Quem deve reparar o problema de infiltração?

Bom dia! Moro há 25 anos no 6º. andar. de um prédio. Há mais ou menos 8 anos tenho problema com água da chuva infiltrando pelo canto da janela da sala (este canto é janela com janela - não há parede). Tentei corrigir com silicone, que não adiantou, continuou entrando água e a parede continua úmida e descascando a parede.

Ontem, com a chuva forte, ocorreu algo assustador. Entrou água, muita água não gotas, como se uma torneira estivesse aberta!!! entrava pela parte interna superior do caixilho, ou seja, do lado interno da sala. Não havia como recolher aquela água... não sabia o que fazer!!! Tenho 62 anos e moro sozinha. Não sei se é problema meu ou do prédio e gostaria de ter esta informação ( e também o que fazer) antes de falar com o síndico. Vi pela janela que na parte de cima (7º. andar) existe uma fissura no concreto e não sei se poderia estar entrando água por alí, já que está bem em cima da minha janela.

Peço, por gentileza, se puderem, dizer-me algo a respeito. Pode ser problema do prédio? nunca tinha acontecido antes... nunca vi ou soube de alguém que tivesse água caindo da parte superior da janela pelo lado interno!

Não sei se para esse tipo de problema sou eu quem deva pedir orçamento ou o próprio prédio.

Por favor, não deixem de dar-me alguma orientação.

Grata,

marlene

Quem deve reparar o problema de infiltração?

Bom dia! Moro há 25 anos no 6º. andar. de um prédio. Há mais ou menos 8 anos tenho problema com água da chuva infiltrando pelo canto da janela da sala (este canto é janela com janela - não há parede). Tentei corrigir com silicone, que não adiantou, continuou entrando água e a parede continua úmida e descascando a parede.

Ontem, com a chuva forte, ocorreu algo assustador. Entrou água, muita água não gotas, como se uma torneira estivesse aberta!!! entrava pela parte interna superior do caixilho, ou seja, do lado interno da sala. Não havia como recolher aquela água... não sabia o que fazer!!! Tenho 62 anos e moro sozinha. Não sei se é problema meu ou do prédio e gostaria de ter esta informação ( e também o que fazer) antes de falar com o síndico. Vi pela janela que na parte de cima (7º. andar) existe uma fissura no concreto e não sei se poderia estar entrando água por alí, já que está bem em cima da minha janela.

Peço, por gentileza, se puderem, dizer-me algo a respeito. Pode ser problema do prédio? nunca tinha acontecido antes... nunca vi ou soube de alguém que tivesse água caindo da parte superior da janela pelo lado interno!

Não sei se para esse tipo de problema sou eu quem deva pedir orçamento ou o próprio prédio.

Por favor, não deixem de dar-me alguma orientação.

Grata,

marlene

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 5
Lucas Francisco de Carvalho Coelho
Particular - há 6 anos

Bom dia, D. Marlene.

A questão é como nosso colega Valdemir disse. Há que se averiguar a situação para avaliar pontualmente o caso.

Diria que de fato é possível a água entrar pela parede de fachada. Tenho um caso em que a parede externa de um imóvel é revestida com pedras naturais e é muito provável que o revestimento tenha sido fixado apenas com uma massa pontual no centro da peça, deixando as beiradas sem argamassa. Isso provoca um vazio entre a parede e a pedra de revestimento. Quando chove muito, seja por meio do rejuntamento, seja por meio de aberturas e fissuras que existam na parede, esses vazios são preenchidos com água e causam um problema sério de infiltração no lado interno da residência. Os proprietários não possuem atualmente condições financeiras para corrigir o problema, por isso ele persiste.

Pois bem, eu creio ser possível que o problema seja causado por algum tipo de abertura ou fissura. Mas seria necessário alguém ir até o local e fazer uma vistoria adequada para constatar o verdadeiro problema.

Quanto a responsabilidade, se ficar constatado pelo profissional responsável que o problema é de origem externa, o condomínio deve ser acionado para corrigir o problema e as eventuais extensões do mesmo, que no caso envolveria um reparo na unidade da Srª. Caso contrário (o que seria muito difícil acontecer) o problema deveria ser resolvido pelo proprietário da unidade onde o problema ocorre.

Espero ter ajudado em algo!

Saudações.

Odair Brocanello
BP Arquitetura E Engenharia (Campinas, São Paulo) BP Arquitetura E Engenharia - há 6 anos

Assim como as respostas dos colegas, é necessário a visita de um engenheiro, para avaliar a situação da infiltração, mas, pela sua explanação, creio que esteja ocorrendo de fora para dentro, e um laudo técnico com ART, é um documento que servirá para resolver esta situação em várias esferas.

Responder
Martinho A Farias / Luis Fernando

Precisa visita local para avaliar e extensão do problema e condição de execução do reparo.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Sra. Marlene, bom dia!

Minha sugestão seria que o Condomínio contratasse uma Consultoria com Engenheiro Civil, devido a idade do prédio. Seria elaborado um "Laudo Técnico" acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA, onde o engenheiro iria apontar as prováveis causas, bem como, as possíveis soluções técnicas e financeiras, dando ênfase as responsabilidades, se do Condomínio como um todo e/ou das unidades autônomas.

A CKS Consultores elabora este tipo de "Laudo Técnico", veja abaixo algumas ART de nossa responsabilidade.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

3 fotos
Responder
Jorge Luiz
Munique Projetos (Campinas, São Paulo) Munique Projetos - há 6 anos

Marlene bom dia, para avaliação correta da situação faz- se necessária a visita de um técnico, no entanto com as informações fornecidas nos dão um indicativo das possíveis causas.

1°- possível infiltração por fissura na alvenaria neste caso seria de responsabilidade do condomínio bem como reparos internos nas unidades danificadas em decorrência da infiltração.

Marcos Lemos Porto Alves

Boa tarde

Fissuras no prédio são comuns e deverão ser corrigidas pelo condomínio.

Quando a sua janela preciso que me informe o tipo de janela foi colocado.

Se de madeira é do tipo veneziana e deverá verificar se a cremalheira (peça que fecha a janela), estar empenada e portanto entra pelos vão a água.

Se de Alumínio deve me informar qual modelo (quarto ou sala.

É costume na montagem, o trilho tem abertura para a vazão de água.

Com chuvas torrenciais o enchimento da canaleta é rápido mas a vazão não é suficiente. Neste caso se sucede o transbordamento e a entrada de águas em teu apartamento.

Conforme a construção do edifício, o lado de seu apartamento pode ter ocorrências maiores devido ao vento, as chuvas entre outros.

Sugiro que proceda chamando uma vidraçaria e quanto as tricas comunicar por escrito as ocorrência ao síndico.

Caso interesse fico a sua disposição.