e rolo de lã.qual é a diferença na pintura

rolos

gostaria de saber qual é a diferença entre rolo de espuma e rolo de lã.qual é a diferença na pintura

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Iranice Gomes da Silva
PLC Obras e Serviços Ltda. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) PLC Obras e Serviços Ltda. - há 7 anos

Rolo certo para cada aplicação

Rolos de lã natural – São fabricados com lã de carneiro e recomendados para a aplicação de tintas à base de água (látex PVA e acrílicas), com opções para cobrir superfícies rugosas, semirrugosas e com texturas. Nesse caso, o usuário deve observar que quanto mais rugas e saliências tiver a superfície, maior deve ser a altura do pelo do rolo de lã utilizado. Os pelos altos (acima de 16mm) permitem que o rolo retenha mais tinta e garantem maior rendimento no alastramento da mesma. Já os rolos com pelos abaixo desta medida são mais leves, versáteis e praticamente não respingam, garantindo excelente acabamento.

Rolos de lã mista - Também são recomendados para a aplicação de tintas à base de água (látex PVA e acrílicas). Esta linha tem opções para cobrir superfícies rugosas, semirrugosas e com texturas suaves. São feitos de lã de carneiro (50%) e fibra de poliéster (50%), fixadas no tubo pelo processo de termofusão.

Rolos de lã especial - Foram desenvolvidos para a aplicação de tintas à base de água (látex PVA e acrílicas), esmaltes sintéticos, óleos, vernizes e zarcão. Há opções para cobrir superfícies lisas, semirrugosas e com texturas e eles são fabricados com manta de lã de fibra de poliéster, que é fixada no tubo pelo processo de termofusão.

Rolos de espuma poliéter e poliéster - São recomendados para aplicação em superfícies lisas. A espuma poliéster tem densidade maior e estrutura celular mais fina. Ela retém mais tinta e proporciona melhor alastramento e acabamento com qualquer tipo de tinta acrílica ou sintética. Os rolos de espuma poliéter são macios e indicados somente para pinturas com tintas à base de água.

É recomendado lavar o rolo de lã antes de usá-lo pela primeira vez, para retirar eventuais fios que ficaram agregados em sua fabricação, eliminando a possibilidade deles se soltarem durante a aplicação da tinta.

Uma orientação importante é que se deve evitar o uso de thinner nos rolos de espuma, pois são produtos incompatíveis e em contato um com o outro podem reagir e causar deformação da espuma. Para aumentar a vida útil dos rolos, o ideal é usar solventes minerais no manuseio e limpeza das ferramentas usadas com tintas sintéticas.

Responder
Joaber  Manoel da Silva
Pintura Casa Nova (Cubatão, São Paulo) Pintura Casa Nova - há 7 anos

Todos os 2 rolos servem para todo tipo de pintura,o rolo de la sintetico que e o mais apropriado para pintura ,pois estica mais a tinta,aquele de listras amarelo e verde,da tigre que e omelhor,o rolo de espuma enxarca muito e estica pouco a tinta,e desgasta mais facil,se voce quiser aplique a tinta com o rolo de la,e com a tinta ainda fresca passe o de espuma seco por cima da mesma,o acabamento ficara perfeito,e um pouco mais demorado mais fica show de bola,espero ter ajudado,abs.