Saber o que acontece quando a laje esta cheia de agua e como corrigir isso

Olá. Moro no litoral e houve um vendaval que tirou do lugar algumas telhas. Preocupada chamei um pedreiro para saber o que poderia ter acontecido na laje e o mesmo subiu até o telhado e disse *que havia uma piscina sobre um dos quartos*. Isso deve ter acontecido porque após notar as telhas, as que saíram do lugar, chovei direto uns 4 dias ou mais. O que pode acontecer no comodo onde *há esta piscina* ? percebí nos últimos quinze dias que a janela desse comodo não fecha com facilidade e a porta desse comodo idem. Inclusive não consigo mais trancar a porta. . . Não tem como fechá-la normalmente (sem empurrar). . . Basicamente a porta não fecha mais, não tranca. A parede sobre a porta parece estar, pelo peso da água sobre o comodo, pesando a ponto de a cada dia que passa a porta fechar menos. Houve o surgimento de infiltrações em todas as paredes do quarto e quando chove as paredes ficam molhadas. Reparei rechaduras do quarto (do comodo) que rapidamente atingiram a sala (a sala faz parede com esse quarto). O pior é. . . Olhando o telhado do portão nota-se que ele está torno, ondulado. É possível que um problema no quarto atinja todo o telhado ?Gostaria de receber a opinião de vocês porque nem entrar no comodo entro. . . A impressão é que vai desmoronar, pelas rachaduras, pela parede molhada. O que pode ser feito para consertar o estrago principalmente da porta e janela q não fecham mais. Quantos pedreiros vou precisar, o que sera mexido, quais os materiais que deverão ser usados. Ah. . . A vivo telefônica tirou o fio do telefone que passava por cima do comodo alegando agua, humidade e o fio, agora, é passado pela janela do quarto. O quarto tem 6 metros por 2, 5 de largura. Estou preocupada. . . A estrutura pode ser abalada pelo peso da agua na laje do comodo? grata pela atenção. . . Cláudia. . . E mail cel (13).

Saber o que acontece quando a laje esta cheia de agua e como corrigir isso

Olá. Moro no litoral e houve um vendaval que tirou do lugar algumas telhas. Preocupada chamei um pedreiro para saber o que poderia ter acontecido na laje e o mesmo subiu até o telhado e disse *que havia uma piscina sobre um dos quartos*. Isso deve ter acontecido porque após notar as telhas, as que saíram do lugar, chovei direto uns 4 dias ou mais. O que pode acontecer no comodo onde *há esta piscina* ? percebí nos últimos quinze dias que a janela desse comodo não fecha com facilidade e a porta desse comodo idem. Inclusive não consigo mais trancar a porta. . . Não tem como fechá-la normalmente (sem empurrar). . . Basicamente a porta não fecha mais, não tranca. A parede sobre a porta parece estar, pelo peso da água sobre o comodo, pesando a ponto de a cada dia que passa a porta fechar menos. Houve o surgimento de infiltrações em todas as paredes do quarto e quando chove as paredes ficam molhadas. Reparei rechaduras do quarto (do comodo) que rapidamente atingiram a sala (a sala faz parede com esse quarto). O pior é. . . Olhando o telhado do portão nota-se que ele está torno, ondulado. É possível que um problema no quarto atinja todo o telhado ?Gostaria de receber a opinião de vocês porque nem entrar no comodo entro. . . A impressão é que vai desmoronar, pelas rachaduras, pela parede molhada. O que pode ser feito para consertar o estrago principalmente da porta e janela q não fecham mais. Quantos pedreiros vou precisar, o que sera mexido, quais os materiais que deverão ser usados. Ah. . . A vivo telefônica tirou o fio do telefone que passava por cima do comodo alegando agua, humidade e o fio, agora, é passado pela janela do quarto. O quarto tem 6 metros por 2, 5 de largura. Estou preocupada. . . A estrutura pode ser abalada pelo peso da agua na laje do comodo? grata pela atenção. . . Cláudia. . . E mail cel (13).

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Respostas úteis 1
Guilherme Palermo

Cláudia, boa noite,

É interessante chamar um especialista para analisar possíveis impactos causados na estrutura deste quarto, que consequentemente refletirá em outros cômodos pelo momento causado na laje. Quanto a uma análise rápida de possível cisalhamento, as rachaduras/trincas que estiverem a 45º são preocupantes e devem ser analisadas a sua evolução (aumento de abertura e propagação).

Responder
Atilio
Particular - há 9 anos

Olá Cláudia,

Pela sua descrição, você enfrenta um problema delicado. Pois de acordo com as dimensões do quarto 6,0 m x 2,5 m = 15 m², se você tiver uma "piscina" de 10cm de água sobre a laje, você terá no total cerca de 1500 kg sobre sua laje, ou 100 kg/m² de sobrecarga a mais na sua laje.

Essa sobrecarga a mais é responsável pela dificuldade de abertura de portas e janelas, pois as vigas, se existirem, e as paredes estão estão deformando e a região de maior deformação será onde há aberturas de portas e janelas.

Importante neste caso, que você peça ao pedreiro que faça um furo para drenar essa água da laje o quanto antes, faça uma reforma do seu telhado, evitando problemas futuros de infiltração e sugiro que você contrate um engenheiro para fazer uma avaliação do seu imóvel para verificar a real situação da estrutura do seu imóvel após o fato descrito, e você possa estar segura.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção cômodos na sua região