Pedro Chagas
Só para estudo

Preciso saber se existe uma tabela informando o tempo para fazer uma obra, ex: o tempo que um pedreiro leva para levantar uma parede, fazer um contra piso.

Só para estudo

Preciso saber se existe uma tabela informando o tempo para fazer uma obra, ex: o tempo que um pedreiro leva para levantar uma parede, fazer um contra piso.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Glauco Medeiros
Cadmo Engenharia De Soluções (Brasília, Distrito Federal) Cadmo Engenharia De Soluções - há 8 anos

Pedro, existe sim.

Você pode procurar na internet por índices de produtividade de serviços, ou ainda de forma mais fácil, no SINAPI Composição de Serviços.

Procure no site da Caixa Econômica por SINAPI Tabela de Composição de Serviços, baixe o PDF e procure pela composição de serviços que deseja mensurar o tempo.

Exemplo: Alvenaria de blocos cerâmicos X m2 R$ Y/m2. Dentro da composição você poderá localizar a quantidade de horas que um pedreiro e um servente gastam por m2 de alvenaria, justamente o tempo que você procura.