É obrigatório manter uma distancia de 1,5 m do muro de divisa do vizinho?

Minha sogra tem um lote pequeno e quer construir mais o vizinho insiste em dizer que ela tem que construir a 1,5m de distância do muro ele alega que isso é exigência da prefeitura, sendo que no projeto da casa dela não consta nenhuma janela voltada para a casa dele, quero saber se está exigência consta na prefeitura ou se é apenas implicância do vizinho??

Helen Maciel
Helen Maciel perguntou sobre
Engenheiros
Há 5 meses

É obrigatório manter uma distancia de 1,5 m do muro de divisa do vizinho?

Minha sogra tem um lote pequeno e quer construir mais o vizinho insiste em dizer que ela tem que construir a 1,5m de distância do muro ele alega que isso é exigência da prefeitura, sendo que no projeto da casa dela não consta nenhuma janela voltada para a casa dele, quero saber se está exigência consta na prefeitura ou se é apenas implicância do vizinho??

12 Respostas

AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada respondeu... AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 5 meses

Bom dia Helen

Resp.: O afastamento de 1,50m somente é requerido para quando de aberturas e ventilação - fora isso poderá encostar nas divisas. Em alguns casos que há uma exigência de manter afastado, porém são muito específicos. Veja se o projeto tem um alvará e mesmo um responsável por projeto e construção junto ao CREA e CAU. Caso ela não possua, já de imediato providencie antes de iniciar a obra - pq se ela inciar sem essas 02 obrigações o vizinho pode denúnciar a obra e assim além de pagar uma multa, terá a obra embargada e será de igual forma obrigatório efetuar alvará e profisisonal.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Estamos trabalhando com custo promocional junto Habitissimo em R$ 12,00/m². Verifique na seção de promoções. Envie detalhes, desenhos, fotos, aquilo que vc desejar. Atuamos constantemente dessa forma em todo território nacional.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

Somos qualificados com CREA e CAU.

AB | Arquitetura Integrada

Marcio Thadeu Do Nascimento
Marcio Thadeu Do Nascimento replicou... Mr Engenharia E Arquitetura (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Mr Engenharia E Arquitetura - há 5 meses

Boa tarde Helem o correto é vc procurar um Engenheiro ou um Arquiteto que poderar estudar o seu caso, mas uma dica importante e nunca começar uma obra sem a avaliação de um profissional e a liberação da obra junto à prefeitura e mesmo que não seja obrigatório uma distância de 1,5m do muro do vizinho é vom deixar um espaçamento para futuras reformas lembre-se que toda edificação precisa de manutenção e se algum dia você precisar consertar um emboço ou fazer algum reparo esse espaçamento irá te ajudar muito

Paulo Maciel
Paulo Maciel replicou... Particular - há 1 mês

AB | Arquitetura Integrada, tenho uma duvida! Esse 1,5 m só tem de ser respeitados se a abertura for em horizontal ou em vertical também? EX: Meu terreno tem 12 m de largura e 18 m de comprimento. Então queria fazer uma porta(em vertical) que sai da garragem para os fundos da casa sem dar de frente com o terreno vizinho, posso ou terei que respeitar 1,5 de distância?

Montano & Matos Engenharia
Montano & Matos Engenharia respondeu... Montano & Matos Engenharia E Terraplanagem (Peruíbe, São Paulo) Montano & Matos Engenharia E Terraplanagem - há 5 meses

Olá, Helen bom dia !!!

É um prazer poder ajuda-la.

Primeiro você teria que saber o diz as normas da Prefeitura.

Por exemplo, aqui na minha cidade é obrigatório ter 1,50 mt de distancia mesmo que não tenha a abertura para ventilação.

De qualquer maneira a melhor e mais viável forma de tirar todas suas duvidas é chamar um profissional que vai te dar todo suporte, desde a autorização do Alvará junto a Prefeitura como acompanhamento.

Boa sorte

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Deve-se seguir as leis de diretrizes e ocupação do solo da localidade, o que se pede geralmente é isso para residencias.. 1,50 m...

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Dimas Azevedo

Bom dia! Se tem como parâmetro a distancia de 1,50 m o afastamento mínimo da divisa com o vizinho, porém como já foi dito isto só se aplica para que possa abrir janelas ou outro tipo de ventilação voltado para a divisa, mas isto não é para todas as edificações, depende da altura da edificação, edificações com maior numero de pavimentos normalmente este afastamento é maior, para se saber exatamente consulte o código de obras da sua cidade. Espero ter ajudado

Bruno Silva
Bruno Silva respondeu... BRN Engenharia Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BRN Engenharia Civil - há 5 meses

Olá Helen,

Na cidade de São Paulo o afastamento de 1,50 m só é necessário caso haja alguma abertura, ou então exceda 9 metros de altura a edificação a ser construída, mas o ideal é você contratar um profissional habilitado que irá analisar o código de obras da sua cidade e te orientará no que pode ser executado legalmente, para qualquer tipo de construção ou reforma é obrigatório você ter um responsável técnico tanto pelo projeto como pela execução da obra, evite problemas com embargo e multas, qualquer outra dúvida estou a disposição, obrigado.

Atenciosamente,

Bruno da Silva

Engenheiro Civil

Contraste Arquitetura e Consultoria

Boa noite, Helen.

Essa distância é obrigatória, é definida pelo Código Civil Brasileiro. Porém em algumas cidades como São Bernardo do Campo, existe um termo de anuência da vizinhança, onde o seu vizinho aceita a permanência da abertura na divisa com o lote dele.

SR Engenharia Consultiva
SR Engenharia Consultiva respondeu... Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 23 dias

Bom dia, Helen.

Tudo bem?

Sendo bem prático e objetivo.

Procure a prefeitura de sua cidade que eles, de posse de seu endereço, dirão quais são todos os afastamentos obrigatórios no seu lote.

Esses parâmetros são definidos pelas prefeituras de cada cidade e podem mudar bastante de um bairro para outro.

Vão haver lugares que você pode "colar" a parede em 2 lados, outros em 3 lados... outros em apenas 1 lado, enfim, quem vai dizer isso é a prefeitura.

Você também pode procurar um engenheiro ou arquiteto, mas cuidado, as vezes podem se confundir ou passar informações incorretas. Recomendo buscar as informações direto na secretaria de obras de sua cidade.

Espero tê-la ajudado!

Bom final de semana

André Dias
André Dias respondeu... Engenheiro Civil - Projetos, Planejamento, Gestão E Controle De Obras Civis (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Engenheiro Civil - Projetos, Planejamento, Gestão E Controle De Obras Civis - há 22 dias

Olá, boa tarde!

Como no seu caso, haverá uma construção, é importante que você esteja respaldada pela legislação vigente, pois não será alguém que lhe informou, mas algo que você teve orientação baseada na lei.

Então para isso basta você ir até a prefeitura do seu município e consultar sobre o assunto. Algumas prefeituras possuem estas informações na internet.

Espero ter ajudado!

Um abraço!

Calcular preço grátis ONLINE em um minuto e sem compromisso
Deixe sua resposta

Para escrever uma resposta você deve estar registrado. Não está permitido incluir telefones de contato, e-mails ou links externos nesta seção, dito conteúdo utilizado será moderado e eliminado.

Você é um profissional e quer encontrar novos clientes?

Entre em contato com pessoas no instante em que procuram na sua região por profissionais expertos na construção, reformas, instalações, mudanças, arquitetos, etc.

Cadastre-se grátis