De quem é a responsável pela colocação do rufo?

De quem é a responsável pela colocação do Rufo, quem tem a parede menor? ou mais alta?

De quem é a responsável pela colocação do rufo?

De quem é a responsável pela colocação do Rufo, quem tem a parede menor? ou mais alta?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

27 Respostas

Respostas úteis 7
Ivan Carlos dos Santos

bom dia roberta os dois tem que por mais se vc esta sendo mais prejudicada vc poe na sua parte e obriga ele por na dele pra evitar todo este problema ok espero ter ajudado att:Ivan

Responder
Gilmar Reis Da Cunha
Particular - há 7 anos

Bom Dia ,Roberta neste caso o vizinho que estiver com a parede mais alta, agua bate na maior e escorre entre elas e possivelmente dar infiltração na parte interna da casa.

Jonathan
Particular - há 7 anos

Olá tudo bem?

Geralmente o último lado quem fez a construção é quem deve colocar o rufo, imagine sua casa térrea toda pronta e seu vizinho resolve subir um sobrado ao seu lado, então ele deve colocar os rufos pois ele quem subiu as paredes, agora se ninguem sabe quem foi o último a mecher, ou se está prejudincando os dois lados, deven sentar e dividir os valores, porém se uma das partes não quiser pagar, acredito q o valor para reparos de infiltração ficará mais alto que os rufos.

Espero ter ajudado!

Marcelino Julio Atanasio

boa tarde! D. Roberta 2 hipose , 1º se se a parede ultrapassou a da senhora por bom senso ele ja deveria ter colocado, 2º se a senhora sente que esta sendo afetada com infiltrações, coloque sai mais barato um do que tomar remedios para controlar a pressão, mais tudo isso se não chegar e um concenso em 1 terreno de 25ml sendo 5 garagem sobra 20 pra rufos a R$20,00 não passar de R$ 400,00 espero ter ajudado .

Responder
Marcelo Vidal Ribas
Marviris Empreiteira (Marília, São Paulo) Marviris Empreiteira - há 7 anos

boa tarde Roberta se o vizinho esta sendo o mais prejudicado e quer uma solução chame ele p/ custo do serviço se ambos irão se beneficiar porque não rachar a dispesa e ele esta usando sua parede não se atormente de graças a Deus por que tenho certeza q ele esta cuidando bem dela

Responder
Djalma Oliveira Chaves
D.o.chaves Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) D.o.chaves Construções - há 7 anos

Boa tarde, a água que infiltra entre as duas paredes prejudica a ambas as partes, sobre as paredes, quem fez a parede por ultimo tem a responsabilidade de colocar o rufo, mas como os dois estão sendo prejudicado, bom é dividir a despesa, e sempre ser amigos

Responder
Rene Oliveira Da Silva
Particular - há 7 anos

bom dia o de parede baixa deve fazer rufo ,nao por obrigatoriedade mais bom senso,porque a parede dele menor ,ou seja levantou por ultimo ,mais tudo e conversado ,nao existe NR que obriga

nem um nem outro e sim bom senso.

Rubens Expedito Rocha de Souza
Rubens Expedito Engenharia (Barretos, São Paulo) Rubens Expedito Engenharia - há 7 anos

Não existe uma obrigatoriedade em código ou norma alguma de quem deve fixar o rufo na parede. O bom censo e o correto é a fixação no muro mais alto, para que não ocorra a infiltração de água. Porém se está te prejudicando muito, converse com ele tentem chegar num acordo.

Quem sabe cada um coloca no seu respectivo muro, assim cada um coleta sua água .

Responder
Alberto Fuad
Particular - há 7 anos

Olá Roberta!

Qdo existe um muro já construído, ( no caso o seu), o vizinho terá que pedir permissão a você para usá-lo, tanto para colocar luminárias, usar de apoio a uma cobertura ou anexar à uma construção (do vizinho) ou quaisquer objetos. Qdo já existe um muro( no caso o seu) e o vizinho vai construir um outro muro junto do existente, tanto o muro seja abaixo do seu, igual ou maior, ele tem a obrigação de se preocupar com a umidade que poderá prejudicar ao já existente, portanto, existem no mercado rufos de cimento, metálico e plástico.

Você deve ter uma boa vizinhança, aquela em que devemos ter um bom acordo e um bom senso entre as partes, essa é a melhor vizinhança.

Boa sorte !

Miguel Angel Oviedo Lima
Multicon Assessoria Empresarial Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Multicon Assessoria Empresarial Ltda - há 7 anos

Boa Tarde.

A responsabilidade dos rufos é particular de cada proprietário mas sempre existe acordos para evitar conflitos pois normalmente a responsabilidade se passa a quem construiu a parede ou muro depois da existência da primeira parede/muro sem planejamento de instalação dos rufos. Os rufos devem ser colocados nas 2 paredes/muros, dando atenção dobrada a parede menor, pois normalmente é entre esse vão que acontece a infiltração de água, instalando um rufo em forma de L para evitar essa fissura entre as 2 paredes e um rufo em forma de U na parede maior.

Espero ter ajudado.

Att. Miguel Oviedo.

Responder
Particular - há 7 anos

Os rufos são fixados sempre na parede mais alta, cobrindo o vão entre o maior e o menor; Geralmente a falta dele causa prejuizo aos dois, dessa forma é conveniente que seja repartido os custos, porém geralmente quem faz o muro mais alto e posterior obriga-se a fazer a proteção do que já estava construido anteriormente; A disposição; Scalatécnica

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região