Posso fazer sotão e porão em um sobrado?

Estou projetando junto de meu esposo nossa casa e tivemos a ideia de ter um porão para servir de área gamer/cinema e um sótão para ser uma pequena academia e gostaria de saber se existe alguma problema em relação a construção e se seria viavel já que é um sobrado com sala e cozinha totalmente integradas no térreo, 2 quartos no 1 andar um deles com closet e banheiro grandes.

Posso fazer sotão e porão em um sobrado?

Estou projetando junto de meu esposo nossa casa e tivemos a ideia de ter um porão para servir de área gamer/cinema e um sótão para ser uma pequena academia e gostaria de saber se existe alguma problema em relação a construção e se seria viavel já que é um sobrado com sala e cozinha totalmente integradas no térreo, 2 quartos no 1 andar um deles com closet e banheiro grandes.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Hugo Ivano Mariotto Junior

Boa tarde Kaylane sim pode fazer um soton e academia sub solo.

Minha recomendação seria fazer mais um.pavimento pois ficaria melhor e mais barato.

Mas se tiver alguma restricao do condo.inio ou da prefeitura pode fazer enterrado lembrando que tem custo de escavaćão retirada da terra e impermeabilização e dependendo do caso arrimo para as.construćoes vizinhas que se voce escavar a lei manda que quando voce escava voce tem que escorar para evitar problemas nas construcies vizinhas .

Se houver problema.serão de sua responsabilidade reparar todos os.danos.

Assim te recomendo se puder fazer mais um pavimento.

Atte Hugo Mariotto

Responder
Júlio Cesar Corso de Avila

Isso depende! Existem normas e plano diretor nos municípios, qualquer pavimento extra construído numa residência deve ter aprovação dos órgãos responsável, está sujeito a multa. Em São Paulo eu tive que demolir uma área de lazer que foi construída na Laje de uma casa térrea pois o habits não constava essa área no plano original.

Responder
José Remigio de Souza Filho

Sim com certeza vc poderá fazer sua academia no subsolo, não esquecendo que deverá ter um duto de respiração com uma boa impermeabilização e também poderá fazer a academia em cima no sótão desde que vc contrate um engenheiro calculista para evitar qualquer problema futuro.

Responder
Jonatas Sanches Gomes
Jsg Reformas Construção E Manutenção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Jsg Reformas Construção E Manutenção - há 1 año

Sim claro que pode a maioria dos prédios eles têm subsolo no caso de uma casa seria um sótão né equivale a um subsolo é só fazer um trabalho estrutural bem feito com um projeto para essa estrutura suportar as cargas adicionais laterais e superiores

Responder
Josimar Brito Da Cruz
Guerreiros da Obra (Barueri, São Paulo) Guerreiros da Obra - há 1 año

Olá tudo bem , sim é possível fazer, mais tem que atender as medidas padrões no caso para uma academia tem que ver se vai por barras fixas nas paredes fazendo isso vai acabar tendo que ser mais alto o pé direito deixando assim sua área nos padrões que é de direito. Espero que minha resposta seja útil e boa sorte em seu sonho.

Responder
Claudio Lino Barbosa Lino Barbosa

Se o seu terreno tem a característica de aclive ou declive pode ficar interessante sim aproveitar essa área que simplesmente sofreria um aterro, cuidado redobrado para impermeabilização das paredes destes ambientes uma vez que estarão tangenciando solo virgem, Sótão também pode ser uma boa ideia ,aproveita-se o espaço que pode ter boa ventilação e iluminação e voce pode fazer um telhado diferenciado trazendo beleza e estética para sua casa

Responder
Benedito dos Santos da Silva

Bom dia , NÃO há problema algum , só que essas áreas entram como área construída, do porão altura mínima 2,70 para ter ventilação , acostuma ser feito o caixote perdido após o habitis abrem esse como assim foge dessa metragem

Do sotao precisa sempre ver no projeto adequar altura motivo escada ( ou elevador) , mas tudo e possível ser feito num projeto e adequação de cômodos, Se precisar me passa o esboço e em conjunto faremos

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região