Pedreiro fez o sobrado apenas com colunas, tem solução pro alicerce?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Engeconsult - Projetos, Engenharia e Consultoria

Boa noite, Ilmara. Ficamos satisfeitos em poder ajudar.

Como o colega da "Scala" disse, será necessária a verificação da estrutura como um todo.

Algumas observações:

Ter somente "colunas" é muito abrangente. Claro que a primeira coisa que vem à mente são as colunas (pilares) apoiados diretamente no solo. Mas na prática, é bem provável que não tenha sido isso, caso contrário você já teria tido grandes problemas.

Nossa sugestão é a contratação de uma primeira visita técnica de um profissional experiente para analisar o problema como um todo, um engenheiro, preferencialmente calculista e com experiência.

Ele lhe fará algumas perguntas, algumas verificações com equipamentos específicos e lhe apresentará um breve laudo ou, dependendo da extensão do problema, uma indicação mais complexa, que permitirá sua decisão futura.

Pode ter sido executado um radier (tipo de fundação onde o piso é armado e funciona como laje, recebendo e distribuindo a carga pelo terreno em uma grande área), podem ter sido executados pequenos blocos, devido à resistência do solo (neste caso, uma sondagem seria o ideal, mas muitos profissionais práticos já "acham" o solo firme...), pode ter sido feita uma sapata corrida em bloco cheio na base, o que é rápido e dependendo de quem executar, você vai em um dia e no outro já estão fazendo parede....... Mas o correto é ter um projeto estrutural, pois, primeiro você economiza (embora algumas pessoas acreditam que pagar engenheiro para calcular uma casa é besteira, pois o conhecido faz casa há 30 anos), segundo, você vai dormir tranquila, pois saberá como e para qual carga sua edificação foi dimensionada. E nessa etapa, você pode até definir se futuramente irá querer um segundo pavimento, pois a fundação de 1 e 2 pavimentos, dependendo do solo, considerando os limites normativos, são quase os mesmos, já lhe economizando um projeto futuro. Isso sem dizer no projeto arquitetônico, que lhe proporcionará conforto e estética apurada mas direcionado ao seu gosto. Instalações hidrossanitárias (imagina a dor de cabeça dos instaladores de móveis planejados para não acertar o "cano"...), projeto elétrico (imagine você tomando banho e a chave do chuveiro caindo e o eletricista dizendo: é só trocar a chave. Aí você troca a chave mas queima seu chuveiro ou pior, torra sua fiação).

Em resumo: chame um profissional da área de estruturas para uma visita técnica, serão quatrocentos a quinhentos reais que lhe pouparão centenas de reais, fora sua segurança e tranquilidade.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Deverá fazer um reforço estrutural completo... isso é caro...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região