É normal gesso estalar?

Pessoal que trabalha com gesso . Eh normal o gesso estalar ? Um cara colocou gesso acartonado na minha casa apenas pendurado pelo arame e chumbado em alguns pontos . Eu achava que o acartonado não usava arames apenas o de placas . Desde já agradeço

É normal gesso estalar?

Pessoal que trabalha com gesso . Eh normal o gesso estalar ? Um cara colocou gesso acartonado na minha casa apenas pendurado pelo arame e chumbado em alguns pontos . Eu achava que o acartonado não usava arames apenas o de placas . Desde já agradeço

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Anderson Santos
Estudio V+A ARQUITETURA (São Luís, Maranhão) Estudio V+A ARQUITETURA - há 5 anos

Muita calma, Laiza! Pela sua descrição, seu forro não foi instalado seguindo todos os procedimentos recomendados (o que é uma pena), mas mesmo que tivesse tudo certinho, ainda seria possível acontecer pequenos estalos e algumas fissuras. No seu caso (pela forma como foi executado), esses estalos vão ocorrer com mais frequência, mas não precisa se preocupar, nada vai cair ou machucar ninguém. O máximo que vai acontecer é o aparecimento de fissuras. Se você ainda estiver muito preocupada, pode pedir para um profissional analisar a estrutura onde o forro foi ancorado (onde os arames foram chumbados) e lhe dizer se suporta o peso extra, mas só pra desencargo de consciência.

Responder
Oscar Beche
Particular - há 5 anos

Para gesso acartonado é preciso fazer uma cama de forro de perfil metálico e este sim afixado no teto, mas nao é normal o acartonado ter estalos. sugiro pedir a um proficional para verificar pois pode sim vir a cair.

Alberto Luiz
Luiz Eletricista (Niterói, Rio de Janeiro) Luiz Eletricista - há 5 anos

Eu Trabalho com DryWall à 10 anos e nunca tive esse tipo de reclamação.

Provavelmente a estrutura não foi instalada corretamente... o tirante e o regulador junto com o perfil F47 instalado corretamente não sede.

Realmente o arame não é utilizado no DryWall mas por ser mais barato do que o Tirante muitos profissionais utilizam arames de maneira incorreta porque o Tirante e rígido o arame é flexível.

Responder
Vagner Hayakawa
Acesso Engenharia (Uberlândia, Minas Gerais) Acesso Engenharia - há 5 anos

Provavelmente há falha na instalação

Responder
promogesso

Sim, e normal o forro de gesso estalar por causa da dilatação térmica, isto é quando temperatura aumenta ou quando a temperatura baixa.

Isto a física explica quando aumenta a temperatura o material aumenta e quando a temperatura baixa o material se contrai novamente.

Fique atento se aparecer rachaduras elas precisão ser avaliada se houver aumento da mesma.

A Promogesso não faz serviço de mão de obrar mas está sempre pronta a atender seus clientes

Responder
Frederico Alexandre Zaiden
Frederico Engenheiro (Goiânia, Goiás) Frederico Engenheiro - há 5 anos

Cara Laiza,

O gesso acartonado não estala! Caso esteja estando é porque foi instaldo de forma indevida e diferente do procedimento correto.

O forro de gesso acartonado é executado da seguinte forma: a placa de gesso acartonado é fixada em perfis metálicos (tipo “U”) através de parafusos; que por sua vez são fixados por tirantes metálicos rígidos com reguladores de nível, na laje de teto.

Dois fatores importantes a se observar em sua execução são: o forro de gesso não deve ser fixado (chumbado) em nada, so sustentados pelos perfis e devem estar afastados das paredes laterais cerca de 1,0 cm.

Na realidade o forro de gesso é somente pendurado e a distância que deve ter das paredes é para evitar as trincas, pois materiais diferentes (Alvenaria e forro) tem coeficientes de trabalhabilidade diferentes também. As dilatações que surgem na junção das placas de gesso acartonado recebem um tratamento através de colagem de fita, com a mesma filnalidade.

Portanto Laiza, poderá com esta descrição acima verificar se o forro foi executado de forma indicada pelos fabricantes.

Portanto, repito. Forro de gesso acartonado não estala! Se estalar é porque foi instalado em desconformidade às normas e orientações dos fabricantes.

Responder
Ary Paulo Da Silva
Hidroeletrica e Reforma (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Hidroeletrica e Reforma - há 5 anos

Todos o trabalho de gesso após a estalação costuma da uns estalos tudo normal más se perdurar pôr muito tempo e aparece rachadura chamem um profissional para avaliar

Responder
Particular - há 5 anos

R: Não se tiverem as juntas de dilatação executadas de forma adequada;

A disposição;

CostaReal
Prac Construções (Uberlândia, Minas Gerais) Prac Construções - há 5 anos

Olá! Sim é comum alguns “estalos” pelo simples fato que toda estrutura tem um certa movimentação, porém se permanecer por um período maior, te aconselho a procurar um profissional para avaliar a situação.

Sim são utilizados arames para a sustentação das placas, as placas de gesso são fixadas em suportes laterais e perfis metálicos que forma uma estrutura metálica onde são fixadas as placas de gesso.

Responder
José Antônio
Particular - há 5 anos

Sim,e presciso uma estrutura de metal ao redor da parede pra segurar a placa e ter uma certa segurança e com arames segurando o teto,sou profissional trabalhei um bom tempo na rede globo querendo me procurar pode me adc no facebook antonio santana diante maos encontrara meu contato tbm trabalho com refrigeracao e la no facebook vc encontrará meu contato obrigado

Jose De Sordi
Reformas Sem Grilo (Campinas, São Paulo) Reformas Sem Grilo - há 5 anos

Paulo, Boa tarde;

Não é normal a ocorrência de estalos. Se estão ocorrendo é por que a estrutura está se acomodando. É preciso saber se o peso do forro será suportado pela estrutura instalada pelo profissional contratado.

Faça algumas marcas na parede bem rente ao forro e veja se ele se move, ou veja a existência de rachaduras ou fissuras no forro.

Se o caso for simplesmente a acomodação d um ou outro ponto irá parar, mas não é o ideal.

Abraço

Reformas Sem Grilo

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de gesso na sua região