Qual o distanciamento ideal entre as sapatas?

Prezados boa tarde!

Gostaria de saber, em um terreno firme, qual o distanciamento ideal entre as sapatas para se construir um andar acima?

Desde já agradeço!

Fico no aguardo.

Sds.

Marcio Athayde

Qual o distanciamento ideal entre as sapatas?

Prezados boa tarde!

Gostaria de saber, em um terreno firme, qual o distanciamento ideal entre as sapatas para se construir um andar acima?

Desde já agradeço!

Fico no aguardo.

Sds.

Marcio Athayde

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Dennis Vianna
DEALVIA Engenharia e Contruções (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) DEALVIA Engenharia e Contruções - há 6 anos

Sapatas são elementos estruturais que transferem as cargas das cintas, pilares, vigas e Lajes para o solo. Não existe uma receita para o espaçamento entre as sapatas. O que determina é o projeto e as cargas . Para uma residência térrea em solo firme pode usar espaçamento entre 3 e 4 , com dimensões de 1x1m

Responder
Particular - há 6 anos

R: Não existe uma distancia padrão, ou mais economica... Tudo depende do projeto arquitetonico; Sabe-se que no caso de construções residenciais metálicas, o peso da estrutura é menor que as de concreto, e possui maiores vãos livres, diminuindo a quantidade de sapatas e possibilitando ampliações de forma mais pratica, barata e segura; Se mandar seu projeto... podemos orçar sem compromisso;

A disposição;

Moacir Araujo
Planasa Construções (Ibirité, Minas Gerais) Planasa Construções - há 6 anos

bom dia márcio, não existe uma distancia predeterminada para executar as sapatas,

vai depender da concepção do projeto, com isso vai se determinar a quantidade de sapatas.

Responder
Nelson Souza ferreira
Particular - há 6 anos

Depende da carga que essas sapatas irão suportar e se ira ter segundo andar,terraço.... E assim por diante. Quer dizer,depende do projeto à ser feito.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região