Como ocultar tubulação aparente na separação da cozinha americana e sala?

Estou reformando meu ape tornando a cozinha americana, tirei a parede e apareceram canos que o sindico não permitiu que alterasse, e agora estou com estes canos aparentes entre a cozinha e a sala o que faço? são 4 canos..... please help....

Como ocultar tubulação aparente na separação da cozinha americana e sala?

Estou reformando meu ape tornando a cozinha americana, tirei a parede e apareceram canos que o sindico não permitiu que alterasse, e agora estou com estes canos aparentes entre a cozinha e a sala o que faço? são 4 canos..... please help....

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 1
Nicia Fava
Fava Arquitetura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Fava Arquitetura - há 7 anos

Olá Alexandre. Depende exatamente do que se trata esses canos e de qual material eles são. Se os canos forem de ferro, por exemplo, eu pintaria em uma cor que ornaria com o restante do projeto e pensaria em alguma estrutura de decoração ou vegetação para incorporá-lo ao ambiente. Se forem de PVC podemos pensar em algum tipo de fechamento revestido em madeira ou porcelanato e aproveitá-lo para incorporar prateleiras ou algo a mais no seu projeto. Se os canos forem do prédio, prumada que vem de outros apartamentos, o ideal é não mexer neles realmente. Se os canos forem de abastecimento apenas do seu apartamento podemos pensar também em algum desvio e embutí-los em alguma parede que permanecerá. O ideal é analisar a situação no local e pensar na melhor solução para você e para o seu imóvel. Sempre pensando em emitir o documento de responsabilidade e ter um profissional responsável pela obra. Devemos sempre pensar em ornar tudo e deixa o ambiente agradável para a sua moradia.

Responder
Alexandre
Particular - há 7 anos

A ideia é perfeita, os canos são de cobre, queria lixar eles deixa-los bonitos e colocar mais alguns para conseguir colocar umas prateleiras para pendurar alguns elementos de cozinha, vasos de temperos, etc.....sabe de alguma empresa que faça este tipo de trabalho de serralheria?

abraços

Flavia  Oliveira
Particular - há 5 anos

Oi Alexandre, vc conseguiu resolver o problema da tubulação na sua cozinha? Como vc fez afinal? Posta uma foto. Também estou fazendo uma reforma e vou ter o mesmo problema. Quero deixar a tubulação aparente, mas temo pelos ruídos dos líquidos dentro dos tubos. Obrigada

Fernando Rossetti
Particular - há 7 anos

Bom dia Alexandre. ... Posso te ajudar. Envie me fotos. Quero entender melhor o que está acontecendo. O sindico tem que ser comunicado através do documento normal laudo - nbr16280. Posso te ajudar?

Alexandre
Particular - há 7 anos

Muito obrigado pela ajuda de todos, a ideia do shaft é boa mas a minha ideia da cozinha americana era integrar os espaços

e o shaft vai fazer eu perder 30% da abertura entre os espaços. Gostei mais da ideia de lixar e polir os canos de cobre e colocando mais alguns, montar uma estrutura com prateleiras e suportes para colocar vasos com temperos, acessórios de cozinha, etc.... alguém conhece alguma serralheria ou empresa que faça este tipo de estrutura? desde já agradeço todas as ideias e comentários!

abraços

Marcenaria Marproarte
Marcenaria Marproarte (Santos, São Paulo) Marcenaria Marproarte - há 7 anos

Bom dia Alexandre, acredito que todas as opiniões de meus colegas estão corretíssimas, visando tentar ajuda-lo, também sugiro que solicite uma visita sem compromisso para que no local possamos avaliar melhor a situação, lembrando que sempre é bom e prudente uma avaliação de Engenheiros e Arquitetos em reformas de condomínio, no caso de estéticas, sempre temos soluções...a Marcenaria Marproarte está a sua disposição.

Responder
Pedro Gonçalves Da Silva

Boa noite Alexandre

Observei que a tubulação é de ferro e está um tanto enferrujada, portanto respeitando a opinião dos colegas, aconselho que a primeira medida é efetuar a troca de tubulação para evitar que depois precise quebrar paredes para executa e o trabalho, se o prédio não permite que se faça alteração na tubulação, então o que tem que ser feito é o que já passaram para você.

Responder
Agnaldo Pedrosa Filho
Particular - há 7 anos

Boa tarde Alexandre. Também concordo com o colega da ReformaFácial. Se o síndico autorizou a remoção da parede em questão é obvio que a mudança da hidráulica é uma consequência da reforma. Para não haver discussões e até mesmo inimizades futuramente aconselho chamar o sindico e mostrar a ele que o serviço a ser executado é simples e rápido. Se mesmo assim não adiantar, e a remoção da parede foi autorizado por ele, você pode recorrer a reunião de condomínio, ou alterar seu projeto, ou até mesmo recorrer juridicamente.

Essa alteração de hidráulica é muito simples, como já mencionei.

Boa sorte.

Alexandre
Particular - há 7 anos

fiquei indignado com tudo isso, fui ao conselho administrativo, reunião de condomínio e não consegui, desisti.....agora é achar a melhor solução para este pepino....obrigado.

Cristina Yoko Endo
Cristina Endo Arquitetura (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Cristina Endo Arquitetura - há 7 anos

Boa tarde, Alexandre,

Concordo com o colega da ReformaFácil, porém ao fundo é um cano de águas pluviais? Se for, não tem jeito de deslocamento. Quanto a fazer um shaft visitável, não vejo necessidade, uma vez que os canos estavam embutidos na parede e existem 2 registros, a parede drywall parece uma solução mais adequada, acredito que é possível manter uma cozinha americana, mas é preciso estar in loco para uma solução mais adequada!

abraço,

Cristina Endo

Responder
Jose Roberto
Reformafacil.net (Santos, São Paulo) Reformafacil.net - há 7 anos

Bom dia,Alexandre.

Primeiramente oriento,que aproveite a reforma e troque todos os registros. Não vejo coluna de agua do predio no local.O sindico deve estar mal orientado.Não vejo nenhum problema em voce deslocar a tubulação para o canto junto a parede. o que voce tem que fazer é uma ART com engenheiro se responsabilizando pelas alteraçoes,haja vista,não impactar nada na segurança da edificação essas mudanças.Tá com preciosismo o sindico.Abra mais o forro e desça pela lateral a tubulação.Se não houver impedimento técnico,essa exigencia do sindico é descabida.Covide o sindico para tomar um café tranquilize ele que tudo vai acabar bem.Um abraço.

Responder
Alexandre
Particular - há 7 anos

tentei de tudo mas o sindico é casca grossa, diz que está escrito na convenção que não pode e ponto final, não quer ouvir a opinião do engenheiro nem foi ver a obra. abraço

Vandair Fernandes Cintra ( Sr Cintra )

Alexandre, a solução existe e ja foi exposta acima. Vai ter o inconveniente de mudar o seu projeto, mas ficará bom e funcional. Observe que existem registros na tubulação exposta. Como é antiga e nao pretende mudar seu curso, o que seria mais aplausível, entao evite de mexer neles, pois pode ficar gotejando. Precisando, faça contato

Responder
Valquiria Giroto de França
Vgai Valquiria Giroto Arquitetura e Interiores (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Vgai Valquiria Giroto Arquitetura e Interiores - há 7 anos

Oi Alexandre. Realmente a melhor solução para este caso é o fechamento com dry wall porque você terá que, eventualmente, fazer algum tipo de manutenção nestes encanamentos. Porém, podemos fazer deste elemento algo bem interessante e útil na sua cozinha.

Responder
Helder Neves
H.neves Arquitetura (São Paulo Zona Norte, São Paulo) H.neves Arquitetura - há 7 anos

Bom dia Alexandre! Realmente vc teve uma surpresa um tanto quanto desagradável, já que esses canos estão no meio de sua bancada. Por isso é sempre bom reformar com base em um projeto. acredito que a sugestão dos colegas é a mais pertinente. Um shaft! Melhor que isso, só estando no local para entender o problema. Boa sorte! Helder

Responder
Alexandre
Particular - há 7 anos

tinha o projeto mas não imaginei que o sindico ia criar caso......

o shaft é uma parede de gesso? não queria perder a visibilidade entre a cozinha e a sala......

Alexandre de Medeiros Lemos

Já forneceu ART para o síndico? Posso fazer um shaft visitável para vc esconder esta tubulação.

Responder
Caio Strufaldi
L´art Movelaria - Marcenaria E Móveis Planejados (São Bernardo do Campo, São Paulo) L´art Movelaria - Marcenaria E Móveis Planejados - há 7 anos

O ideal para nosso entendimento e realmemte fazer um shaft pois ficara com melhor acabamento.

Em relação a visão que o shaft vai proporcionar em algumas situações pode ser feito um trabalho para ousar em destacar esse shaft, exemplos como jardim, cores diferentes ou papel de parede.

Lembrando que ali passa canos hidraulicos e que por qualquer motivo podera ser necessário acessar o espaço.

Disponibilizamos 2 imagensem que nosso cliente destacou uma parede com a cor amarelo e ficou bem chamativo porém harmonioso.

Espero que tenha ajudado.

Boa sorte.

2 fotos
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região