Que tipo de samambaia utilizar para um pergolado?

Gostaria de usar várias samambaias para decorar um pergolado que será coberto com vidro, a área dele é de 25 m2 , as samambaias serão suspensas como pendentes, a minha dúvida é se a samambaia é uma boa escolha, gostaria que fosse alguma espécie que caia e de um efeito parecido com a dela, como 3 das laterais são abertas fico preocupado pois não entendo de plantas! O espaço que eu tenho é parecido com o da imagem anexada a única diferença é que a cobertura será vidro.

Que tipo de samambaia utilizar para um pergolado?

Gostaria de usar várias samambaias para decorar um pergolado que será coberto com vidro, a área dele é de 25 m2 , as samambaias serão suspensas como pendentes, a minha dúvida é se a samambaia é uma boa escolha, gostaria que fosse alguma espécie que caia e de um efeito parecido com a dela, como 3 das laterais são abertas fico preocupado pois não entendo de plantas! O espaço que eu tenho é parecido com o da imagem anexada a única diferença é que a cobertura será vidro.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Guilherme Scheidemantel
Particular - há 6 anos

Se sua opção é realmente vidro, é recomendável algo que atenue a incidência de luz, ou o "efeito lente" será fatal para virtualmente qualquer espécie. Feito isto, qualquer samambaia fica bem com luz indireta. Eu recomendaria a "samambaia americana (Nephrolepis exaltata) pela característica de folhas pendentes. Outro gênero pendente muito ornamental é o das columeias, que vale a pena pesquisar!

Particular - há 6 anos

R: Samambaias gostam de sobra... se não colocar sombrite, qualquer especie que colocar vai secar devido o sol no vidro.... irá virar uma sauna...... coloque um brise e sombrite, dessa forma poderá ter orquideias, samambaias, coração de cristo e varias outras....

A disposição;

Marcellus Vidal Martins
Vidal Reformas E Interiores (Barra Mansa, Rio de Janeiro) Vidal Reformas E Interiores - há 6 anos

Após os devidos cuidados técnicos, conforme a resposta anterior, o ideal seria samambaias de pequena folhagem, assim não perturbando o conforto de quem está sob o pergolado. Eu recomendo as espécies Americana e Renda Francesa.

2 fotos
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de paisagistas na sua região