Necesito autorização para retirar o rodapé?

Segundo a NBR 16.280, não necessito de nenhuma autorização para retirada do rodapé para colocação do piso laminado? Terei que retirar somente o rodapé, colocarei o laminado sobre a cerâmica.

Necesito autorização para retirar o rodapé?

Segundo a NBR 16.280, não necessito de nenhuma autorização para retirada do rodapé para colocação do piso laminado? Terei que retirar somente o rodapé, colocarei o laminado sobre a cerâmica.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Josoé Gandra
J Gandra - Tecnologia E Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) J Gandra - Tecnologia E Construções - há 2 anos

Para esse tipo de serviço tecnicamente não seria necessario laudo. talvez dependo do sistema estrutural do predio a convenção interna determine a necessidade de laudo por se tratar de piso sobre piso. o melhor caminho é consultar a convenção do condomínio. caso precise do laudo sou engenheiro civil e atuo com projetos, laudos, orçamentos e pericias. pode contar comigo!

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 2 anos

Prezada , a NBR 16280 ABNT foi criada com diversas finalidades em especial a segurança estrutural , mas não só isso !!! A norma é clara , qualquer obras nas unidades privadas e nas áreas comuns , independente de estarem ou não aprovada junto das prefeituras locais , o Sindico só pode autorizar os serviços após um LAUDO TÉCNICO por profissional habilitado , sob pena de assumir a responsabilidade Cível e Criminal por qq acidente que possa acontecer .

Nesse Laudo , é descrito todos os serviços , dependendo dos serviços cálculos de de aumento de cargas ( estrutural , elétrica , gás e etc) , como também diversas formalidades , como proibição de equipamentos de alta sonoridade (martelo britador e outros) , ensacamentos de entulho , horário de uso dos elevadores para subir materiais ou descer , preenchimento de fichas dos funcionários que farão os serviços e outras exigências da NBR , independente do serviço a se realizado !!!

IMPORTANTE : essa norma surgiu em razão de 2 fatores primordiais , a SEGURANÇA do prédio e o MENOR TRANSTORNO aos moradores e também para dar um fim na omissão dos Síndicos , que fingiam não saber que haviam apartamentos em obras , as quais geravam desconforto aos vizinhos e sérios riscos ao prédio !!!

Responder
Silmara Lopes dos Santos de Oliveira

Olá Vivian, pela norma realmente não, porém há condomínios que impõem suas próprias regras, atendemos um cliente que a reforma era tranquila, porém houve denuncia de moradores ao sindico e o mesmo teve que receber um laudo por nossa equipe especificando que era reforma de caráter urgente, por isso é sempre bom estar esclarecendo com o sindico para evitar problemas futuros. Boa sorte .

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Varia muito de interpretação do condominio, mas se não houver barulho na retirada desse rodape... dá para fazer sem a ART

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.