O vizinho pode construir usando o muro de divisa?

Meu vizinho não pediu autorização e levantou o telhado dele na divisaria que fiz do meu sobrado. Pedi que desmancha-se e construísse o dele, e ele fez e deixou um vão de 10 cm entre as duas paredes. Esse vão ele pode deixar sem prencher de massa já que são sobrado geminados e as paredes são coladas?

O vizinho pode construir usando o muro de divisa?

Meu vizinho não pediu autorização e levantou o telhado dele na divisaria que fiz do meu sobrado. Pedi que desmancha-se e construísse o dele, e ele fez e deixou um vão de 10 cm entre as duas paredes. Esse vão ele pode deixar sem prencher de massa já que são sobrado geminados e as paredes são coladas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Ana
Particular - há 5 anos

Pode, ele está no espaço dele. Considero que ele tenha sido bem condescendente em deixar esse espaço, pois nem precisava tanto, bastaria só não encostar no seu. Sugiro que vc preencha esse espaço com isopor para valer de isolante termoacústico e impedir que passe umidade de uma parede para a outra, e na altura do telhado mais baixo, um rufo evitará qualquer outro problema. Vc tem muita sorte de ter um vizinho assim.

Particular - há 5 anos

R: Se ele fez o muro dele, OK, só basta colocar um rufo neste vão de 10 cm informado;

A disposição;

SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 5 anos

Bom dia, Sr. Antonio Carlos.

Veja se entendi bem: Inicialmente o vizinho construiu o telhado dele sobre o muro do senhor. Então o senhor pediu que ele retirasse o telhado de cima do muro do senhor e construisse um muro no terreno dele para que pusesse apoiar o telhado. E assim ele fez, porém o muro dele, dentro do terreno dele, ficou 10cm de distância da divisa/muro do terreno do senhor. Correto?

Dentro do próprio terreno, obedecendo as normas e plano diretor de sua cidade, você pode fazer da forma que quiser e puder. Ou seja, ele não está obrigado a fazer esse preenchimento ou qualquer outro serviço, desde que não ultrapasse os limites do terreno dele.

Esse caso se resolveria em comum acordo, mas como a parte interessada nesse momento é o senhor, provavelmente o seu vizinho não irá querer arcar com os custos.

O que o senhor pode fazer é tentar conversar para convencê-lo que esse espaço pode acumular sujeira, será de difícil manutenção, poderá abrigar bichos etc para que ele faça o preenchimento.

Espero tê-lo ajudado.

Boa semana!

Responder
Ricardo Correa

Prezado

Muro de divisas acabam as vezes gerando problemas e discussões que acabam sendo resolvidas na esfera jurídica

Sugiro que vc contrate um perito para analisar a situação pois ele precisará analisar no local e te orientar de maneira correta

Responder
Alex scrivani
Scrivani Engenharia (Caratinga, Minas Gerais) Scrivani Engenharia - há 5 anos

Amigo, um exemplo bom sobre esta divisa de um terreno seria assim imagina que essa divisa seja uma linha mais fina que um fio de cabelo, o ideal é demarca o teu terreno e fazer o seu muro da divisa para dentro do seu terreno, se o muro que você fez esta totalmente do seu terreno ele não pode construir, seria no caso invasão. Porém se o muro que você construiu esta exatamente no meio da divisa ou seja um muro de 20 cm de espessura onde 10 cm esta do seu lado do terreno e outros 10 do lado dele, nenhum dos dois é dono do muro se tornando um problema serio para vocês decidirem.

Somente vendo e analisando as medidas poderíamos chegar a uma conclusão final sobre isso.

Espero ter ajudado, Bom dia

Responder
Hélio Pinheiro
Particular - há 5 anos

Obedecendo as normas e plano diretor de sua cidade, você deverá verificar junto com seu projeto de área do local pra ferificar corretamente se relmente o muro dele está invadindo seu lote, estando o muro exatamente na divisa dos dois lotes, nenhum é dono real deste muro, cabendo então bom senso das duas partes em aceitar ou não, caso uma das partes não aceitam, nada feito.