Como fazer a instalação elétrica?

Tenho 8 lâmpadas de 20w e 6 tomadas de uso geral, não posso separar pois os eletrodutos são de 1/2 qual a amperagem do disjuntor para esse circuito usando fio de 2,5

Como fazer a instalação elétrica?

Tenho 8 lâmpadas de 20w e 6 tomadas de uso geral, não posso separar pois os eletrodutos são de 1/2 qual a amperagem do disjuntor para esse circuito usando fio de 2,5

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Rivaldo silva
Rivaldo Obras, Instalações E Projetos (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Rivaldo Obras, Instalações E Projetos - há 5 anos

Olá,

Se a infra não comporta os cabos aconselho fazer uma nova infra para separar os circuito e colocar os disjuntores corretos para cada circuito, enquanto prepara a infra você pode colocar um disjuntor de 32 Ampéres

Responder
Jayme
Jayme Eletricista (Itaperuna, Rio de Janeiro) Jayme Eletricista - há 5 anos

olha,achar a amperagem é só dividir potencia por tensão, ou seja W/ V = A

ou seja para as lampadas 8x20w /127 mono ou 220 se for bifasico =1,25 Amper(mono), eu recomendo dividir as fases e usar um só neutro para os dois, assim ocupa menos espaço, vc vai achar o menor dijuntor de 2A, se não achar use este 5A, din para as lampadas e para as tomadas recomendo dijuntor de 20 a 25A, geralmente os cabos de tomadas de uso geral são de 2,5mm, compativeis com os dijuntores

Responder
Gilberto Roza Amancio
Gilamancio Serviços Elétricos e Hidráulicos (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Gilamancio Serviços Elétricos e Hidráulicos - há 5 anos

Como ele relatou que não tem como passar outro circuito no mesmo consulte ou eletróduto continuo afirmando o melhor a fazer usar um disjuntor de 15 amperes no caso se as tomadas forem só para usar aparelhos não resistivos se for ao contrário peça o orçamento de um técnico para avaliar melhor sua situação porque uma coisa e vc falar o seu problema outra coisa e o técnico olhar de perto para ter uma melhor avaliação do problema

Responder
Samuel Miguel de Melo

Bom dia, você tem uma potência total 760w,um disjuntor de10,A,fio 2,5mm,mas , considerando um tensão de 127v ,você pode fazer dois circuitos,um para iluminação e outro para tomadas,a não ser que já tem circuitos passando pelo conduítes ,e não é possível passa mas 4 fui de 2,5 mm.ainda assim se faz necessário uma visita técnica ok

Responder
Cristiano Pinto
CPS Instalações Elétrica E Hidráulica. (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) CPS Instalações Elétrica E Hidráulica. - há 5 anos

Bom dia amigo.

Conforme narrado no texto , você não está conseguindo passar um outro circuito, o que seria o correto. 1 circuito de iluminação com fio 1,5mm e 1 circuito de tomadas com fio 2,5mm. Que na minha concepção usando alguns recursos, como aplicar vasilina líquida se consegue passar os 2 circuitos em uma tubulação de 1/2, mas cada instalações existem suas particularidades que somente no local você consegue entender.

De acordo com NBR 5410

Se você conseguir passar 2 circuitos, segue abaixo o sugerido :

1 circuito de iluminação

2 Fio 1,5mm 1 disjuntor 15A 5ka

1 circuito de tomada

2 fios 2,5mm 1 Disjuntor 25A 05ka

Se não conseguir passar outro circuito.

1 circuito para tomada / iluminação.

2 Fios 2,5 e 1 Disjuntor 20A 10ka.

Um abraço espero ter contribuído.

Responder
Carlos Alberto
Particular - há 5 anos

Bom dia amigo a princípio sua instalação deveria ter sido feito separando os circuitos de iluminação e tomadas comuns para evitar efeito joule, sempre tem solução tecnica, mas respondendo sua pergunta disjuntor de 30 a, mas aconselho chamar um técnico para avaliar o serviço, sem compromisso, para sua segurança, e evitar gastos desnecessários.

Particular - há 5 anos

R: Teria que ser um disjuntor de 30A no minimo, a fiação depende da distancia do circuito e dá para separar em dois eletrodutos...

A disposição;

Charles Brunettavares
Particular - há 5 anos

Vc pode separar os circuitos e colocar um disjuntor só para as tomadas e outro pela lâmpada se não ou ver jeito vc coloca um disjuntor de 30 smper

Gilberto Roza Amancio
Gilamancio Serviços Elétricos e Hidráulicos (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Gilamancio Serviços Elétricos e Hidráulicos - há 5 anos

Olá amigo boa tarde vc falou que usa fio 2.5 vc tem que ver o que será usado nessas tomadas e a distância entre o quadro é as tomadas geralmente se vc não for usaem nada de resistivo nessas tomadas vc pode colocar um disjuntor de 15 amperes

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região