RRT VALOR INCOMUM

UM PROFISSIONAL DE ARQUITETURA ESTÁ ME COBRANDO R$20.000,00 PARA FAZER APENAS A RRT.... ESTÁ CERTO ESSE VALOR??? POIS TODOS OS OUTROS VALORES COMO: HONORÁRIOS DO ARQUITETO, TAXAS.... EU JÁ PAGUEI !

RRT VALOR INCOMUM

UM PROFISSIONAL DE ARQUITETURA ESTÁ ME COBRANDO R$20.000,00 PARA FAZER APENAS A RRT.... ESTÁ CERTO ESSE VALOR??? POIS TODOS OS OUTROS VALORES COMO: HONORÁRIOS DO ARQUITETO, TAXAS.... EU JÁ PAGUEI !

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Raisa Souza Nicoli
Raisa Nicoli Arquitetura e Urbanismo (Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro) Raisa Nicoli Arquitetura e Urbanismo - há 8 anos

Sr. Bruno a RRT tem um valor fixado pelo conselho, porém Para compreender melhor o que ele está cobrando preciso de mais detalhes.

Acredito que ele deve estar cobrando por uma responsabilidade técnica de execução, que é levado em consideração o tipo, tamanho e complexidade da obra. Muitos profissionais são responsáveis apenas pelos projetos e o valor costuma ser inferior ao de execução devido ao fato de que o responsável pela execução precisa acompanhar a obra o tempo todo. Sendo assim ele pode estar cobrando porcentagem da obra ou hora técnica. É como lhe falei no início, para lhe orientar melhor, preciso de mais informações sobre sua obra.

Qualquer dúvida é só entrar em contato por email.

Att.Raisa S.Nicoli

Arquiteta e Urbanista

Responder
Gabriela  Mottin
Particular - há 8 anos

Bruno, bom dia. Deves esclarecer melhor a que se refere este valor, porque sim, para apenas o fornecimento de uma RRT está acima do normal. Pelo o que descreveu na pergunto deduzi ser uma RRT de execução e que não é do mesmo profissional que fez o projeto, correto? Se for assim, ele deve estar cobrando nessa taxa a responsabilidade técnica pela obra, e daí sim esse valor pode variar de acordo com a grandeza da obra.

Ronaldo Pereira da Costa

Existe o caso de Rrts extemporânea, caso esse que a obra já foi executada ou encontra-se em andamento. E se o arquiteto não for o autor do projeto e seu dever ético e profissional vistoriar tudo o que foi e está sendo construído. E providenciar todas a documentação da edificação caso a mesma não existir ou não estar de acordo com o que foi ou está sendo executado. Em alguns casos se vê a necessidade de contratação de outros profissionais como engenheiros de estruturas e instalações. E estes procedimentos geram custos, que podem sim ficar bem elevados, proporcionais ao tamanho, complexidade e a localização da obra. Peça uma composição de custos e procedimentos envolvidos no trabalho ao seu arquiteto que isso o ajudará a visualizar o porque do valor cobrado.

O senhor também poderá procurar o CAU (conselho de arquitetura e urbanismo) que recebe reclamações e auxilia usuários de serviços de seus profissionais. E lembre-se sempre: segundo regulamentação federal Projeto de Arquitetura é atribuição única e exclusiva de arquitetos registrados no país.

Responder
Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira Arquiteto e Urbanista (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Rodrigo Oliveira Arquiteto e Urbanista - há 8 anos

Olá Bruno, o RRT tem uma valor aproximado de R$ 85,00, definido pelo CAU. O valor ao qual vocês se refere claramente não é o valor do documento, então temos a princípios duas possibilidades:

1) A profissional está lhe cobrando uma tava mínima, que nem cobre a despesa da emissão da RRT, logo, saiu mais barato para você.

2) Ela está cobrando os R$ 20,00 como uma taxa extra para emissão do documento e ai já nãi estaria correto.

Em todo caso, são apenas suposições para lhe ajudar a entender o que pode estar acontecendo. Seria melhor você nos passar maiores detalhes sobre o caso para que possamos responder melhor?

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região