Temos um ruído vibracional dentro de casa, como resolver?

Bom dia. Temos um ruído vibracional dentro de casa, mais evidente na sala de estar. Quando desligo a energia elétrica, o ruído também para, mostrando assim que a vibração é de origem elétrica. O que pode estar ocasionando este ruído? Isso é um problema comum? É perigoso?

Carlos Alberto / Piracicaba

Temos um ruído vibracional dentro de casa, como resolver?

Bom dia. Temos um ruído vibracional dentro de casa, mais evidente na sala de estar. Quando desligo a energia elétrica, o ruído também para, mostrando assim que a vibração é de origem elétrica. O que pode estar ocasionando este ruído? Isso é um problema comum? É perigoso?

Carlos Alberto / Piracicaba

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Respostas úteis 1
Cláudio  pereira
Endereço Construções (Mairiporã, São Paulo) Endereço Construções - há 7 anos

apenas 3 fatores ocasionam ruídos em rede residencial

reatores, placa de iluminação e circuito ou emendas desapertadas com isolamento folgado (som fritado)

fios de baixa tensão não vibra e se esquentar sem dissipação descasca e desarma o disjuntor não forma campo magnético

simples de resolver

Claudio

Responder
Marcos Fissachi  Obara
Denki Electrical Instalações Elétricas (São José do Rio Preto, São Paulo) Denki Electrical Instalações Elétricas - há 7 anos

Caro Carlos Alberto, faça um diagnostico por eliminação, começando com o disjuntor de entrada, e sucessivamente desligando a energia e verificando o ruído onde esta localizado, e sim problemas como esse pode ser comum sim, mas tem que ser resolvido. E sim, é perigoso, tendo em vista que na pior das hipótese irá gerar um incêndio.

Responder
Carlos Missio
Carlos Eletricista (São José do Rio Preto, São Paulo) Carlos Eletricista - há 7 anos

boa tarde, como os colegas responderam apontando algum possível problema, eu acrescento mais; pode ser reator magnético, pode ser transformador de 127 para 12 volts para lampadas di króica, pode ser auto-transformador para ar condicionado(caso seu padrão de entrada seja 127Volts), sendo o ar 220V.Verifique.

Responder
Cvl Instalações Elétricas, Pabx e Sistemas de Câmeras Adailton mansur

Você utiliza nesse espaço, lâmpadas econômicas ou fluorescentes que utilizam reatores eletrônicos, pode ser que esse reatores gerem esses ruídos, ok.

Abraços.

Responder
Moisés Oliveira Da Silva Antenas-me

oii ..

sr Carlos , podera ser inumeras coisas. acredito que nada haver com rede eletrica.pode ser sim alg motor de ac ou talvez reatores, mais o que me deixa encucado e o fato de o prob aparecer justamente quando desliga a rede eletrica. e referente ao motor , porem deveria vibrar tbm quando ligado.

sem ver pessoalmente , fica dificil.verificaçao. local

Responder
Alex dos Santos Tete
Particular - há 7 anos

Bom Dia , o fato ocorrido provavelmente foi gerado pelos circuitos de iluminação , tente primeiramente ir em seu quadro de energia e desligar o DR após cerca de 10 segundos torne a liga-lo novamente e verifique se ainda ocorre o problema caso ocorra procure identificar qual lampada está fazendo o barulho , caso ache verifique se a lampada ou o local esta úmido , costuma ocorrer por esse fator também , tente trocar a lampada antes que a mesma queime.

Att; Re9 Empreiteira

Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 7 anos

Fatores = Lampada fluorescente - reator indutor (não eletrônico) - motor eletrico - efeito corona na fiação - assombração rsrsrsr. Va ao quadro de distribuição desligue um a um dos disjuntor repare em qual desligamento parou o barulho, ai é só verificar esta linha eletrica. Se não tiver pratica, chame um eletricista profissional.

Responder
Paulo Rocha
Treemac Engenharia E Soluções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Treemac Engenharia E Soluções - há 7 anos

Bom dia, realmente vários fatores podem ocorrer, com a apresentação deste problema, desde um simples mau contato na conexões, mau dimensionamento no circuito de carga, uso de reatores, enfim e muito vaga a apresentação, porem e importante verificar, não e normal que a instalação elétrica em baixa potencia apresente ruídos ou mesmo vibrações. Uma avaliação precisa só presencial. Agradeço

Responder
Jose Roberto
Reformafacil.net (Santos, São Paulo) Reformafacil.net - há 7 anos

Bom dia,Sr. Carlos Alberto.

No seu caso,oriento primeiramente se tiver um painel de disjuntores desligar os circuitos sequencialmente um de cada vez para localizar em qual circuito poderá estar com problema.Detectado o circuito(sala cozinha etc) tente verificar se o problema é no circuito de iluminaçao ou tomada ou seja após verificar o circuito em questao desligue as lampadas e veja se o ruido parou,se naõ parou desligue todos os aparelhos da tomada um de cada vez e veja se parou o ruido.Dessa forma isolando o problema ficará bem mais facil de se chegar na conclusao final.

Responder
Dirceu Cicero
Girassol Serviços E Assessoria (Mongaguá, São Paulo) Girassol Serviços E Assessoria - há 7 anos

Em não havendo relação com os problemas relatados nas respostas anteriores, há a probabilidade de ser alguma emenda de cabo mau feita que cria resistência e com demanda de energia alta pode vibrar, difícil dizer sem fazer uma verificação física do problema, quanto ao risco partindo desse parâmetro, poderá ocorrer um curto circuito na rede.

Responder
Plácido Gutierrez
Gutierrez Construção Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gutierrez Construção Civil - há 7 anos

Bom dia Carlos Alberto ao meu ver isto só acontece quando a lâmpada e instalada com reator os estalos são provenientes a partida do reator não havendo reator ocasionado os estalos também pode ser a lâmpada espero poder ter ajudado bom dia

Responder
Moisés Eleuterio
Mega Voltt (Barueri, São Paulo) Mega Voltt - há 7 anos

Existe aguns fatores que pode estar ocasionando isto porém pode ser efeito amonia fenômeno que ocorre quando temos não é um circito em varias tubulações porém os circuitos estão com as fases em tubulação diferentes isto ocorre quando temos estes circuitos em tubulação metálica criando um campo magnético e daí bem e vibração também aquecimento dia tubos e circuitos

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região