Como fazer a passagem de gás e eletricidade?

Boa tarde pessoal, estou reformando minha cozinha e estou com duas dúvidas, no caso vou ter uma ilha central com cooktop, meu gás ficará localizado fora da residência, como posso passar tanto o ponto de eletricidade e de gás até a ilha ?

Como fazer a passagem de gás e eletricidade?

Boa tarde pessoal, estou reformando minha cozinha e estou com duas dúvidas, no caso vou ter uma ilha central com cooktop, meu gás ficará localizado fora da residência, como posso passar tanto o ponto de eletricidade e de gás até a ilha ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 8
Rodrigo Villas Boas
Vb Construções (Mauá, São Paulo) Vb Construções - há 5 anos

Opa! Vou te dar uma ajudinha. Passa o seu gás por encanamento de cobre, simples, não passe por mangueiras, pois elas têm validade, e você vai se enrolar pra trocar ela algum dia se caso colocar ela a parede...

Recomendo passar o encanamento por fora da parede. Pois toda casa tem dilatação, e um vazamento pode ocorrer e você não saberá o local, gás tem que ser EXTERNO sempre. E com encanamento amarelo.

Responder
Particular - há 5 anos

R: FAça enterrado com dutos distintos e com isolamento ante chama

A disposição;

Valdemir Nogueira Chagas

André, bom dia!

As tubulações devem passar pelo piso para chegar à ilha. Importante é usar os tubos corretos, lembrando que o gás de rua é de baixa pressão e o gás GLP é de alta pressão (tubos de cobre adequados) e para eletricidade use eletroduto rígido. O mais importante é contratar o profissional certo, esse vai saber orienta-lo.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Isaías
Particular - há 5 anos

Olá André para o gás você vai usar o cano de cobre Se caso você for passar pelo chão você vai usar uma mangueira Lisa e passar o cano de cobre por dentro da mangueira Lisa se caso também elétrica para você com aquele pedreiro que já está aí contigo vou passar aí aí elétrica também convém passar na Mangueira Lisa pelo chão nunca coloca mangueira corrugada no chão a mangueira corrugada é só na parede entendeu quando a distância do teu botijão você pode por até 5 m de distância isso vai é do seu ambiente

Claudio Amaral
Claudio Manutencao Pinturas E Eletricas (Rio Grande da Serra, São Paulo) Claudio Manutencao Pinturas E Eletricas - há 5 anos

A parte elétrica o melhor caminho e pela parede o gás pelo chão nunca fasse fios elétricos perto de gás e os fios vc isole bem todas imensas se tiver.

Use sempre fita isolante de alta fusão primeiro 33+ e depois passa a fita isolante 33+

Responder
Larissa Teixeira
Espacial Arquitetos (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Espacial Arquitetos - há 5 anos

Olá André, tudo bem?

Você pode passar pelo piso, tanto o gás quanto a elétrica.

O gás deve ser totalmente isolado com bastante cimento para evitar vazamentos.

A elétrica deve ser passada por conduites flexíveis, aqueles amarelos.

Espero ter ajudado!

Um abraço.

Larissa Teixeira

Espacial| Arquitetura e Design

Responder
Estúdio Mandarina

André, se seu sistema de gás for de botijão, ele precisará ficar próximo ao fogão, pois as mangueiras para esse sistema são curtas, não permitindo remendos. A melhor maneira é mudar o seu sistema de gás, para o gás canalizado de rua que permite grandes distâncias e podem ser canalizados pelo piso ou parede.

Responder
Fernando Silva
Pequenas Reformas E Revestimentos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Pequenas Reformas E Revestimentos - há 5 anos

Bom dia André...pequenas reformas&revestimentos tem a satisfação de te ajudar...a instalação do gás e elétrica tem que ser feito por baixo do seu piso até a ilha neste caso..

Se for botijão a gás tem vários tipos de mangueiras longas e se for canalizado você precisa de tubos e conceções de cobre para alcançar a ilha...neste caso tem q usar a solda para cobre...lembrando que quando se trata de gás e elétrica é bom contratar um profissional...qualquer dúvida estou aqui

Fauller Buzon Rosa
Fauller Buzon Revestimentos (São Sebastião, São Paulo) Fauller Buzon Revestimentos - há 5 anos

Boa tarde André já fiz varias ilhas como a sua a elétrica não tem muito segredo seria igual ao q foi feito na parede, já o gás já fiz com cano de cobre,mangueiras flexíveis e co. Cano de alumínio próprio PR gás!

Obs canos rigidos seria interessante passar por dentro de um conduite.

Responder
Ernaldo
Engenaldo Engenharia & Construção Eireli - EPP (São Caetano do Sul, São Paulo) Engenaldo Engenharia & Construção Eireli - EPP - há 5 anos

Olá André, tudo bem?

Você pode passar as duas instalações pelo piso, o importante é que seja feitas com materiais adequados e por profissionais de cada área, espero ter ajudado.

Abraço.

Responder
José Amancio da Costa
Construjac (Suzano, São Paulo) Construjac - há 5 anos

Olá André tudo bem? Olha André é muito fácil é só você procurar um o profissional competente para lhe fazer um orçamento e contratar um que possa lhe dar garantia do serviço prestado! Porque todos os bons profissionais têm que saber fazer o serviço certo ok obrigado por pedir opinião grato José Amancio ao seu dispor