Sou engenheira mecânica, estou reformando o meu apartamento. É preciso ART para isso? Em caso afirmativo, eu mesma posso emiti-la?

A reforma consiste em substituição de pisos, demolição de uma parede, pintura, etc.

Sou engenheira mecânica, estou reformando o meu apartamento. É preciso ART para isso? Em caso afirmativo, eu mesma posso emiti-la?

A reforma consiste em substituição de pisos, demolição de uma parede, pintura, etc.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 3
Aurora Nunes
Particular - há 3 anos

Desnecessário enumerar as atribuições do engenheiro mecânico já que a moça que fez a pergunta é uma engenheira mecânica. Seria mais útil lhe orientar a procurar um engenheiro civil. Lastimável!

Leonardo Eutrópio Fernandes

Rackel, é preciso a emissão de ART bem como fazer um relatório diário de obra.

Com relação à competência do engenheiro mecânico de ser responsável por este tipo de serviço a resposta é não.

Abaixo as atribuições do engenheiro (a) mecânico (a):

O Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto n. 23.569, de 11 de Dezembro de 1933 e Decreto-Lei n. 8.620. de 10 de janeiro de 1946; e,

Considerando as disposições dos artigos 17,35 e 36 do Decreto-lei n. 8.620;

Considerando a necessidade de definir as atribuições dos Engenheiros Mecânicos,

RESOLVE:

Art. 1º. Os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura poderão, por solicitação dos interessados, conceder o registro profissional de “Engenheiro Mecânico” aos diplomados por curso de estabelecimento de ensino de grau superior do Brasil ou do estrangeiro.

Art. 2º. O registro nos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura dos diplomados pelas Escolas da União, equiparadas ou equivalentes, será precedido do registro do diploma no Ministério da Educação e Cultura nos termos da legislação vigente.

Art. 3º. São da competência do Engenheiro Mecânico:

a. estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de máquinas e motores;

b. estudo, projeto, direção, fiscalização e execução das instalações mecânicas termomecânicas e eletromecânicas;

c. estudo, projeto, direção, fiscalização e execução dos trabalhos de instalação mecânica referentes a energia térmica e ao aproveitamento da energia nuclear,

d. estudo, projeto, direção, fiscalização e execução de trabalhos de organização industrial mecânica referentes ao processo e ao produto;

e. assuntos de engenharia legal, concernentes aos indicados nas alíneas de “a” a “d” deste artigo;

f. vistorias e arbitramentos relativos à matérias das alíneas anteriores.

Art. 4º. - A presente Resolução entrará em vigor na data de sua publicação no “Diário Oficial” da União, ficando revogadas as disposições em contrário.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Teoricamente sim, visto que voce conseguiria emitir pelo site do CREA, mas o correto é que um engenheiro civil faça a avaliação técnica... e emita a ART

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 3 anos

Contrate um engenheiro Civil.