Como saber se a estrutura da fundação suportará um sobrado?

Boa noite, gostaria de tirar uma duvida, estou construindo uma casa em um terreno firme, porém em decline, tive que fazer uma contenção de 150cm para chegar no nível com blocos de cimentos , e fazer o radié, fiz as sapatas de 60×60 com 30 cm de concreto sendo que a ferragem ficou no meio, fiz os pilares com 25x25cm (ja concretados ) e com ferro 3/8. gostaria de saber se posso fazer um sobrado nessa estrutura ou não, e se a resposta for sim, queria saber quantas lajes posso fazer nessa estrutura sendo que vai ser feita toda com ferros 3/8 as colunas.

Como saber se a estrutura da fundação suportará um sobrado?

Boa noite, gostaria de tirar uma duvida, estou construindo uma casa em um terreno firme, porém em decline, tive que fazer uma contenção de 150cm para chegar no nível com blocos de cimentos , e fazer o radié, fiz as sapatas de 60×60 com 30 cm de concreto sendo que a ferragem ficou no meio, fiz os pilares com 25x25cm (ja concretados ) e com ferro 3/8. gostaria de saber se posso fazer um sobrado nessa estrutura ou não, e se a resposta for sim, queria saber quantas lajes posso fazer nessa estrutura sendo que vai ser feita toda com ferros 3/8 as colunas.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Elton Macedo
Elton Macedo (Salvador, Bahia) Elton Macedo - há 7 anos

Olá amigo boa tarde. Para saber se uma estrutura suporta o sobrado só mesmo fazendo uma sondagem do terreno e o cálculo estrutural com base em seu projeto de arquitetura. Nesse projeto de estrutura, que será feito após tudo calculado teremos o dimensionamento correto da fundação e de toda a estrutura. Obrigado pela pergunta. Elton Macedo - Eng. Civil

Responder
Daiane Souza Cristina

Boa noite,você pode fazer uma laje com cobertura de telhado,se tivesse cavado as sapatas 80\80 não haveria necessidade de usar o ferro 3\8, e poderia substituir pelo 5\16,com esta base você poderia construir até 3 lajes,a base de sua sapata está mais apropriada para muros,espero que ajude!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região