É possível a instalação de energia solar, para manter apenas um eletrodoméstico da casa?

Gostaria de saber se e possível a instalação de energia solar, para manter apenas um eletrodomestico da casa, sei que como o aparelho só e usado a noite teria que ter uma bateria. No caso um ar condicionado pois e o que provoca maior gasto de energia, e também uma tomada para alguns serviços domésticos. Agradeço se puderem esclarecer esta duvida. suzy

É possível a instalação de energia solar, para manter apenas um eletrodoméstico da casa?

Gostaria de saber se e possível a instalação de energia solar, para manter apenas um eletrodomestico da casa, sei que como o aparelho só e usado a noite teria que ter uma bateria. No caso um ar condicionado pois e o que provoca maior gasto de energia, e também uma tomada para alguns serviços domésticos. Agradeço se puderem esclarecer esta duvida. suzy

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Samuel Ignácio Da Silva
Particular - há 6 anos

Boa tarde Suzy, o mais indicado é instalar um sistema ongrid, mesmo somente para um único equipamento, durante o dia o sistema fotovoltaico vai gerando créditos e a noite o medidor bi-direcional utiliza os créditos gerados, todos os equipamentos, projetos, serviços e documentação uma empresa de energia solar poderá te auxiliar.

Alexandre de Medeiros Lemos

Consumidor proteja-se sabendo os seus direitos e cumprindo seus deveres. Exija o documento do seu engenheiro com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) recolhida no CREA.

Instituída pela Lei nº 6.496/77, o documento caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais do Sistema Confea/Crea e contratantes de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional. Ela é sua garantia, de que pagas e contratas um serviço justo.

Alexandre

Responder
Junior Barbosa
Cinemma áudio E Vídeo (Piracicaba, São Paulo) Cinemma áudio E Vídeo - há 7 anos

É possível sim, mas é necessário um cálculo para sabermos o consumo para o dimensionamento correto.

Responder
José Edilson Custódio
Clean Energy (Energia Solar Fotovoltaica) (Recife, Pernambuco) Clean Energy (Energia Solar Fotovoltaica) - há 7 anos

É ´possível. O indicado no seu caso é um sistema isolado (com baterias estacionárias).

O que irá determinar o tamanho do sistema, serão os equipamentos ligados a ele. Só alertamos no caso de equipamentos que possuam motor elétrico, tipo ar condicionado, geladeira, freezer... exigirão um sistema mais robusto e consequentemente mais caro. Sistemas fotovoltaicos isolados são indicados para eletrônicos em geral, iluminação, enfim equipamentos que não possuem motor elétrico.