Será que posso colocar a máquina lava e seca longe do tubo de esgoto ?

Comprei um apartamento recentemente, mas não gostei de como a construtora desenhou ele, a maquina fica ao lado do fogão, e eu queria fazer a minha cozinha em formato L, porém eu teria que colocar a máquina lava e seca do outro lado da parede, longe do tubo de esgoto e da energia, minha pergunta é: é possível trocar ela de lugar ? Se sim, qual profissional devo recorrer ? Um encanador ?

Será que posso colocar a máquina lava e seca longe do tubo de esgoto ?

Comprei um apartamento recentemente, mas não gostei de como a construtora desenhou ele, a maquina fica ao lado do fogão, e eu queria fazer a minha cozinha em formato L, porém eu teria que colocar a máquina lava e seca do outro lado da parede, longe do tubo de esgoto e da energia, minha pergunta é: é possível trocar ela de lugar ? Se sim, qual profissional devo recorrer ? Um encanador ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Eng. Lucas Barbosa
Lb&c Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Lb&c Engenharia - há 3 anos

Boa tarde Luany.

Qualquer reforma em apartamento deve seguir as orientações da NBR 16280, tais como a contratação de um responsável técnico (engenheiro ou arquiteto), alem de informar e pedir permissão para o sindico como já bem colocado pela amiga Larissa.

Fico a disposição.

A LB & C engenharia atende São Paulo e região.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Primeiramente um engenheiro para avaliar as alterações pretendidas, depois pegar a autorização no condominio e por fim executar com equipe multidisciplinar

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Larissa Salvador
Arq Larissa Salvador (Belo Horizonte, Minas Gerais) Arq Larissa Salvador - há 3 anos

Oi Luany! O ideal é contratar um arquiteto, para verificar as possibilidades de alteração, pois o projeto da cozinha deverá ser refeito, e a tubulação tem uma inclinação mínima para funcionar e ir para o ponto existente. Esta obra tem que ser autorizada pelo síndico.